Estado pagará 13º do funcionalismo em dia

Primeira parcela será quitada no dia 29 de novembro e a segunda no dia 20 de dezembro

04/10/2021 - Notícias

Estado anunciou pagamento em dia do 13º salário
Estado anunciou pagamento em dia do 13º salário

O governador Eduardo Leite anunciou nesta sexta-feira que os servidores estaduais receberão o seu décimo terceiro salário em dia este ano, sem a necessidade de recorrerem a financiamento junto ao Banrisul. A primeira parcela, de 50%, será quitada no dia 29 de novembro e a outra metade no dia 20 de dezembro. Além disso, o governo gaúcho também assegurou que os salários continuarão sendo pagos em dia, como ocorre desde o começo do ano.

 

Ao não necessitar mais recorrer a financiamento do Estado para quitar o décimo terceiro, o Estado terá uma economia de R$ 140 milhões, que teriam de ser pagos por conta de juros que o Estado assumiu nos últimos seis anos, quando o benefício do funcionalismo era pago mediante empréstimo junto ao Banrisul. Já os servidores que optavam por não buscar o décimo terceiro via financiamento, recebiam o seu valor em 12 parcelas. 

 

Ao anunciar o pagamento em dia do décimo terceiro, o governador Eduardo Leite disse que isso é possível graças ao esforço em busca do ajuste das contas do governo estadual. "O Rio Grande do Sul que queremos é esse, que paga em dia os hospitais, os municípios, os fornecedores e o funcionalismo e ainda tem recursos para investimentos", disse. Ele lembrou que os R$ 140 milhões que deixam de ser pagos em forma de juros para pagamento de servidores serão integralmente destinados a investimentos.