Municípios

Harmonia

Av. Jacob Weissheimer Sobrinho, 56 Harmonia | RS

População: 5.378 (IBGE, 2022

Àrea territorial: 45.557 quilômetros quadrados

GOVERNO:

Prefeito: Ernani Fornek

Vice-prefeito: Leozildo Rodrigues Lira

Secretaria de Administração, Trânsito, Serviços Comunitários e Meio Ambiente: Leozildo Rodrigues Lira

Secretaria de Agricultura: Antônio Kunzler

Secretaria de Assistência Social: Renate Forneck

Secretaria de Cultura, Turismo e Desporto: Renate Forneck

Secretaria de Educação: Fabiano de Campos Silva

Secretaria da Fazenda: Fabiano de Campos Silva

Secretaria de Obras e Viação: Sérgio Júlio Flach

Secretaria da Saúde: Simone Maria Klassmann

Vereadores:

Cleiton Graff

Joel Andre Kleinschmitt

José Roberto dos Santos

Marco Dahmer

Mateus Arthur Specht

Michael Weber Reichert

Nelson Leal de Lima

Nicolau Selvino Rambo

Rui Birnfeld

Município desde 13 de abril de 1988, Harmonia foi criado pela Lei Estadual n.º 8562/88, que ratificou o plebiscito que havia ocorrido em 20 de setembro de 1987. Antes disso, seu território era distrito de Montenegro desde 1897. Harmonia surgiu no embalo da colonização alemã no Vale do Caí, que se iniciou por São José do Hortêncio em 1828 (apenas quatro anos depois da chegada dos primeiros imigrantes ao Estado) e começou a se expandir para o restante da região a partir de 1840. 

Era por volta de 1854 quando José (Juca) Inácio Teixeira, encarregou o agrimensor Ernesto Müzel de medir e lotear parte da fazenda Parecy, de sua propriedade e que abrangia desde os atuais municípios de Pareci Novo até a atual cidade de Tupandi. Filho de marinheiro holandês e mãe brasileira, Juca Teixeira vendeu os primeiros lotes do novo empreendimento aos colonos Pedro Kuhn e Pedro Heck, de São José do Hortêncio. 

O fazendeiro encarregou os dois da venda dos demais lotes e, a partir de 1855, foram chegando também Pedro Kuh, Nicolau Hech, João Hartmann, Matias Hockenbach, Adão Fink, Eduardo Grünewald, Domingos Hilgert e Jacó Jung, além das famílias Berwanger, Nedel, Simon, Diehl, Kenze e outras que foram chegando aos poucos. Nos anos seguintes, foram surgindo as primeiras indústrias, com os moinhos de cereais, seguidas das fábricas de queijo, olarias, serralherias e carpintarias. Em 1873 foi construída uma capela de madeira, que era atendida pelos padres jesuítas de Tupandi. 

Já o ensino no princípio era desenvolvido em alemão, funcionando em escolas ao ar livre ou mesmo nas casas dos professores. As aulas eram particulares e os professores trabalhavam de manhã na escola e à tarde na roça. Outros ofícios exercidos por eles eram os de diretores de canto e de sacristães nas igrejas. 

A origem do nome da localidade deve-se ao fato de que quando os primeiros moradores reuniam-se em casa de alguns colonos, ali cantavam e faziam canções da terra origem, a Alemanha. Fato este que proporcionava uma agradável harmonia entre os componentes reunidos. A este fato, deve-se a origem do nome Harmonia, que permanece até hoje. 

 

SÍMBOLOS MUNICIPAIS: 

 

Bandeira e Brasão

 

Hino Municipal

Entre montes e florestas,
uma terra encantada,
no jardim do rio Caí,
Nobre flor abençoada.

Minha linda Harmonia,
Minha vida, meu lugar,
O teu nome em Harmonia,
para sempre vou cantar.

Pioneiros corajosos
o teu solo cultivaram,
como estrelas cintilantes,
são os frutos que brotaram.

Minha linda Harmonia,
Minha vida, meu lugar,
O teu nome em Harmonia,
para sempre vou cantar.

E num treze de abril,
o teu povo forte, em glória,
município te tornou
e marcou a tua história.

Minha linda Harmonia,
Minha vida, meu lugar,
O teu nome em Harmonia,
para sempre vou cantar.

Os teus filhos sempre buscam
um futuro promissor
semeando suas conquistas
com trabalho, fé e amor.

Minha linda Harmonia,
Minha vida, meu lugar,
O teu nome em Harmonia,
para sempre vou cantar.

Praça Pedro Bertoldo Gewehr

 

Praça Pedro Bertoldo Gewehr

Entregue a comunidade harmoniense em dezembro de 2017, a Praça Pedro Bertoldo Gewehr, localizada no Centro da cidade, tornou-se desde então, um dos prinicipais ponto de encontro entre os moradores e palco de principais festividades e eventos. 

