Montenegro
------------------------------------------------------------
População: 64.322 (IBGE, 2022)
Área territorial: 425,023 quilômetros quadrados
GOVERNO:
Prefeito: Gustavo Zanatta
Vice-prefeito: Cristiano Von Rosenthal Braatz
Secretaria Geral: Vlademir Ramos Gonzaga
Secrearia de Administração: Ingrid Lerch
Secretaria de Desenvolvimento Rural: Ernesto Kasper
Secretaria de Educação: Ciglia da Silveira
Secretaria da Fazenda: Antonio Miguel Filla
Secretaria de Gestão e Planejamento: Rafael da Cruz
Secretaria de Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania: Josi Paz
Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo: Robson Santos
Secretaria de Meio Ambiente: Ronei Cavalheiro
Secretaria de Obras Públicas: Edson Eggers Machado
Secretaria da Saúde: Andreia Coitinho da Costa
Secretaria de Viação e Serviços Urbanos: Neri de Mello Pena
Vereadores:
Ana Paula Machado
Ari Müller
Cristian de Souza
Felipe Kinn da Silva
Gustavo Oliveira
Juarez Vieira da Silva
Paulo Azeredo
Sergio Souza
Talis Ferreira
Valdeci Alvez de Castro
A cidade está nas terras ocupadas pelo grupo indígena dos Ibiraiaras, que denominavam o “Ibiaçá” – que significa “travessia do caminho do rio”. Ela abrangia desde a ilha de Santa Catarina até a margem esquerda do rio Jacuí, incluindo assim a região de Ibiá, que se estendia entre as bacias dos rios Taquari e Caí.
Os primeiros brancos chegaram nas décadas de 1730 e 1740, sendo as primeiras famílias dos portugueses Antônio de Souza Fernando, Bartolomeu Gonçalves de Magalhães e Antônio José Machado de Araújo. Em 1750, o tenente Joaquim Anacleto de Azevedo começa a desbravar a região onde hoje está o Município de Pareci Novo – que se emancipou de Montenegro em 20 de março de 1992. Conforme o historiador padre Rubens Neis, quando este colonizador chegou na região, encontrou negros e índios convivendo juntos. Tais negros eram escravizados que fugiram, principalmente de Porto Alegre e Viamão, e usaram o Rio Caí como rota de fuga.
A primeira moradia construída na sede de Montenegro foi a de Estevão José de Simas, por volta de 1785, na colina onde se encontra hoje a Escola Estadual de Ensino Médio Delfina Dias Ferraz. A casa era de pedras, coberta com telhas – algo raro para a época. Foi edificada por José de Araújo Vilela e, mais tarde, habitada por Tristão José Fagundes, genro de Simas e fundador da cidade.
Porta aos imigrantes ao RS
O porto da cidade – onde hoje está o Cais das Laranjeiras – foi ponto de desembarque das famílias de imigrantes que vinham de Porto Alegre em direção às novas colônias. Em 1824, recebeu o primeiro grupo de imigrantes alemães em pequeno número, num total de 126 pessoas. Alguns meses depois, vieram mais 157 famílias, com 909 pessoas. Em uma segunda etapa da imigração, por volta de 1857, aportaram na cidade imigrantes alemães e italianos, sendo esta segunda etnia passou por Montenegro para depois ocupar toda da região serrana.
Poloneses e franceses também vieram pelo Rio Caí, espraiando em outras direções ou se estabeleceram na região. Ao desembarcarem no porto, mais exatamente perto do atual Clube Caça e Pesca, eram conduzidas provisoriamente para um grande galpão que servia de alojamento. Ele era situado numa chácara onde hoje está instalado o Parque Centenário. Em função desta parada, muitas famílias não seguiram adiante, preferindo ficar nesta freguesia.
