A importância do autocuidado

Cuidar de você é um detalhe essencial em qualquer momento

24/03/2021 - Artigos/Entrevistas

Márcia Warken - Mestre Toxicologia e Genética
Márcia Warken - Mestre Toxicologia e Genética
 Já perdemos a conta de quantos dias estamos em casa, não é mesmo? Mas, e o autocuidado, você o manteve nesse período de isolamento social? Saiba que é muito importante seguir com uma rotina de atenção à saúde e ao bem-estar durante e depois da quarentena. A autoestima é o nosso sistema imunológico cerebral. Por isso, é importante cuidarmos e mantermos nossa psique positiva.

Quando falamos em cuidado, estamos falando em saúde física e mental (emocional). Se observar ou auto-observar faz parte do processo e se faz necessário. Pedir ajuda e orientações também faz parte do processo. É importante sabermos que existirão dias bons e ruins, portanto, ocupar a cabeça, ter uma rotina de exercícios físicos e uma boa alimentação, é uma forma de manter os aspectos físico e mental em dia.

Para quem pensa que, por estarmos em casa, os rituais com a pele podem ser deixados de lado não é bem assim, e manter uma rotina é o mais indicado. Já que a falta de tempo era o que dificultava esse momento, agora é a chance.

Principalmente quando falamos em aplicação de protetor solar, o que vai ajudar a evitar manchas e prevenir o envelhecimento precoce, pois estamos diretamente expostos à exposição da luz da janela e a do celular, computador e lâmpadas que também podem causar danos à pele.

Além disso, ainda existe a radiação infravermelha, sentida pelo calor do secador de cabelo, ferro de passar e fogão, que pode ser prevenida ao usarmos um protetor solar com antioxidantes na formulação. É necessário reaplicá-lo a cada 2 horas.

Mas os cuidados não ficam somente por aí. Ter um sabonete adequado para seu tipo de pele e um bom hidratante já faz com que amenizem muitos danos e ainda melhore aquele aspecto de pele cansada, principalmente quando vamos fazer uma live ou alguma reunião online. Lembrando que pele oleosa também se hidrata.

O uso da máscara desidrata e lesiona a pele, por isso, é muito importante ter estes cuidados.

O autocuidado e a autoestima são inseparáveis. O principal detalhe é não deixar que a rotina do dia a dia interfira nos cuidados com a pele, ela merece ser cuidada diariamente, pois é o nosso cartão de visitas.

Márcia Warken - Mestre Toxicologia e Genética