Divulgados dados atualizados do PIB dos municípios

Tupandi é o município do Vale do Caí que tem o maior PIB per capita, posição que é mantida desde o ano de 2010

21/12/2020 - Notícias

Dados do PIB divulgados semana passada são referentes ao ano de 2018
Dados do PIB divulgados semana passada são referentes ao ano de 2018
Foram divulgados na manhã de quarta-feira da semana passada, dia 16, os dados referentes ao Produto Interno Bruto (PIB) dos municípios relativos ao ano de 2018. Os dados foram divulgados pelo Departamento de Economia e Estatística, vinculado à Secretaria Estadual de Planejamento, Governança e Gestão (DEE/SPGG). O estudo foi elaborado em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que também apresentou na mesma manhã os dados de municípios de todo o país.
 
No Vale do Caí, Tupandi possui o maior PIB per capita da região, assim como foi em 2017. A cidade é líder desde 2010, ano em que os dados começaram a ser disponibilizados. O PIB por pessoa é o indicador que representa o que cada morador do local analisado teria do total de riquezas que são produzidas. Sendo assim, o PIB é dividido pelo número de habitantes, indicando o que cada pessoa produziu. Depois de Tupandi, aparecem com destaque na lista dos maiores resultados per capita as cidades de Montenegro e Bom Princípio.
 
O município que registrou o maior crescimento do seu PIB, na comparação com 2017, foi Bom Princípio, com um crescimento de 18,14%. Na sequência, aparecem Montenegro (15,29%), Barão, (14,10%), Tupandi (11,66%) e São Vendelino (10,22%). O PIB municipal representa a soma de todos os bens e serviços produzidos a nível municipal pelo período de um ano.
 
Na outra ponta, Maratá foi a cidade que mais perdeu, com uma redução de 22,50% na comparação com o ano anterior. Também apresentaram resultados negativos São José do Sul (-3,80%), Salvador do Sul (-2,99%), Brochier (-2,54%) e Harmonia (-1,77%).