Sua criação e emancipação
Naquela época, existiam 14 “vilas” no Estado. Montenegro pertencia à Vila de Triunfo, como 2º Distrito, com a denominação de “Porto das Laranjeiras”. A partir de 18 de outubro de 1867 passou a denominar-se Freguesia de São João do Monte Negro; e em 1873, as então 33 vilas foram, por força de lei, viraram em Municípios. Neste mesmo ano é criada a Vila de São João do Monte Negro, no dia 5 de maio; mas sua instalação somente no dia 4 de agosto. Em 14 de outubro de 1913, pelo Decreto nº 2.026, foi elevada à categoria de cidade São João de Montenegro. Passados 25 anos, em 1938, foi dividido em 11 distritos: Montenegro, Maratá, Harmonia, Barão, Bom Princípio, Estação São Salvador, São Vendelino, Tupandi, Brochier, Poço das Antas e Pareci Novo. Com o passar dos anos, esses foram se emancipando, tornado Montenegro Município-mãe do Vale do Caí.
Ainda em 1873 foi instada a primeira indústria da cidade, o Curtume Montenegro. Em 1894, foi fundado o Frigorífico Renner, que inclusive era exportador. O Rio Caí já havia sido rota para mercadores espanhóis que subiam o Rio da Prata e de portugueses vindos da Lagoa dos Patos pelo Rio Jacuí. Então, em 1904, foi inaugurado o Cais do Porto, o segundo construído no Estado, e Montenegro passou definitivamente a ser um expressivo centro comercial de cargas e descargas.
Em 1910 foi implantada uma estrada de ferro ligando a Capital com a Serra; e em 1937 foi instalada em Montenegro a Usina Elétrica Maurício Cardoso, que abastecia Montenegro e São Sebastião do Caí (hoje sede da Câmara de Vereadores). Ao longo dos anos, empresas como Frangosul, Cauduro, Tanino Mimosa, Tanac, Antarctica, Pepsi e outras alçaram Montenegro à atual 19ª economia do Rio Grande do Sul.
(Fonte: Jornal Ibiá)
SÍMBOLOS MUNICIPAIS:
Bandeira
Brasão
HINO DE MONTENEGRO
Ibiá, te chamaram no início
Com a alma nativa da terra.
Montenegro, de hoje e de sempre
Este canto de afeto te encerra.
Como é bela a visão sublimada!
Da cidade formosa e gentil!
Deste rio, deste morro São João,
Muito forte e feição varonil.
Estribilho
Montenegro, que tens a virtude
De abrigar em teu seio fecundo,
Este povo que a pátria venera
E a ti, canta as belezas do mundo.
Desde os tempos de antanho tu deste,
Tua vida em progresso labor,
Ao Rio Grande e ao nosso Brasil,
Como prova de fé e valor.
Na moldura das belas paisagens
Sobressai com um belo perfil,
Este quadro de sua cultura!
Acaciais, laranjais, frutos mil.
Belas paisagens aguardam você em Montenegro. Nesta página você pode ver algumas imagens dos seus principais pontos turísticos.
No final da página está disponível para download o arquivo com a lista de todos os locais para hospedagem no município.
CAIS DO PORTO
Inaugurado em 7 de setembro de 1904, o porto da cidade sobre o rio Caí era ponto de desembarque das famílias de imigrantes que vinham de Porto Alegre em direção às novas colônias. A obra que nos legou Álvaro de Moraes, serve de orgulho aos montenegrinos, não só pela utilidade incontestável como pela beleza que representa.
Hoje, os adeptos de caminhadas e matiadas utilizam a infra-estrutura do Cais do Porto. Ele recebeu bancos , quiosques e calçadão em quase toda a sua extensão. O rio Caí, considerado um cartão postal da cidade, também é o atrativo para os desportistas que praticam jet ski e canoagem.
Localização: Rua Coronel Álvaro de Moraes
MORRO SÃO JOÃO
|
||
|
||
|
O Morro São João é avistado de longe pelos que chegam ao município. Localizado no centro da cidade, possui uma estrada de acesso e dois mirantes. Diz a lenda que o Morro é um gigante adormecido.
Localização: estrada Cláudio Kranz
ESTAÇÃO DA CULTURA
Inaugurada em 1909, a estação Ferroviária de Montenegro foi ponto de referência das mais importantes rotas comerciais do Estado no começo do século. Foi através dela que, depois de 30 anos de transporte ferroviário, trens vindos de Santa Maria, Uruguaiana e dos Estados do Paraná e São Paulo puderam finalmente atingir a capital gaúcha.
