População: 5.029 (IBGE, 2022

Àrea territorial: 59,447 quilômetros quadrados

GOVERNO:

Prefeito: Paulinho Ludwig

Vice-prefeito: Hélio Inácio Müller

Secretaria da Saúde e Assistência Social: Nestor Erbes

Secretaria da Cultura, Turismo e Desporto: Ana Paula Hartmann Rosa

Secretaria da Fazenda: Bruna Schuh Junges

Secretaria de Administração e Planejamento: Matheus Klassmann

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente: Alceu José Schneider

Secretaria de Educação: Vera Marisa Haas Strieder

Secretaria de Obras e Viação: Egon Klassmann

Vereadores:

Alceu Jose Schneider

Aldair Kochhann Xuxa

Bruna Schuh Junges

Jairo Henrique Kunzler

Loivo Henzel

Matheus Klassmann

Neimar Junges

Vanderlei Mentges

Vera Maria Haas Strieder

A região de Tupandi teve como primeiro nome São Salvador, em homenagem a um luso-brasileiro de nome Salvador, que vivia nas matas da região, sendo um fugitivo do governo imperial. Em 1º de janeiro de 1939, a denominação passou a ser Natal. Pouco depois, em 1944, o distrito e a paróquia passaram a denominar-se Tupandi, expressão que no vocabulário indígena significa Luz do Céu.

 

Os primeiros habitantes do município foram neófitos do grupo tupi-guarani, dos quais não existe histórico algum. Como o governo imperial considerava as terras ocupadas por indígenas como devolutas (sem dono), concedeu-as por venda ou doação a quem quisesse ocupá-las em forma de sesmarias.

 

Desta forma, em 1791, Antônio Machado de Souza II adquiriu uma extensão de terras que mais tarde foi vendida a José Inácio Teixeira. Em 1855, após a devida medição, os primeiros lotes foram vendidos a Pedro Kuhn e Pedro Heck, então residentes em São José do Hortêncio.

 

Os primeiros imigrantes alemães chegaram a Tupandi em 1856. Neste documento consta que os pioneiros foram Mathias Nedel e Jacob Hartmann. Na sequência viera as famílias Heck, Schaedler, Schmidt, Junges, Simon, Rambo, Juchem, Weber, Schoffen, Vier, Hensel e outros. Em 1860, há registros de que 20 famílias moravam na localidade e em 1866, o número já era de 80.

 

Também no ano de 1866, ocorre a construção de uma capela e em 1876 é fundada a paróquia local. E em 1879 ocorre a primeira missa na nova igreja. A Igreja Matriz Cristo Redentor é ampliada em 1922 com a inserção de duas sacristias, sendo inaugurada em 1924.

 

No município, há a Casa Schoffen, considerada pelo arquiteto Gunter Weimer como ‘uma das menores casas’ em enxaimel existentes. A casa e a cozinha anexa foram construídas concomitantemente. Na residência localizam-se a sala e dois pequenos quartos.

 

Outro fato histórico que é importante destacar, é a vinda das Irmãs Franciscanas para a cidade em 1916. Em 1932 as irmãs fundaram o colégio primário, que deu origem a Escola São Francisco. Anos depois, a escola passou a ser responsabilidade da esfera pública municipal e segue em atividade até hoje. Em 1941, estas inauguraram um hospital no município. Com dificuldades para sua manutenção e a permanência de médicos, o hospital passou a atender como asilo a partir de 1963. Em 2007, o prédio foi adquirido pela prefeitura, que desde então utiliza o espaço para atividades na área da cultura e educação.

 

SÍMBOLOS MUNICIPAIS

 

Bandeira

 

Brasão

 

Hino

 

Esta terra repleta de verde

Tem um povo gigante a porvir

No trabalho pujante da lida

Desta raça que outrora surgiu

 

Tupandi, o teu nome desponta

Neste vale formoso e feliz

Faz dos sonhos um novo desejo

A certeza de sempre crescer

 

*Estribilho*

Minha cidade, Tupandi,

Sempre quero te servir.

Luz do alto, luz do céu

terra amada, abençoada por Deus

 

Sua origem que vem desde longe

Mostra a história que o tempo escreveu

Desta gente que brava plantava

As sementes de um novo amanhã

 

Esta terra que tanto engalamos

Tem na fé um sentido de ser

Preservando este chão tão sagrado

Seus valores com todo ardor

 

Estribilho..

