Circuito Nacional Palco Giratório Sesc já tem programação para 2019 em Montenegro

Projeto tem reconhecimento nacional como importante difusor das Artes Cênicas no país

14/03/2019 - Notícias

Atrações começam em maio, com o espetáculo cearense “Aquelas – Uma dieta para caber no mundo” (Foto: Maira Zannon)
Atrações começam em maio, com o espetáculo cearense “Aquelas – Uma dieta para caber no mundo” (Foto: Maira Zannon)
Montenegro entra na rota do Circuito Nacional Palco Giratório Sesc 2019 e terá atrações de maio até novembro. O projeto tem reconhecimento nacional como importante difusor das artes cênicas no país. Consolidado como um incentivador de trabalhos que dificilmente encontrariam viabilidade comercial sem o apoio do Sesc/RS, sendo em sua maioria discursos de denúncias sociais e reflexão sobre o cotidiano. A partir de maio, o Circuito traz à cidade grupos teatrais de diversas regiões brasileiras, como Ceará, Pernambuco e do Distrito Federal.
 
A primeira atração é “Aquelas – Uma Dieta Para Caber No Mundo”, que chega ao munícipio, no dia 16 de maio, no Teatro Therezinha Petry Cardona – Fundarte (Rua Capitão Porfírio, 2141), às 20h. A apresentação faz referências a história de Maria Bil, santa popular em Várzea Alegre (CE), e se mistura com o cotidiano das interpretes. Uma encenação que mostra através de performances diversas formas de violência em uma sociedade machista. O Circuito também traz à cidade os espetáculos Tandan (26/05), A Mulher Arrastada (24/09) e Voa (14/11).
 
Após cada apresentação ocorre a atividade “Discutindo a cena”, um bate-papo com elenco dos espetáculos. Os ingressos já podem ser obtidos no Sesc local. Agendamento de grupos devem ser feitos pelo e-mail msaraujo@sesc-rs.com.br. As atividades têm o apoio da Fundarte e Sindilojas Montenegro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3649-3403, no site www.sesc-rs.com.br/montenegro e na página www.facebook.com/sescmontenegro.
 
Sobre o Circuito Nacional Palco Giratório
 
O Palco Giratório é um projeto consolidado no cenário cultural brasileiro e de importância especial para municípios do interior, cujas populações encontram mais dificuldade em acessar uma produção artística diversificada e continuada. A grande capilaridade do Sesc possibilita que todos os estados brasileiros recebam o projeto. Cada vez mais alcança não apenas as capitais, mas também as pequenas cidades, descentralizando a arte e estabelecendo outras redes de circulação e intercâmbio no país.
 
Circuito Sesc Palco Giratório 2019 em Montenegro
 
Aquelas – Uma dieta para caber no mundo (CE)
Data: 16/05
Horário: 20h
Local: Teatro Therezinha Petry Cardona – Fundarte
Sinopse: AQUELAS remonta a história de Maria de Bil, santa popular da cidade de Várzea Alegre-CE, assassinada em 1926 pelo seu “companheiro”, transformada em mártir, e até hoje é ícone de devoção do povo da região. No espetáculo, que mistura a história da santa com pessoalidades das intérpretes, o público é convidado a participar do preparo de um indigesto jantar envolvendo facas, carne, sangue e outros elementos, oferecidos à mesa com os corpos das próprias atrizes/performers. Uma encenação delicada e cruel que apresenta, através de quadros performativos, um caleidoscópio das diversas formas de violência de uma sociedade machista. Bom apetite!
Classificação etária: Teatro adulto
 
Tandan (PE)
Data: 26/05
Horário: 16h
Local: Sesc Montenegro
Sinopse: Uma experiência de imersão em dança a partir do uso de estímulos táteis, de uma instalação sonora e da interação com bailarinos e bailarinas. Um espetáculo que encara a questão da acessibilidade do espetáculo às pessoas com deficiência visual como estímulo criativo, e não como tradução. TANDAN! tem inspiração nas obras de Helio Oiticica e Lygia Clark, com suas provocações do ato de perceber as artes visuais numa apreciação sensorial mais ampla da obra. O espetáculo é dedicado ao público infantil, e cada criança terá uma experiência individual de 6 minutos. Obs.: Este espetáculo é indicado para crianças dos 5 aos 9 anos.
Classificação etária: Infantil
 
A Mulher Arrastada (RS)
Data: 24/09
Horário: 20h
Local: Teatro Therezinha Petry Cardona – Fundarte
Sinopse: Inspirada no caso real ocorrido no Rio De Janeiro em 2014, a peça narra os últimos momentos de Cláudia Silva Ferreira – mulher negra, pobre, 38 anos, auxiliar de serviços gerais, mãe de 4 filhos biológicos e 4 adotivos –, brutalmente assassinada pela Polícia Militar ao sair de casa para comprar pão para sua família. Após ser baleada, seu corpo foi atirado às pressas no camburão da viatura e arrastado ainda com vida em meio ao tráfego da capital fluminense, sob o olhar horrorizado de motoristas e pedestres. Entrelaçando fato verídico e criação ficcional, a montagem mostra a figura trágica de Cláudia reivindicando o que durante a cobertura jornalística do caso foi aos poucos apagado: o seu nome, elemento este que foi substituído pela impessoal, violenta e cruel alcunha de “Mulher Arrastada”.
Classificação etária: 14 anos
 
Voa (DF)
Data: 14/11
Horário: 20h
Local: Sesc Montenegro, Rua Capitão Porfírio 2295 (nova sede)
Sinopse: Livremente inspirado em A menina e o Pássaro Encantado, de Rubem Alves, VOA percorre o caminho das sutilezas e dos sentidos, tratando de cumplicidade e de saudades, mas principalmente de liberdade. As meninas e os pássaros que habitam o conto brincam, no espetáculo, com muitas possíveis relações de amizade, em ambiências que estimulam a interação do bebê com as luzes, os sons, os aromas e a cenografia. Entre idas e vindas de um pássaro viajante, VOA transgride as noções tradicionais de tempo, de espaço e de amor.
Classificação etária: Teatro para bebês
 
 
Informações: Fecomércio-RS