Discordar é sinal de afeto

06/12/2018 - Blogs - GIOVANE DOS SANTOS

Discordar é sinal de afeto
Discordar é sinal de afeto
O grande filósofo e escritor Mario Sérgio Cortella afirma que “gente que gosta de você, discorda de você quando é necessário. Gente que te respeita, discorda de você quando necessário. É claro que não se pode conviver com alguém que só discorde, mas alguém que só concorde, te deixa envelhecer. O teu melhor amigo te irrita porque ele gosta de você. Preste atenção em quem discorda de você, isso pode te ajudar”.
 
Muitas vezes as pessoas preferem ou gostam mais daquelas que são agradáveis e concordam com tudo que elas falam, dizendo apenas tudo que elas querem ouvir, achando tudo bonito e legal. Isso até pode ser sinal de falsidade, mas nem sempre é, pois pode se tratar de uma atitude nobre pelo desejo de não se indisporem, perderem a amizade ou até o amor da outra. Por isto optam por concordar com as ideias e atitudes, pois quando não existe amor é mais fácil de a pessoa que ouve uma crítica se afastar de quem discorda dela, priorizando apenas quem concorda com ela.
 
Quando alguém discorda ou faz críticas construtivas tentando evitar que uma pessoa se exponha, cometa erros, “quebre a cara” ou “se dê mal”, isso pode gerar conflitos e até brigas porque aquela pode ficar chateada, não percebendo que o motivo das críticas é porque existe afeto ou até amor, e se há preocupação em dar conselhos, é porque quer o bem da outra. Geralmente cabe a quem tem mais amor e intimidade a difícil tarefa de “colocar os pés da pessoa no chão”, discordar e criticar tentando “abrir os olhos” dela quando estiver errada, ou seja, é um papel da família principalmente.
 
Então é preciso prestar atenção em quem discorda e faz críticas construtivas. Essas pessoas não fazem isso por serem más, chatas, invejosas, acabarem com o sonho dos outros ou verem eles tristes, mas fazem por amor ou afeto. Além de valorizar quem quer ajudar, como amigos e principalmente familiares, é preciso estar aberto e ter humildade para saber refletir quando receber um feedback ou crítica construtiva.

POSTS ANTERIORES

GIOVANE DOS SANTOS

GIOVANE DOS SANTOS
GIOVANE DOS SANTOS
E-mail: giovanepsi@hotmail.com
Fone: (51) 3635-1377
Fone: (51) 99633.0892
http://giovanesantos.blogspot.com/
https://www.facebook.com/giovanepsi

Psicólogo, CRP 07/14625, graduado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e pós-graduado pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), palestrante, psicoterapeuta de adultos, adolescentes e crianças. Atua na área de psicologia clínica, saúde mental, dependência química, gerontologia, orientação vocacional e avaliação psicológica.

Psicólogo do Centro de Saúde Mental do Hospital Sagrada Família, em São Sebastião do Caí-RS. Psicólogo do Residencial Olga Lauck, em Parobé-RS, no atendimento a idosos durante 11 anos. Psicólogo voluntário do Corpo de Bombeiros voluntários Caienses.

Atua também no preparo psicológico de candidatas a concursos de beleza da região, como Rainha da Festa da Bergamota e A Mais Bela Gaúcha, promovido pela TV Pampa. Título de Mérito Caiense 2016, conferido pelo município de São Sebastião do Caí-RS, pelo bom trabalho ao longo dos anos. Colunista do Jornal Fato Novo e do portal www.linceempresas.com.br.

Ganhador dos prêmios: Top of the Top, Destaque Regional Gestão em Qualidade, Troféu Marketing, Troféu Fama, Prêmio de Qualidade Total Publirama e Troféu Destaque, na categoria psicólogo.