Com bandeira vermelha, recomeçam as aulas presenciais

Em vários municípios, a rede municipal retoma as aulas presenciais já nesta quinta-feira. Na rede estadual, o retorno será na segunda-feira

28/04/2021 - Notícias

Municípios e escolas definem retorno das aulas presenciais
Municípios e escolas definem retorno das aulas presenciais
Depois de uma série de indefinições, polêmicas e decisões judiciais que impediram a volta das aulas presenciais no Rio Grande do Sul no começo desta semana, agora é definitivo: as aulas presenciais vão recomeçar. Nesta terça-feira, o governo do Estado alterou as regras do distanciamento controlado, o que permitiu colocar todo território gaúcho em bandeira vermelha.

Desta forma, está autorizada a volta das aulas presenciais, tanto na rede pública quanto privada. Na maioria dos municípios da região, esse retorno ocorre já nesta quinta-feira, mas há também algumas cidades que decidiram pelo retorno na próxima segunda-feira.

O retorno se dá de diferentes formas nas cidades. Mas o retorno ainda não será por completo. Há cidades em que as turmas terão aulas de forma escalonada, com uma parte dos alunos vindo numa semana e o restante na semana seguinte. As escolas e os professores responsáveis pelas turmas farão esse contato com os pais ou alunos para comunicar sobre esse retorno. No quadro abaixo, veja como as redes municipais das cidades de abrangência do Primeira Hora definiram a volta.

 
Alto Feliz: quinta-feira, respeitando o teto de ocupação das salas de aula, sendo necessário realizar escalonamentos em algumas turmas devido ao número de alunos. Tudo será repassado aos pais pelas equipes diretivas das escolas.
Bom Princípio: nesta quinta-feira retornam as aulas presenciais da educação infantil e 1º a 2º anos do fundamental. As demais turmas serão definidas.
Feliz: Retorno nesta quinta-feira para as turmas da educação infantil e do 1º ao 9º ano do ensino fundamental. A escola Capital do Saber voltou as aulas ontem, quarta-feira, com a educação infantil e 1º ao 5º ano. Hoje, quinta-feira, quem retorna são as turmas de 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio.
Harmonia: segunda-feira, com retorno escalonado, onde as turmas serão divididas em dois grupos. Alguns alunos estudam numa semana, enquanto que outros estudam na outra.
Linha Nova: ambientes das escolas estão sendo preparados para receber a todos com segurança e as escolas entrarão em contato com as famílias de seus alunos para comunicar a data do retorno de cada turma.
Pareci Novo: segunda feira, com retorno escalonado no sistema híbrido, para todos os níveis. Educação infantil com atendimento em meio turno para todos os alunos.
São Sebastião do Caí: as aulas na rede municipal retornarão entre os dias 30 de abril e 4 de maio, de forma escalonada, iniciando pelas Emeis e depois pelas séries iniciais e finais, com 50% de ocupação das salas. Maiores informações ainda serão divulgadas pela Secretaria da Educação.
São Vendelino: retorno previsto para segunda-feira, dia 3 de maio, para todas as turmas da educação infantil e do ensino fundamental. Mas, em razão das constantes mudanças por conta de ações judiciais no Estado, a confirmação dessa programação será feita no domingo, diretamente das escolas com as famílias de seus alunos.
Tupandi: Retorna nesta quinta-feira com a educação infantil, o 1º e o 2º ano do ensino fundamental. Os demais anos escolares estão previstos para retornar na segunda-feira, dia 3. Cada educandário irá comunicar como será o retorno das aulas.
Vale Real: Retorno é nesta quinta-feira para a educação infantil e 1º ao 9º anos do ensino fundamental, de forma escalonada. Demais informações serão repassadas pelos grupos de WhatsApp das escolas. 
 
Rede estadual retorna dia 3

A Secretaria Estadual de Educação definiu que no caso da rede estadual, o retorno das aulas presenciais será a partir de segunda-feira, dia 3 de maio. Esse retorno será gradativo, começando pelas turmas menores do ensino fundamental e, nas semanas seguintes, abrangendo todas as demais turmas. Cada escola da região comunicará as famílias de seus alunos sobre o dia em que cada turma voltará a ter aulas presenciais e de forma isso se dará.