No ano de 1940, o prédio passou por grandes modificações arquitetônicas, ganhando inclusive o segundo pavimento. Com o apoio da Copesul, a Estação, ganha uma reforma completa, com reforço na estrutura, pintura, modernização das instalações elétricas e hidráulica, reparos arquitetônicos e no paisagismo que darão uma nova vida a um marco na história do transporte comercial gaúcho. Hoje, conhecida como Estação da Cultura, abriga a Pinacoteca Municipal Ênio Pinalli, que oferece exposições diferentes a cada dois meses, exposições extramuros, oficinas de educação do olhar e história da arte e mediações.
Localização: Rua Osvaldo Aranha 2215, Bairro Ferroviário
PARQUE CENTENÁRIO
|
|
|
O Parque Centenário (Parque Municipal Erni Carlos Heller) é um espaço dedicado ao lazer e à prática de esportes, contando com 11 hectares de área natural. Tem uma infra-estrutura composta de playground, lagos, quadras de esportes (futebol, basquete e vôlei), pista de skate, pista de atletismo, ginásios, restaurante e estacionamento. É considerado um grande centro de confraternização onde freqüentemente realizam-se feiras e espetáculos ao ar livre, entre eles o Natal no Parque e a Festa Municipal.
Localização: Rua Ibiá, s/n - Bairro Centenário
USINA MAURÍCIO CARDOSO
Não há registro da data de construção da Usina. O local ocupado pela Usina hoje já foi a Praça Borges de Medeiros. A Usina Mauricio Cardoso foi inaugurada em 22 de maio de 1938.
Capacidade: A usina abastecia Montenegro, Porto dos Pereiras, Porto do Maratá, Pareci Novo e São Sebastião do Caí, com um motor de 600HP da marca Deutx Otto. O motor era movido a gás pobre e acoplado a um dínamo de corrente alternada. Usava como combustível lenha e carvão. Dispunha de dois gasogênios, sendo um para lenha e outro para carvão.
Antigos moradores locais contam que a construção tremia quando as máquinas funcionavam, parando somente aos sábados para a limpeza geral. A parada definitiva ocorreu em 1º de novembro de 1955, quando a Prefeitura firmou contrato com a CEEE, passando a administração da Usina e o fornecimento de energia à cidade para a estatal. Hoje na Usina funciona como sede da Câmara de Vereadores e sedia diversos eventos artísticos e culturais.
Localização: Rua Coronel Álvaro de Moraes, 1515
AERÓDROMO MUNICIPAL
Localizado na RS 124 n° 4.230, o Aeródromo Municipal de Montenegro é referência regional utilizado por empresários e pela comunidade em geral. Inaugurado em 14 de dezembro de 1940, o espaço abriga o Aeroclube Montenegro onde são ministrados cursos como Instrutor de Voo de Avião, Piloto Comercial de Avião, Piloto Privado de Avião, Piloto Rebocador de Avião. O Aeroclube conta com uma pista de 920 metros de grama com hangares próprios e mais de 10 aeronaves disponíveis.
Fonte: www.aeromontenegro.com.br
Contato: (51) 3632-2659
E-mail: contato@aeromontenegro.com.br
BALNEÁRIO AFFONSO KUNRATH
O Balneário Affonso Kunrath está localizado na margem do Rio Caí tendo como acesso a Alameda Oswaldo Wildner. Ele está próximo ao centro de Montenegro.
É um lugar aprazível que costuma reunir famílias e grupos de amigos que se divertem banhando-se nas águas do Rio Caí, praticando esporte, confraternizando com um bom churrasco, piquenique ou simplesmente curtindo a sua encantadora beleza natural.
Estrutura do local: Área de camping, churrasqueiras, campo de futebol, banheiros e restaurante.
TURISMO CULTURAL
Diretoria do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Montenegro - DIPAHC
A DIPAHC tem a função de divulgar e contribuir com o desenvolvimento do município. Localiza-se à Rua Osvaldo Aranha, 2215, telefone: (51)3632-1987. Seu horário de funcionamento é de 2ª a 6ª feira das 8h às 12h e das 13h30min às 16h30min.
