Notícias

12ª Festur registra público de 27 mil pessoas



A cidade de Salvador do Sul vivenciou dias de muita alegria durante a 12ª Festur, ocorrida desde a última terça, 14 de novembro e encerrada no domingo, dia 19. O dia ensolarado e o show da dupla sertaneja Fernando & Sorocaba coroaram o domingo, que contou com um público recorde em um único dia de festa de todas as edições da Festur: 12 mil pessoas. O presidente da 12ª Festur, João Canisio Hoffmann conversou com os artistas, que elogiaram o evento e a cidade. “Ficamos encantados com a beleza dos morros e a paisagem. Parabéns pela bonita cidade”, disse Sorocaba ao presidente.

 



Pontualmente às 19 horas e 30 minutos eles subiram ao palco para dar início ao show da turnê Sou do Interior, que intitula a primeira música cantada pelos artistas. Com um palco totalmente adaptado, amplos telões, Fernando & Sorocaba mostraram a versatilidade com o público, sempre muito receptivos, e fizeram homenagens ao sertanejo de raiz, cantando músicas como Evidências, e claro, seus novos sucessos que já estão na ponta da língua dos fãs como Menina Pipoco e Terapinga. Após quase duas horas de show a dupla trouxe ainda Bala de Prata, grande sucesso que levou a multidão à loucura.

 



Logo após o show a comissão organizadora da 12ª Festur, o prefeito Marco Aurélio Eckert, vice Leo Haas, equipe de secretários municipais, presidente da AAOMA, promotora do evento, Gilson Braun, presidente da Câmara de Vereadores de Salvador do Sul, Cristian Muxfeldt, demais vereadores e as soberanas de Salvador do Sul e da festa, Rainha Caroline Andreia Klein e Princesas Lana Stoffels Schultz e Sandy Naiana Abel Lunckes subiram ao palco para agradecer ao público e todos que colaboraram. A Rainha Caroline falou sobre a trajetória de divulgação e agradeceu aos familiares e amigos pelo apoio. O prefeito Marco Eckert parabenizou a comissão organizadora e à sua equipe pela realização da Festur. “Com a ajuda de todos conseguimos realizar uma grande festa”, disse. Já o presidente da festa, João Canisio Hoffmann ressaltou as grandes mudanças realizadas nesta edição e agradeceu o público pela participação. “Tudo que realizamos foi pensando em vocês, que hoje e durante toda festa estiveram aqui, nos prestigiando. Com certeza essa é a melhor edição de todas, e sabemos que a próxima vai ser ainda melhor”, disse Canisio.

 



O domingo contou ainda com a 2ª Rústica na Festur, com a participação de cerca de 70 atletas. A largada ocorreu no portão 2 às 9 horas e em diversas categorias. O evento esportivo foi organizado pelo Sesc/RS de Montenegro e a premiação ocorreu no palco Cultural. Já à tarde foram realizadas apresentações artísticas de dança gaúcha, alemã, apresentação da peça teatral Como Tudo Aconteceu – Redescobrindo Salvador do Sul, do grupo Entre Mil Galáxias no Palco Cultural, uma das novidades da Festur mais elogiadas e aplaudidas.

 



As bandas Modello, Portal da Serra e a dupla sertaneja Cassius  Matheus complementaram a programação mais que especial da 12ª Festur que encerrou em grandessíssimo estilo.



 



Palco Cultural é novidade elogiada na 12ª Festur



Um dos locais mais prestigiados na 12ª Festur foi o Palco Cultural. A novidade na décima segunda edição da festa foi amplamente aproveitada, com apresentações artísticas e culturais durante todos os momentos nos seis. Os grupos de danças folclóricas alemãs de Salvador do Sul, Volkstanzgruppe von Kappesberg e de São Pedro da Serra, Sankt Petrus, se apresentaram inúmeras vezes no Palco Cultural, sempre lotado para assistir às exibições. A Mostra de Orquestras no feriado do dia 15 empolgou, cujos grupos eram de Salvador do Sul, Harmonia, São José do Sul e Bom Princípio.

 



O teatro também recebeu mais valorização. As meninas do grupo teatral de Salvador do Sul, Entre Mil Galáxias apresentaram a peça Como Tudo Aconteceu – Redescobrindo Salvador do Sul, que continha um enredo que fazia uma leitura sobre o surgimento da Festur, cerca de cinco vezes, sempre com um excelente público assistindo. A peça tem direção e produção do professor de teatro da Oficina Municipal de Artes, Marcos Cardoso, que comandou o Palco Cultural em todos os dias da festa. Além da peça sobre a Festur, estiveram no Palco Cultural as encenações de Tesouro de Pano e As Bodas da Filha do Bandoleiro, da Cia Cena Aberta, com direção também de Marcos Cardoso.

 



A presença das invernadas gaúchas da região também merece destaque. De coreografias tradicionais, como o Pezinho e Maçanico, às mais teatralizadas como a faca Maruja, os grupos de Salvador do Sul, São Pedro da Serra, São José do Sul e Barão mostraram seu empenho e disciplina com apresentações impecáveis. “Ficamos emocionados com a grande presença do público nas apresentações do palco Cultural. Foi um grande acerto e agradecemos imensamente a todos que participaram”, ressaltou Elaide Petry Löff, secretária da Cultura, Turismo, Desporto e Lazer e também vice-presidente da 12ª Festur.