 

Pesque e Pague do Batata

 

Pesque e Pague do Batata

Situado próximo ao Centro, na Estrada da Tafona, o Pesque e Pague do Batata funciona diariamente. Ele que foi inaugurado no dia 20 de fevereiro de 2010, é resultado de um sonho da família de 20 anos atrás, que aos poucos foi tornando-se realidade. Tem como atrativos churrasqueira ao ar livre, pousada, cancha de bocha e açudes para pesca, espaço para festas e eventos e tanque com peixes vivos.

 

Paróquia São João Nepomuceno

 

Paróquia São João Nepomuceno

A atual Igreja Matriz de Harmonia foi inaugurada em 14 de fevereiro de 1954, mas sua história remonta o ano de 1873, quando a então vila de Harmonia ganhou uma capela de madeira. O santo escolhido pela comunidade foi São João Nepomuceno, mártir do sigilo da confissão, e a capela ganhou em 1883 uma imagem do santo vinda da Alemanha.
A paróquia só foi criada em 1887, pelo bispo de Porto Alegre Dom Cláudio José Gonçalves Ponce de Leão. E muitas informações a partir daí foram perdidas em um incêndio ocorrido em 1905, na casa paroquial. As chamas consumiram desde os documentos da criação da paróquia até os papéis da nomeação de seu primeiro pároco, que foi o padre José Langen. A Paróquia São João Nepomuceno atualmente administra as seguintes Capelas: Imaculado Coração de Maria (Linha Bonita Baixa), São José (Despique), São Luís (Vila Rica) e São Francisco de Salles (Dom Diogo).

 

Horto das Margaridas

 

Horto das Margaridas

 

Ao visitar o Horto das Margaridas, no bairro Vila Rica, pode-se ter um conhecimento básico de como cuidar da saúde através dos chás. Existe na propriedade o relógio do corpo humano através dele pode-se saber a hora certa que cada chá deve ser consumido e qual tipo de chá para cada órgão do corpo.
Além disso, a proprietária tem um alto conhecimento sobre chás e conta com mais de 100 espécies a pronta entrega com 100% orgânico. O visitante também encontra ervas medicinais, pomadas, tinturas, sal temperado, mel e compotas. O atendimento é sob agendamento e o estabelecimento possui capacidade para o recebimento de até 30 pessoas em conjunto.

 

Cachaçaria Harmonie Schnaps

 

Cachaçaria Harmonie Schnaps

 

A Harmonie Schnaps (Cachaça de Harmonia) é produzida por Leandro Augusto Hilgert. Sua família foi pioneira em elaborar cachaça artesanal na região. Com instalações modernas em um ambiente rústico, o local preserva uma tradição que vem desde a década de 1940, já na quinta geração da família. Os trabalhos foram retomados por Leandro em 2003.


A Harmonie Schnaps sempre investiu na qualidade, nos detalhes e no requinte do mais puro destilado. A produção/elaboração ocorre em instalações próprias e exclusivas, especialmente construídas para a elaboração da cachaça. Possui uma produção máxima de 20 mil litros/ano, com um rigoroso controle de qualidade e rastreabilidade, que inicia na lavoura da cana-de-açúcar (orgânica) até a venda final do produto, e todo este processo é aferido e certificado pelo Inmetro.

Beneficiada pela excepcionalidade do clima e solo da região do Vale do Rio Caí, a cultura da cana-de-açúcar proporciona a elaboração de cachaça de notável qualidade. Uma curiosidade: a fermentação do caldo de cana (garapa) ocorre através de leveduras selecionadas importadas, que garantem suas propriedades e aromas singulares, resultando em um produto sofisticado e por isso vem sendo merecidamente reconhecida como tal. Em 2013 a Cachaça Prata recebeu a grande medalha ouro e a Cachaça Envelhecida recebeu a medalha ouro no Concurso Mundial de Bruxelas, reconhecida assim, mundialmente. Já o processo de destilação é feito no alambique de cobre, que catalisa importantes reações. O processo aproveita sempre o ‘coração’, parte nobre do destilado, e descarta a cabeça - 10% iniciais - e a cauda - 10% finais da destilação.
A Cachaçaria faz parte do roteiro Turístico Sabores e Saberes do Vale do Caí que abrange 13 famílias, e é voltado para o Turismo Rural.

 

Balneários

 

Balneários

Harmonia conta com dois balneários junto ao Rio Caí. Ambos funcionam nas temporadas de veraneio, com opções de áreas de camping, esportes e  recreação. Sem falar no atendimento em português ou alemão. 

O Balneário Harmonia fica na Rua Henrique Lauermann, no bairro Vila Rica. Já o Balneário das Taquareiras, está situado junto à RS-124, na localidade de Morro Peixoto. Além do espaço para barracas, a área conta com cabanas e passeio de trenzinho pelo espaço, que tem ainda uma gruta natural.

Prefeitura Municipal de Harmonia

Av. Jacob Weissheimer Sobrinho, 56
Harmonia | RS

Entre em contato conosco: