População: 6.085 (IBGE, 2022)
Àrea territorial: 45.085 quilômetros quadrados
GOVERNO:
Prefeito: Pedro Kaspary
Vice-prefeito: Eduardo José Müller
Secretaria de Administração e Fazenda: Cláudio Schmitz
Secretaria da Agricultura: Airton Müller
Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Turismo: Jóise Müller
Secretaria de Obras e Serviços: Araci Lindomar Eusébio de Brito
Secretaria de Meio Ambiente: Itacir Lemos de Goes
Secretaria de Saúde e Assistência Social: Michaela Finkler
Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Econômico: Luana Griebeler
Vereadores:
Geberson Christian Barth
José Alves Moreira Neto
Kátia Kaspary
Carem Müller
Iara Maria Dresch
João Elberto Braum Colling
Juari Haas
Marcelo Antônio Bettega
Sílvio Müller
Foi a partir de 1851 que começaram a chegar a Vale Real as primeiras famílias de colonos alemães, para ocupar as terras distribuídas por determinação da diretoria da colônia de São Leopoldo, por ordens do então Governo Imperial. De acordo com o mapa Privat Landerein am Cahy, elaborado em 1855, as terras privadas junto ao rio Caí de Nova Palmira e Kronenthal (Vale Real) já pertenciam, em 1850, a Pedro Schmidt, sendo conhecidas como Fazenda de Pedro Schmidt. A região de Vale Real foi elevada à categoria de Vila Rica em 1878, despertando de forma progressiva a autonomia político-administrativa, pleiteando o autogerenciamento de seus recursos e de sua aplicação.
Em 22 de julho de 1989, reuniram-se, pela primeira vez, os líderes comunitários, com o propósito de iniciar o processo emancipacionista. Em 30 de novembro de 1990, a Comissão Pró-Emancipação entregou oficialmente a documentação para obter a emancipação na Assembleia Legislativa. Em 25 de fevereiro de 1992, a Assembleia aprova o Projeto de Lei nº 82/92, criando o município de Vale Real. No mês seguinte, pela Lei nº 9615, a comissão recebeu oficialmente a Certidão da Aprovação da criação da cidade, com área é de 53,2km². A instalação do município ocorreu em 1º de janeiro de 1993, com a posse do prefeito Silvério Ströher, tendo como vice Luiz Schwaizer.
Você sabia?
O antigo nome de Vale Real era Kronenthal, assim chamado até 1938, quando houve uma proibição de utilizar e até falar a língua alemã. Segundo estudos, o nome Kronenthal surgiu devido à geografia do município ser constituída por um imenso vale, cercado por treze morros, que formam uma verdadeira coroa natural. Vale Real seria imperfeitamente traduzido do alemão, já que Kronenthal significa, literalmente, Vale da Coroa.
SÍMBOLOS MUNICIPAIS:
Bandeira
Usando as cores verde e branco, a bandeira consiste num brasão que retrata o vale cortado pelo Rio Caí e coroado por morros, que na bandeira cederam lugar aos tijolos simbolizando o trabalho e a união do nosso povo ladeado por um ramo de parreira, simbolizando a agricultura e a alegria e a faixa com a data de criação do município.
Hino do Município
Na paisagem um vale desponta
um lugar de belezas sem fim
Engalamos num canto este encanto
Que se chama Vale Real.
O teu povo tem grandes valores
Sua fé, seu trabalho, seu chão
Tem um verde que o vale recorta
E a história de um povo a contar.
Relembra a gente que esta terra
Há muitos anos desbravou
No legado de um grande passado
Preservando as tradições
Rio Caí o teu leito habita
Entre montes e várzeas também
Tu farás desta gente briosa
O futuro da nossa região.
Vale Real município formoso
Tem na uva, no barro, nas mãos
No esforço de toda essa gente
A certeza de sempre crescer.
Relembra a gente que esta terra
Há muitos anos desbravou
No legado de um grande passado
Preservando as tradições
Letra: Elias Stoffels
Camélia
A camélia é a flor símbolo de Vale Real Em nosso município encontramos a flor camélia nas propriedades de famílias italianas e alemãs, provenientes de seus antepassados. Em entrevistas realizadas com alguns idosos de Vale Real, ainda possuem os pés de camélia plantados pelas suas avós, pois a planta chega a atingir os cem anos de idade.
Desse modo, considera-se a planta de valor histórico, merecedora de ser o símbolo do município.
Rota Turística Caminho Sabores das Frutas
Rota Turística Caminho Sabores das Frutas: implantada em 2008 na localidade de Forqueta Baixa, o trabalho de implantação da rota iniciou com a participação dos alunos da rede municiapal de ensino da Escola de Arroio do Ouro. Hoje, conta com 11 famílias participando dos trabalhos, onde receberam em 2011 aperfeiçoamento com o SENAR. Portanto, o roteiro é colonial com visita às residências das famílias, nos parreirais, nos pontos turísticos da localidade, entre outros.
Contatos com (51)3637 7050 na Prefeitura ou pelo e-mail: turismovalereal@yahoo.com.br.
Praça do Bosque
Essa praça está à disposição da comunidade desde agosto de 2009. O local foi revitalizado sem causar impacto à natureza. A idéia de criar esta praça surgiu para valorizar uma área verde, arborizada, com desnível no terreno e no centro da cidade. Como diferencial dessa praça esta a diversidade de plantas nativas e vegetações secundárias.
Ponte sobre o Rio Caí
É a ponte mais antiga do Vale Real, construída em 1952, integrando Vale Real com a localidade de Bananal, Feliz/RS.
Casa do Artesão
É um ponto de referência e visitação aos visitantes e munícipes. Neste espaço as artesãs locais, por meio do Grupo ArteVale, realizam encontros semanais para a produção de artesanados e diversos produtos que estão dispostas para quem deseja adquirir uma lembrança da cidade. A Casa do Artesão integra o Centro Cultural da cidade ao lado do Centro de Convivência Arno Stoffels e a Casa da Cultura Professor José Octávio Gregory.
Casa de Cultura José Octavio Gregory
A Casa de Cultura José Otavio Gregory compõe o Centro Cultural de Vale Real. Em seu interior os visitantes podem prestigiar o Museu da Colonização e a Biblioteca Padre Benno Petry. O nome que identifica a Casa da Cultura faz referência ao poeta e professor José Otavio Gregory, munícipe ilustre da história local.
Prefeitura Municipal de Vale Real