DADOS GERAIS:
População: 13.764 (IBGE, 2022)
Àrea territorial: 94.832 quilômetros quadrados
GOVERNO
- Prefeito – Junior Freiberger
- Vice-prefeito – Jairo Nienow
- Secretaria da Agricultura –Ida Mara Palavro Klein
- Secretaria de Desenvolvimento – Volmir Francisco Weber
- Secretaria de Educação e Desporto – Vivian Flores Flach
- Secretaria da Fazenda – Márcia Bohn
- Secretaria Geral de Gestão Pública - Patrícia Carine Britz Zimmer
- Secretaria de Infraestrutura -Sérgio Mattana
- Secretaria da Saúde - Caroline Mortari
- Secretaria do Turismo – Cleber Schutz
Vereadores:
- Antônio Winter
- Arthur Poersch
- Dirceu Quadros
- Igor Germano Seibert
- Joseane Hahn
- Marcelo Müller
- Mosar Martini
- Rafael Auler
- Vadecir Kronitzky
Feliz preserva as características interioranas e mantém a tradição dos alemães, que colonizaram a cidade. Ainda hoje, a população mantém viva suas raízes culturais, imprimindo no seu dia-a-dia os traços germânicos dos imigrantes. Esse legado pode ser percebido nas fachadas das construções, em jardins de muitas residências e também em diálogos realizados no dialeto alemão. A valorização da cultura, da educação e o zelo pelo trabalho são algumas das características marcantes do povo felizense.
As festas também fazem parte do dia-a-dia da população, seja por motivos religiosos, como os tradicionais Kerbs da cultura germânica, ou para relembrar a tradição dos antepassados, como o Festival do Chopp. Para celebrar a produção agrícola, acontece a Festa Nacional das Amoras, Morangos e Chantilly (Fenamor). O município de Feliz é o maior produtor de morangos do Estado e um dos pioneiros no cultivo de amora-preta. Além dessas duas culturas, também tem significativa importância a produção de figo e goiaba.
Em 22 de dezembro de 1888, a então Picada Feliz foi elevada à condição de vila, passando então a chamar-se Vila Feliz. Em 17 de fevereiro de 1959, através da Lei Estadual nº 3.726/1959, foi decretada a emancipação política do município, que passou a chamar-se Feliz. Em 31 de maio do mesmo ano, foi realizada a instalação do município. Em 1º de junho, assumiu o primeiro prefeito de Feliz, Kurt Walter Graebin, que teve como vice-prefeito Adalberto Weissheimer. Em 25 de julho daquele ano, foi aprovada a Lei Orgânica do município de Feliz. A emancipação foi associada às reivindicações dos munícipes, realizada através de um plebiscito. Antes da emancipação, o município pertencia a São Sebastião do Caí.
Há mais de uma versão para explicar a origem do nome do município de Feliz. No entanto, a mais aceita está relacionada a um acontecimento histórico, como consta no Kozeritz Kalender, de 1962: “Em 1850, uma comitiva sob o comando do engenheiro Afonso Mabilde foi incumbida de abrir um caminho através da mata dos pinhais e o Campo dos Bugres (Caxias do Sul) aos campos de criação de gado de Vacaria. Este grupo atravessou com uma canoa o rio das Antas, usando uma embarcação como elo de ligação com os já ocupados campos de Vacaria, donde obtinham os mantimentos necessários. Uma enchente, no entanto, teria arrastado a canoa e o grupo de homens se viu obrigado a retornar ao sul. Depois de ficarem muitos dias errantes pelo mato, sofrendo toda sorte de privações e perigos, finalmente teriam encontrado a casa de um colono e saudado este encontro com a exclamação: Oh Feliz! Em lembrança deste fato, a nova picada recebeu o nome de Feliz".
Em 1998, Feliz destacou-se como a primeira colocada no ranking dos municípios brasileiros com maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Naquele ano, o município ficou conhecido nacionalmente como a “Cidade de melhor qualidade de vida do Brasil”. Foi a primeira vez que o Brasil integrou o grupo dos países com alto IDH, ocupando o 62º lugar no ranking mundial. Ainda hoje, Feliz mantém a qualidade de vida de sua gente e registra altos índices de educação, saúde e desenvolvimento. Em 2006, Feliz recebeu o título de “Município alfabetizado”, por ter um índice mínimo de analfabetismo.