 



Teve ainda a presença de bandas locais no Palco Cultural, com o show da banda Seres ou Senhores, com integrantes de Salvador do Sul e região, e a Balada da 12ª Festur, com o comando do DJ Braian, atraindo sempre grande público nas madrugadas da festa.



 



Espaço da Agricultura Familiar é ampliado e contou com extensa programação



Uma das unanimidades na 12ª Festur foi o novíssimo Espaço da Agricultura Familiar. Praticamente metade do Parque Affonso Christóvão Wallauer foi dedicado às atividades rurais de Salvador do Sul e de toda região. Logo no início do espaço a presença da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sim/Susaf e a encantadora Fazendinha, com mostra de pequenos animais, como caprinos, ovinos, gado, coelhos, peixes, porquinhos da índia e suínos. O encantamento maior era das crianças vendo os animaizinhos bem de perto e podendo acaricia-los. Os animais são de propriedade de produtores rurais locais, que são Fabiano Muller, Jaqueline Stein, Leonardo Vier, Gabriel Maldaner, Ariel Patzlaff, Dieter Roese, Leandro S. de Andrade, Achiles Gasperin e Joel Mossmann.

 



Ainda, as agroindústrias familiares dos municípios de Salvador do Sul, Barão, São José do Sul, Bom Princípio, Carlos Barbosa e Poço das Antas, que trouxeram seus deliciosos produtos coloniais de qualidade, sendo um dos estandes mais visitados do parque.

 



A Gastronomieplatz, a praça de alimentação colonial, foi um grande prestígio na 12ª Festur. Com chope artesanal, bolinho de batata feito pelas mãos do grupo de Voluntárias de Salvador do Sul, peixe frito e os doces, não teve sequer um momento de mesas vazias. As filas para garantir a comida e bebida colonial se estendiam durante todo o dia e os elogios vieram de todos, salvadorenses e visitantes. O local, antes pouco utilizado nas edições posteriores da Festur, ganhou vida e foi um dos locais mais visitados. E na Casa de Cultura Irmão Vicente Slany o café colonial da Nona Diva com produtos de agroindústrias de toda região.

 



O espaço da Agricultura Familiar teve ainda a Vitrine do Peixe, que realizava oficinas diárias de manejo com o pescado, sempre finalizando as palestras com o público podendo provar um petisco feito de peixe. Os espaços institucionais da Emater, com as mostras de hortifrúti, carvão vegetal, com a presença de empresas salvadorenses e a reprodução de um forno de carvão em tamanho reduzido, o PNAE, com as atividades realizadas do setor de merenda escolar, e as agroindústrias Koloniebachaus, sempre com pães, roscas e cucas feitas na hora e Conservas Patzlaff, com o melhor das conservas de pepino, rabanete, entre outros, fecharam o espaço mais que prestigiado e aplaudido.



 



Música eclética foi marca da 12ª Festur



Para quem curte rock, o dia foi sábado, 18 de novembro na 12ª Festur. E de todos os estilos. Começando com o rock pesado de AC/DC cover em dia de tributo, pois no sábado faleceu o fundador da banda original, Malcolm Young, aos 64 anos. Os gaúchos de Caxias do Sul que fazem show em homenagem aos artistas que, segundo eles, mudaram suas vidas, deram tudo de si no palco e os fãs ficaram emocionados. Inclusive levaram o guitarrista no meio do público em cima dos ombros, num momento de exaltação e alegria. Logo após foi o momento do pop/rock da banda NXZero, em um de seus últimos shows da turnê Saidera, uma vez que Di Ferrero, Gee Rocha, Daniel Weksler, Caco Grandino, Fi Ricardo, Yuri Nishida e Philip vão desfrutar de um período sabático. Antes da apresentação estiveram ainda pela cidade de Salvador do Sul e inclusive visitaram uma farmácia. Receberam fãs de todo Estado, como a Renata Ribeiro da Silva, de Erechim, que viajou mais de quatro horas para ver de pertinho a banda. A jovem teve ainda a chance de tirar uma foto com a NXZero, pois venceu uma promoção na rádio Tamaran, de Salvador do Sul. “Vi a promoção no site da rádio e tentei. Quase morri de emoção quando soube que ganhei e não tive dúvidas de vir para a Festur. Estou amando”, disse ela, colada na grade desde às 14 horas do dia 18, quando o show iniciaria somente na madrugada do dia 19.

 



Para os fãs de carteirinha, a NXZero não decepcionou, trazendo músicas do novo álbum, como Fração de Segundo, e as clássicas e mais famosas, como Cedo ou Tarde. Di, vocalista da banda, recordou a participação em outra edição da Festur e se disse emocionado em poder voltar antes da pausa da banda. “Estou muito feliz em estar aqui e espero que todos vocês também. Tá todo mundo bem aí?!”, gritou e recebeu em uníssono a resposta positiva. A banda gaúcha Dinamite Joe começou sua apresentação logo após o show nacional do NXZero e fechou a noite com muito rock e clássicos.