Arquivo Histórico Geográfico Municipal Maria Eunice Müller Kautzmann: Com acervo da prefeitura, do Cartório Eleitoral e Particular, contempla documentação de 1847 até a década de 1960. Imigração, genealogia e história do município são as pesquisas mais procuradas.
Museu Histórico Municipal Nice Antonieta Schüler: Abriga um acervo que proporciona um olhar ao passado montenegrino, aproximando cada vez mais a comunidade local e os visitantes do processo histórico, valorizando e preservando este importante patrimônio cultural.
Museu de Arte de Montenegro: Acervo de escultura, desenho, pintura e vídeo, lança edital anual para compor a agenda do ano seguinte. Oferece diversidade de exposições durante o ano, oficinas de educação do olhar e história da arte.
E-mail: smec.dipahc@montenegro.rs.gov.br
TURISMO RURAL
ROTA SABORES E SABERES DO VALE DO CAÍ
|
|
Rota Sabores e Saberes do Vale do Cai - Logotipo |
http://www.rotasaboresesaberes.tur.br/
ECOCITRUS - Cooperativa dos Citricultores Ecológicos do Vale do Caí
Histórico da Ecocitrus
Em 1990, um grupo de citricultores organizados em uma associação, a Harmonicitrus, iniciou sua participação no projeto PRORENDA agricultura familiar que foi executado no Rio Grande do Sul pela SAA (Secretaria de Agricultura e Abastecimento) com o apoio da GTZ (Deutsche Gesellschaft für Technische Zusammenarbeit/Sociedade Alemã de Cooperação Técnica), que proporcionou um processo de organização de várias comunidades. Começaram a comercializar através das associações, conferindo-lhes uma projeção regional.
Um grupo de 15 agricultores familiares, preocupados com conversão de suas propriedades convencionais em propriedades ecológicas e sustentáveis, constituiu a Associação dos Citricultores Ecológicos do Vale do Caí - Ecocitrus.
A conversão das propriedades colocou os produtores frente a novos desafios, especialmente no que se refere à fertilização dos solos. Em 1995, surgiu a idéia de aproveitar os resíduos orgânicos das indústrias da região para sua compostagem e uso na adubação dos pomares. A associação arrendou (pago em composto) uma área de quatro hectares para a formação das leiras e, após ter passado por todos os critérios de avaliação ambiental, realizados pela FEPAM (Fundação Estadual de Proteção ao Meio Ambiente), foi criada a Usina de Compostagem de Resíduos agroindustriais.
Como nos dois primeiros anos não havia composto estabilizado, em quantidades suficientes, os agricultores estavam adubando seus pomares com resíduos das propriedades (esterco líquido de suínos, esterco de poedeiras, etc). A partir de 1997, a ECOCITRUS já contava com 21 sócios que iniciaram a conversão de seus pomares utilizando as primeiras cotas de adubos da unidade de compostagem.
Diante das limitações impostas pela legislação de associações (dificuldades na comercialização e industrialização de seus produtos), em 1998, formou-se a Cooperativa denominada de Cooperativa dos Citricultores Ecológicos do Vale do Caí Ltda, que partiu para a aquisição de câmaras frias para o armazenamento de suas frutas. Acabou adquirindo um "packing-house" (beneficiadora de frutas onde se realiza a limpeza, seleção, classificação, embalagem e armazenamento das frutas) através de financiamento bancário.
No ano de 1999 foi feito um projeto, através do Programa Agroindústria Familiar da Secretaria da Agricultura do RS, para a implantação de uma agroindústria de suco e para a melhoria da beneficiadora adquirida anteriormente. O projeto solicitado foi liberado em 2001 através do FEAPER, ano em que foi inaugurada a Unidade da Agroindústria (Filial II).
Todo o processo de gestão da Cooperativa se dá mediante reuniões regulares, nas quais são utilizadas metodologias participativas, como as plenárias mensais dos sócios, e o planejamento anual, onde são discutidos e solucionados os problemas, os investimentos e os projetos da Cooperativa.
