Consulta Popular: votação inicia hoje e segue até o dia 30

Para este ano, a íntegra do valor é direcionada para o setor primário, com investimentos em sistemas de captação e armazenamento de água

22/11/2021 - Notícias

Votação será entre esta segunda-feira e o dia 30 de novembro
Votação será entre esta segunda-feira e o dia 30 de novembro
Inicia nesta segunda-feira, da 22, e segue até terça-feira da semana que vem, dia 30, a votação da Consulta Popular 2021. Neste ano, o Vale do Caí terá direito a decidir o destino da aplicação de R$ 1.028.571 do orçamento do Estado em um projeto no ano de 2022.
 
Para participar da votação, basta acessar o site oficial da Consulta Popular (www.consultapopular.rs.gov.br), procurar a região do Vale do Caí, fazer o cadastro e votar na opção preferencial (é preciso indicar o número do título do eleitor). No Vale do Caí, as três opções para escolha são relacionadas à agricultura, de forma específica para investimentos em sistemas de captação e armazenamento de água.
 
Presidente do Corede Vale do Caí, Alzir Bach explica que a decisão de priorizar essa área deve-se ao fato de a produção primária ser muito representativa em toda a região e por precisar de muita água para irrigação. “Temos sofrido séries consequências por conta da estiagem e as previsões indicam que teremos mais um período com pouca chuva pela frente, o que eleva cada vez mais a necessidade de investirmos em sistemas de captação e armazenamento de água”, reitera.
 
AS TRÊS PRIORIDADES INDICADAS PELA REGIÃO
 
Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural: Uso múltiplo da água: estrutura de abastecimento humano e dessedentação animal; Preservação e proteção de nascentes; estruturas de captação e armazenamento de água dos telhados; Construção de micro açudes; Aquisição de veículos e equipamentos distribuidores de água potável; Implantação de sistemas de irrigação no uso múltiplo das águas, a comunidade decidirá com o Conselho de Agricultura como aplicar.
 
Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural: Armazenamento de água: construção exclusiva de micro açudes para atendimento do pequeno produtor integrante da agricultura familiar. Este projeto define exclusivamente que o recurso deverá ser aplicado em micro açudes, após debatido pelo Conselho Municipal de Agricultura.
 
Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural: Armazenamento de água: Implantação exclusiva de cisternas para o pequeno produtor integrante da agricultura familiar.