Cerca de 98 mil pessoas privadas de liberdade fazem o Encceja 2019

Iniciativa beneficia aqueles que não concluíram os ensinos fundamental e médio no tempo certo e querem certificação

09/10/2019 - Notícias

Encceja PPL 2019 começou ontem e termina hoje (Foto: Agência Brasil)
Encceja PPL 2019 começou ontem e termina hoje (Foto: Agência Brasil)
As provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja Nacional PPL) são realizadas nesta terça e quarta-feira, 08 e 09 de outubro. Cerca de 98 mil pessoas, entre detentos e jovens que cumprem medidas socioeducativas, estão inscritas.

A iniciativa beneficia aqueles que não concluíram os ensinos fundamental e médio no tempo certo e querem uma certificação. São Paulo é a cidade que concentra o maior número de candidatos: 2.757.
 
Para a participação, cada unidade teve que indicar os responsáveis pedagógicos que vão supervisionar a aplicação do material. Em todo o país, aderiram ao exame 681 penitenciárias e 189 unidades socioeducativas. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplica o exame em parceria com o Departamento Penitenciário Nacional, do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
 
Resultados
 
O participante que conseguir a nota mínima exigida nas quatro provas objetivas e na redação tem direito à Certificação de Conclusão do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio. Já o participante que conseguir a nota mínima exigida em uma das quatro provas ou em mais de uma, mas não em todas, tem direito à Declaração Parcial de Proficiência. Para requerer a certificação, o participante precisa alcançar, no mínimo, 100 pontos nas provas objetivas e 5 pontos na redação.
 
Acessibilidade
 
O exame garante também acessibilidade aos participantes com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física e auditiva, surdez, deficiência intelectual, surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo e discalculia. “Desde que comprovem a necessidade, o Inep cumpre o papel de assegurar os recursos de acessibilidade para os participantes que requeiram, por intermédio do responsável pedagógico, o atendimento específico”, ressalta o diretor de Planejamento e Gestão do Inep, Murillo Gameiro.
 
SAIBA MAIS:
- Confira o edital do Encceja Nacional PPL: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/encceja/legistacao/prisional/2019/Edital_n53_27062019.pdf;
- Acesse o Sistema de Adesão e Inscrição PPL: http://sistemasespeciais.inep.gov.br/unidadesprisionais/#/.

  
Informações: Ministério da Educação / Governo do Brasil
Edição: Mery Regina Griebler


Leia também:
 
Encceja está garantido e registra recorde de inscrições