Atualmente a Ecocitrus conta em seu quadro associativo com 92 sócios, dos municípios de Montenegro, Harmonia, Tupandi, Pareci Novo, Carlos Barbosa, Barão, Triunfo e São José do Sul, dentre estes, sócios produtores e sócios trabalhadores.
Em março de 2009 foi formado o grupo Eco Mulher, com o intuito de reunir as mulheres da Cooperativa, como sócias produtoras, sócias trabalhadoras, esposas de sócios e interessadas da comunidade para troca de experiências e informações. Isto acontece através das reuniões mensais, viagens para feiras e eventos, além da compra conjunta de alimentos orgânicos.
Os sócios da Ecocitrus contam com uma Equipe de trabalho, os quais são trabalhadores contratados via CLT, este grupo visa auxiliá-los no manejo dos pomares, executando serviços como: podas, roçadas, raleio e colheita da produção.
Há novos projetos sendo colocados em prática, como por exemplo, o da Planta Processadora de Óleos Essenciais e Sucos. A Ecocitrus propôs aos citricultores do Vale do Caí o uso da sua capacidade total de produção dessa planta, formando parcerias na industrialização e comercialização dos produtos oriundos desse processo.
Fruto dessa articulação regional, em 2011, foi criada a COOFRUTAF (Cooperativa dos Fruticultores da Agricultura Familiar do RS), que abrange 21 grupos, cooperativas e associações citrícolas de 13 municípios do Vale do Caí, com a finalidade de processar e comercializar a produção regional de laranjas e bergamotas, transformando-as em sucos e óleos essenciais, agregando maior valor aos produtos da agricultura familiar.
Contatos: 51 3632 4824
Rua João Pessoa, 457.
E-mail: ecocitrus@ecocitrus.com.br
Site: www.ecocitrus.com.br
Produtos: farelos, farinhas, flocos de aveia, proteína de soja, sucos de frutas, conservas, vinho ecológico, arroz integral, erva-mate orgânica
Fornecedores: Ecoalternativa, José Tondello, Adega Nobre, João Volkmann, Erva orgânica
Horário de atendimento: sábados, das 7h às 12h e às quartas-feiras, das 15h às 21h
* Sábados em frente a sede da Cooperativa (Rua João Pessoa, 457, nas margens do rio Caí)
CASA DA ATAFONA
|
|
|
Atafonas são "prédios" destinados a produzir farinha de mandioca. Venha conhecer os caminhos da agricultura saudável e a vida de quem acredita que um outro mundo é possível.
Agricultor ecológico, bisneto de imigrantes alemães e um dos fundadores da maior cooperativa de sucos cítrico orgânicos do RS, a ECOCITRUS, a família do seu Martim Maurer é um exemplo de vida. A Casa da Atafona, antiga casa dos seus bisavós, a história da família alemã no RS e a prática da agricultura saudável estão a disposição de todos os que desejam conhecer um pedaço da história do Brasil.
Localização: Santos Reis (entrada para Macega) - Caixa Postal: 1061
A Casa da Atafona oferece almoço típico da culinária alemã, café da tarde (café da colônia) com cucas, roscas de polvilho, schmiers e spritbeer (bebida alemã), caminhadas em trilhas pela propriedade, açude, produção de citrus, roda d¿água, hospedagem para 45 pessoas.
Atendimento somente mediante reserva antecipada para grupos mínimos de 10 pessoas. Contato: (51) 3501-1029
(51) 3632-4824 - Horário Comercial.
PROPRIEDADE DA FAMÍLIA STEFFEN
|
||
|
Localizada em Vapor Velho, a propriedade de Jean Carlo Steffen oferece uma produção ecológica de citrus. Os visitantes pegam suas cestas e fazem a sua própria colheita - "Colha e Pague", além do passeio de jipe mostrando as belas paisagens da propriedade. Está em fase de implantação um museu sobre a história da família. O local oferece citrus em geral, schmiers e doces, bem como local para as refeições.
Atendimento somente mediante reserva antecipada para grupos mínimos de 10 pessoas.