SÍMBOLOS MUNICIPAIS:
Bandeira
A bandeira do município de Feliz foi criada em 14 de dezembro de 1981 pelo professor Guilherme Rauber. Tem como cores oficiais:
Branco - que representa a harmonia do povo;
Verde - simbolizando a esperança, os montes e vales e;
Azul - que remete ao rio Caí e seus afluentes, que percorrem o município.
Brasão
Criação de Raul Breno Marquardt, o Brasão de Armas foi instituído como símbolo oficial do município de Feliz pela Lei Municipal nº 2.463, de 28 de outubro de 2010. Todo processo de criação foi acompanhado e aprovado pelo Conselho Municipal de Cultura.
Amor-perfeito - flor símbolo
Em 1989, o Amor-Perfeito foi escolhido, pela população, como a flor símbolo da cidade de Feliz.
Ipê amarelo
Pelo artigo 164 da Lei Municipal 2514/2011, a Tabebuia alba, conhecida como Ipê-Amarelo é considerada árvore símbolo do município de Feliz e o Poder Público incentivará o seu plantio, em áreas públicas e privadas, bem como tomará todas as providências para a sua preservação.
Hino
Composição: Guilherme Rauber
Arranjo: Rodrigo Hillebrandt
Entre tanta beleza risonha!
Vales verdes! Montanhas e rios!
Nossa terra em sua história distante:
Viu nascer de um povo novo porvir!
O passado presente nos lembra:
Imigrantes de um berço alemão!
Somos povo que hoje enobrece:
Este chão, esta terra Feliz!
Somos povo que hoje enobrece:
Este chão, esta terra Feliz!
Na união, no labor a esperança:
Do progresso, da paz e do amor!
Brilhe sempre entre nós confiança:
No convívio do nosso dever!
Cresça em nós liberdade e justiça,
Na igualdade de um povo Feliz!
Terra amada serás hoje e sempre:
Nossa fé junto a imensa nação!
Terra amada serás hoje e sempre:
Nossa fé junto a imensa nação!
Parque Municipal
Os 24 hectares de belíssimas áreas verdes do Parque Municipal de Feliz fazem dele um ponto turístico e também um espaço de lazer da comunidade. É considerado um dos parques mais bonitos da região e recebe durante todo o dia pessoas de diferentes idades. Nosso parque também conta com um complexo esportivo para toda comunidade.
Ponte de ferro
Em 1900, foi inaugurada a Ponte de Ferro sobre o rio Caí. Trazida da Bélgica, onde servia para o transporte ferroviário. Ao longo dos anos, acumulou importância histórica, pois possibilitou o desenvolvimento e o progresso socioeconômico para o município de Feliz e toda a região, visto que durante décadas foi o único elo de ligação entre a Capital e a Serra Gaúcha. É um dos mais bonitos cartões da cidade.
Prefeitura
Construção inspirada no enxaimel (trata-se de uma técnica de construção baseada na montagem de paredes com hastes de madeira encaixadas entre si). É comum servir de plano de fundo para fotos de visitantes.
Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.
Museu Histórico Municipal
O Museu Histórico Municipal de Feliz foi inaugurado em 18 de maio de 2008, dia internacional dos museus. Está instalado num prédio histórico de 1894, restaurado e adaptado para abrigar uma parte da história do município. Conta, em seu acervo, com móveis e objetos de famílias felizenses, vestimentas, fotografias e documentos. O acervo é composto por objetos doados e emprestados para exposições temporárias.
Para visitação, entre em contato:
E-mail: museu@feliz.rs.gov.br
Fone: (51) 3637 4200
Endereço:
Rua Santa Catarina nº 15 - Centro - Feliz
Happy Valen - Pedalinhos e Bikes aquáticas
O Happy Valen já está em funcionamento no Parque Municipal de Feliz com pedalinhos e bikes aquáticas, mas além disso, em breve será finalizada a MAIOR TIROLESA URBANA DO MUNDO, com tirolesa para o lago, rapel, parede de escalada, arvorismo, balanço infinito, elevador com vista panorâmica.
Um complexo para turismo de aventura com inúmeras atrações para toda família!
Para saber mais, acesse: http://happyvalen.com.br/
Prefeitura Municipal de Feliz