Prepare o bolso: IPVA terá aumento médio de 22,3% em 2022

Aumento no valor do imposto se dá em razão do reajuste da tabela Fipe dos carros seminovos e usados

19/11/2021 - Notícias

Aumento do valor da tabela Fipe dos carros provocará grandes reajustes no valor do IPVA 2022
Aumento do valor da tabela Fipe dos carros provocará grandes reajustes no valor do IPVA 2022

Cobrado de donos de veículos todos os anos, o IPVA terá um aumento médio de 22,33% para 2022 no Rio Grande do Sul. A maior alta será para caminhões, de 25,28%. Já para automóveis de passeio, a elevação será de 21,63%. Segundo dados da tabela oficial da Fipe, com os preços registrados no mercado em outubro, os reajustes serão de automóveis ( 21,63%), caminhonetes e utilitários ( 23,54%), caminhões ( 25,28%), ônibus e microônibus ( 14,48%), motos e similares ( 23,13%) e motor home ( 10,03%)

 

Lembrando que os percentuais da tabela acima são médias. A alíquota do IPVA será aplicada em cima do preço médio do modelo do veículo. A tabela da Fipe traz o preço de mercado e é usada de referência para vários negócios além do cálculo do IPVA. Os motivos para o aumento são a falta de insumos, a alta de preços de matéria-prima e o aumento de outros custos de produção, que elevaram os preços dos carros novos. Com paradas de produção nas montadoras, há modelos escassos, o que aqueceu também o mercado de usados.

 

Vale destacar ainda que não houve alteração nas alíquotas de IPVA por parte dos estados. Elas seguem as mesmas, mas serão aplicadas em cima de valores maiores. Para carros, a alíquota é de 3%; para motocicletas 2% e para caminhões e ônibus 1%. Os prazos e condições de desconto costumam ser divulgados pela Receita Estadual no início de dezembro.