Contato: (51) 9933-0334
LAZER E SAÚDE
BALNEÁRIO LA TOMA
Estabelecido em 1980, o balneário La Toma está situado em uma área rural de 50 hectares de matas nativas, campo, açudes e córregos. O La Toma oferece aos seus visitantes uma piscina com 6.424 m2 e 1,55 m de profundidade máxima, sistema de água corrente, semi-tratada e com bar aquático. Em outro ambiente o balneário oferece uma piscina com 600 m2 e 1,20 m de profundidade máxima, sistema de água corrente e tratada.
Com cinco açudes para pesca, sendo um pesque-pague, 2 campos de futebol sete, 2 quadras de vôlei, cancha de bocha, restaurante, buffet de sorvete, lancheria, salão de jogos, churrasqueiras, cavalos, pedalinhos, carretilho aéreo e carreta puxada a trator. Para quem deseja se hospedar o balneário La Toma oferece cabanas com banheiro e cozinha para casal, chalés e cabanas com capacidade para até 5 pessoas com quartos, cozinha e banheiro, casa com 3 quartos, banheiro, sala e cozinha, pousada para 60 pessoas com 2 quartos contendo 15 beliches e armários cada, 2 banheiros, cozinha e salão, ampla área de camping com luz, banheiros e churrasqueiras.
Localização: a 11 km da sede do município, com acesso pela RST 287 e RS 122 - Distrito Costa da Serra. Fonte: www.la-toma.com
Contato: (51) 36322471- (51) 36495006- (51) 99810754
E-mail: latoma476@yahoo.com.br
RANCHO HERANÇA E TERRA
O Rancho Herança e Terra é a realização de um sonho em um projeto, e deste projeto em realidade. Inovador por sua estrutura, sua filosofia de trabalho e missão. Idealizado pelos proprietários Diovani da Silva Machado e Fabiane de Oliveira, o Rancho foi inaugurado no dia 20 de setembro de 1999. Com uma área superior a 120.000m², a estrutura atua basicamente nos segmentos de esporte, lazer, saúde e turismo, e está dividida por setores de trabalho. Para estes o Herança e Terra conta com profissionais especializados, assim conseguindo um alto índice de satisfação de nossos clientes.
Voltar-se para a natureza em sua essência básica é uma terapia para mente, equilíbrio para o corpo e fortalecimento para o espírito. Neste local você vai encontrar um ambiente tranqüilo, um esporte saudável e sem limite de idade. Aqui seu compromisso é com a natureza.
O Rancho Herança e Terra oferece:
- Aulas de equitação: manejo, preparação e adorno, montaria, alimentação e higiene;
- Ação e Emoção: Provas de laço ao bezerro, trail, baliza e tambor e estilo country;
- Estabulagem: alojamento com infra-estrutura completa, acompanhamento de profissionais qualificados, alimentação adequada, exercícios diários, ferragem, higiene e tratamento individual;
- Passeios a cavalo: sempre acompanhados de profissionais especializados, trilhas ecológicas interna e externa, exercícios para o corpo e passeios à luz da lua.
Localização: Estrada Cylon Rosa, 600
Contato: (51) 9749-9239
SPA TOUR LIFE
O SPA Tour Life fica em Montenegro, a apenas 50 minutos de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. A simpática e acolhedora cidade está situada na zona central do Vale do Rio Caí, uma das regiões mais prósperas do estado. Sua posição geográfica e diversidade produtiva garantem a perfeita integração no processo do Mercosul.
O SPA Tour Life e o Centro de Medicina Integrada oferecem tecnologia de ponta associada a terapias e métodos naturais. É o moderno e o milenar trabalhando juntos pela sua saúde. Oferece programas de saúde que desenvolvemos porque sabemos ser importante para o processo de desintoxicação, revitalização e ensinamentos de hábitos saudáveis com bons resultados.
A alimentação natural segue o tipo sangüíneo. Integra a natureza com animais exóticos a um paisagismo harmonioso para que haja interação e este contato proporcione bem-estar e harmonia ao corpo, mente e espírito.
O principal objetivo desse Centro de Longevidade é fazer com que as pessoa levem consigo o que aprenderam durante sua estada, em nível de saúde e estilo de vida.
Contato: (51) 3632 0440
Localização: Rua Buarque de Macedo, 1000
Fonte: www.tourlife.com.br
Prefeitura Municipal de Montenegro