 

 

Autor: Elias Stoffels

Tupandi-RS é um Município situado no Vale da Felicidade. Destaca-se por seu forte setor primário e industrial. No que tange a questões turísticas o município de Tupandi é pioneiro dentro do estado do Rio Grande do Sul na instalação de pontos de apoio para trailers e motorhomes, incentivando o setor de caravanismo e campismo. Além do olhar para o campismo e caravanismo, Tupandi está se inserindo e crescendo dentro do Turismo Rural, visto que, o município possui diversas belezas naturais, que vão desde camping spa, até a produção dos mais diversos alimentos ecológicos como morangos e frutas citricas.

O Município de Tupandi possui participação na Rota Sabores e Saberes com o Sobrado Weber, uma casa de cultura localizada no centro de Tupandi. A casa abriga um Museu, uma Biblioteca Pública, uma Sala de Higienização de materiais e um espaço para hora do conto e atividades lúdicas. Além do Sobrado Weber, o município participa da Rota Sabores e Saberes com a Agrofloresta do Inacinho, que produz dentro da floresta nativa: citrus, bananas e outras frutas de forma ecológica. Venha conhecer Tupandi e encantar-se com as belezas naturais, a receptividade do povo, a qualidade de vida e com uma excelente gastronomia.

 

 

AGROFLORESTA DO INACINHO

Venha conhecer a Rota de Turismo Rural do Vale do Caí (Rota Sabores e Saberes): o Município de Tupandi possui participação da Rota com a Agrofloresta do Inacinho que produz dentro da floresta nativa: citrus, bananas e outras frutas de forma ecológica. Na Agrofloresta do Inacinho ocorrem palestras sobre a produção de citrus, passeios em trilhas ecológicas exuberantes, almoco com alimentos típicos e a comerçialização de produtos naturais.

 TELEFONE: (51) 99935-0453

 

 

SOBRADO WEBER

O Sobrado Weber que também faz parte da Rota Sabores e Saberes, é uma casa de cultura localizada no centro de Tupandi. Inaugurada em maio de 2012, a casa abriga um Museu, um espaço para exposições temporárias, uma Biblioteca Pública, uma Sala de Higienização de materiais, um Arquivo Público e um espaço para hora do conto e atividades lúdicas. O Sobrado Weber foi construído no ano de 1924 e pertencia a uma família de dentistas. A Prefeitura Municipal adquiriu a casa no ano de 2007 e em 2010 ela foi Tombada como Patrimônio Histórico de Tupandi. No decorrer do ano de 2012, passaram em torno de 3.000 visitantes pelo Sobrado Weber, onde puderam prestigiar uma exposição que conta a história da família Weber residente anteriormente na casa, e todo o processo de restauro da casa. O horário de atendimento do Sobrado Weber é de segunda à sexta-feira das 07:30 às 11:30 horas e das 13:30 às 17:30 horas. 

 TELEFONE: (51) 99619-8943

 

 

 

PREFEITURA MUNICIPAL 

TELEFONES: (51) 3635-8030 

 

 

PARQUE MUNICIPAL 

(51) 3635-8230 ou (51) 99877-7913

 

 

IGREJA MATRIZ 

TELEFONE: (51) 3635-8317

 

 

BIER KELLER

TELEFONE (51) 99568-8114

 

 

VELHO CASARÃO RESTAURANT

TELEFONE: (51) 3635-8243

 

 

SABORES AGRO

A Sabores Agro é uma empresa de Agricultura Familiar que produz em sua propriedade culturas diversas sendo morango e uva as principais. Buscando integrar o cliente na produção, para que possa acompanhar o dia a dia das frutas. O principal objetivo é entregar uma fruta, que além de saborosa, seja saudável e sem agrotóxicos.

TELEFONE: (51) 99937-5060 - Marcelo e Tiele Spohn- Rua da Emancipação, nº 2835, Bairro Industrial

 

 

CAMPING SPA VALE VERDE

TELEFONE: (51) 99562-0606 - Gustavo e Maria Specht

Rua Carlos Francisco Mombach, nº 6170

 

 

MAIFEST

O município realiza de dois em dois anos, no mês de maio, mês de aniversário do município a Festa maior, "Maifest". A Festa se destaca por ter grandes atrações musicais, shows, feira industrial, comercial e agropecuária.

 

 

FESTA DO PORCO NO ROLETE

Anualmente, no mês de Maio ocorre no município a Tradicional Festa do Porco no Rolete, onde são servidos pratos deliciosos, tendo como destaque o porco assado. A festa é muito animada, possui grandes atrações musicais, feira de artesanato e produtos coloniais.

MAPA TURÍSTICO DE TUPANDI

Prefeitura Municipal de Tupandi

Entre em contato conosco: