Lince Empresas - O Guia de Empresas do Vale do Caí.
23/10/17
Cotação do
dólar:
Correção monetária e cálculos trabalhistas

Atuação do Consórcio Municipal CIS/CAÍ beneficia a população dos 27 municípios associados

29/09/2017
Atuação do Consórcio Municipal CIS/CAÍ beneficia  a população dos 27 municípios associados
Atuação do Consórcio Municipal CIS/CAÍ beneficia a população dos 27 municípios associados

Consórcios intermunicipais são parcerias entre municípios para a realização de ações conjuntas, incrementando a qualidade dos serviços públicos prestados à população. Essas associações surgiram como forma de superar a atomização de municípios e recobrar escalas produtiva e financeira adequadas. Destacam-se os consórcios intermunicipais em ações de saneamento, instalação de infraestrutura de energia elétrica, construção de estradas e atividades relacionadas à promoção de saúde pública.

Várias evidências sugerem que o consorciamento em saúde propiciou o aumento de eficiência e de qualidade dos serviços ofertados. Por exigir escala de produção incompatível com a demanda da população correspondente, a provisão de serviços de saúde por um único município pequeno pode levar a um excesso de capacidade instalada ou à ausência do serviço.

O portal Lince Empresas entrevistou Agenor Rigon, diretor executivo da entidade.
 
Lince - Quando foi fundado o CIS/Cai e com que objetivo ele foi formado?
Rigon - O Consórcio CIS/CAÍ foi fundado em 5 de outubro de 2015, sendo integrado, inicialmente, por 12 municípios, com o objetivo inicial de atender a compra consorciada de medicamentos/consultas e exames especializados.
 
Lince - Quais municípios fazem parte da CIS/CAI?
Rigon - Atualmente, o Consórcio é constituído por 27 municípios, dos quais 23 utilizam todos os serviços oferecidos pela instituição. São seguintes os municípios integrantes do Consórcio: Alto Feliz, Barão, Boa Vista do Sul, Bom Princípio, Brochier, Capela de Santana, Colinas, Feliz, Harmonia, Imigrante, Linha Nova, Maratá, Montenegro, Pareci Novo, Poço das Antas, Portão, Salvador do Sul, São José do Hortêncio, São José do Sul, São Pedro da Serra, São Sebastião do Caí, Tabaí, Triúnfo, Tupandi, Vale Real, São Vendelino e Westwália.
 
Lince - Existe proposta para outros municípios que ainda não fazem parte do CIS/CAÍ se associarem a entidade?
Rigon - Não é meta do Consórcio a ampliação do número de municípios consorciados, embora tenhamos três municípios em fase de ingresso.
 
Lince - Quando a atual gestão presidida pelo prefeito Hélio Müller da cidade de Tupandi assumiu o cargo? O mandato tem um período fixado?
Rigon - A diretoria do Consórcio é formada por quatro prefeitos, eleitos anualmente, podendo ser reeleitos por mais um mandato. Atualmente, o prefeito do Município de Tupandi, Sr. Hélio Inácio Müller é o nosso Presidente, sendo os demais cargos ocupados pelos prefeitos de Harmonia, Sr. Carlos Alberto Fink (Vice-Prefeito) e São Sebastião do Caí, Sr. Clóvis Alberto Pires Duarte (Tesoureiro). O mandato da atual diretoria se encerra em 31 de dezembro de 2017.
 
Lince - Quais são os principais projetos dessa gestão?
Rigon - Ampliar o leque de serviços colocados à disposição dos municípios, aprimorando cada vez mais o sistema. Itens como pneus, óleo lubrificante, material de limpeza, material escolar e material de escritório são itens que poderão ser adquiridos de forma conjunta brevemente.
 
Lince - De que forma a atuação da CIS/CAÍ afeta de forma prática a vida da população dos munícipios associados? Cite algumas obras e ações que marcaram a CIS/CAÍ em toda a sua história.
Rigon - No ano de 2009, o Consórcio passou a ser multifuncional, podendo, com isso, atuar em qualquer área de interesse dos municípios. Como exemplo, citamos os projetos de saneamento básico para 18 municípios, o qual teve a participação do Estado do RS. Estamos tentando viabilizar o projeto de instalação de câmeras de videomonitoramento para toda a região, bem como outros projetos em Brasília.

O Consórcio CISCAÍ é referência nacional na compra compartilhada de medicamentos, tendo o Diretor Executivo participado de inúmeras palestras em outros estados, municípios, bem como em locais indicados pelo Observatório Nacional dos Consórcios Públicos, órgão da Confederação Nacional dos Municípios, como no Encontro de Prefeitos em Brasília.
A economia gerada pelas compras conjuntas certamente possibilita que mais produtos sejam ofertados aos munícipes.
 
Lince - Diz o senso comum que “é no município que as coisas acontecem”. Hoje, quais os principais problemas enfrentados pelos municípios?
Rigon - Os problemas enfrentados pelos municípios são comuns a todos os consorciados, especialmente na área de saúde. O Consórcio surge como uma excelente ferramenta de auxílio aos gestores, não somente pela agilidade de suas ações, mas também pela economia gerada pela compra consorciada dos mais variados produtos.
 
O Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Caí – CISCAÍ está situado à Rua Ramiro Barcelos, n.º 1249, Sobreloja, Centro de Montenegro/RS, CEP 95780/000. Telefone de contato é (51) 3632-1497, e-mail ciscai@hotmail.com e site www.ciscai.com.br.
 
Rubem Pires Junior – MTb 9310/RS
Imagem: Divulgação


Publicidade
Publicidade

Curta o Lince no Facebook