 



Mas o sábado não foi só de rock. Os apreciadores do nativismo estiveram bem servidos com o grupo Alma do Pampa, uma das unanimidades na região da preferência dos ativos dos CTG´s e o show inesquecível do Baitaca. Antônio César Pereira Jacques, conhecido popularmente por Baitaca, é o cantor e compositor brasileiro de música nativista de raiz, com composições cujo as letras são em duplo sentido e contam histórias sobre a vida no campo. O palco principal foi tomado por quem gosta de uma boa dança e muitos se divertiram com as músicas do artista, que foi muito elogiado por sua apresentação inesquecível.

 



Melhores bandas do Estado estiveram na 12ª Festur



“Tudo vai mudar em mim, só depende de você!” Quem leu, leu cantando. As composições mais que conhecidas da banda Barbarella foram entoadas por mais de cinco mil pessoas na sexta, 17 de novembro durante a 12ª Festur. Com grande performance a banda deixou os fã-clubes a postos na frente do palco emocionados. Brilha Som, uma das bandas de baile mais populares no Estado do Rio Grande do Sul, fizeram um show mais que inspirado e com super produção. Banda Passarela e Musical Champion foram as atrações da abertura, ocorrida dia 14.

 



Os Atuais, Porto do Som e o show nacional com Tchê Garotos se apresentaram na quarta-feira, dia 15 de novembro, feriado nacional. No dia o parque da Festur recebeu milhares de visitantes que beberam milhares de litros de chope, em um dia de temperatura acima dos 30 graus.

 



Happy Brass e Viva Alegre fizeram a alegria da Terceira Idade no baile ocorrido no sábado, dia 18 de novembro. Os integrantes do Viva Alegre, que são de Salvador do Sul, passearam por todo o parque com sua bandinha tradicional animando o público.

 



Festur tem primeira cavalgada e diferentes seminários rurais



A primeira cavalgada da Festur ocorreu no dia 15 de novembro, feriado nacional. Mais de 30 cavalarianos percorreram cerca de dez quilômetros na cidade de Salvador do Sul, pelos principais pontos turísticos e terminando o trajeto dentro do parque Affonso Christóvão Wallauer, onde ocorreu a festa. As soberanas Caroline, Lana e Sandy acompanharam os cavaleiros em uma charrete toda enfeitada de margaridas, flor-símbolo de Salvador do Sul. O presidente da 12ª Festur João Canisio Hoffmann recepcionou os cavalarianos junto da equipe da secretaria da agricultura e meio ambiente com a secretária Gledes Forneck, prefeito Marco Eckert e vice-prefeito Leo Haas.

 



Ocorreram ainda o seminário sobre a situação e perspectivas da bacia leiteira municipal, ministrado pela Emater, a Mostra Equina com julgamento, com participações de cerca de 10 criadores de cavalo crioulo e presença dos alunos do colégio agrícola de Teutônia na Vitrine do Peixe.

 



O retorno dos passeios turísticos



Em parceria com a secretaria municipal da Cultura, Turismo, Desporto e Lazer de Salvador do Sul, Emater/Ascar-RS, sítio Recanto das Cachoeiras, Rota Colonial da Linha Stein, agência de turismo Jumitur e Pousada Kolonie Gasthaus, a 12ª Festur contou com uma das atrações mais importantes do evento, os passeios turísticos. Sendo a Festur a Festa do Turismo, foram pensados três roteiros especiais, como o city tour, visita às comunidades rurais e à nova estrutura turística de Salvador do Sul, o sítio Recanto das Cachoeiras. Os grupos conheceram os principais pontos turísticos, como o Túnel da Linha Bonita, em excursões saídas do parque da Festur. Todas as visitas eram acompanhadas por um guia turístico e tinham duração entre 40 minutos a duas horas. Os passeios seguem após a Festur e podem ser agendados pelo telefone 51 981863746.

 



Além dos roteiros, no dia 17 de novembro foi realizado um painel sobre turismo rural com a presença da secretária da agricultura e meio ambiente, Gledes Forneck, uma das mentoras do roteiro Caminho das Velhas Colônias, e o Fabio Andre da Encarnação, supervisor da Emater Regional de Lajeado. O público presente foi de representantes do turismo de todo o Vale do Caí, que após a palestra desfrutaram de um delicioso Café Colonial da Nona Diva e fizeram passeios turísticos.



 



Recrearte tem nova edição na Festur



Mais uma vez a Recrearte é realizada durante a Festur. O dia dedicado somente às crianças das escolas do município de Salvador do Sul na festa foi a quinta-feira, 16 de novembro, quando mais de 500 estudantes do ensino infantil e fundamental passaram pelo Parque Affonso Christóvão Wallauer. Inicialmente assistiram o Festival Infantil com o teatro da Frozen e após intervenções com personagens famosos entre a garotada como Minions, Masha e o Urso, Lady Bug e Patrulha Canina. 

 



Os estudantes receberam ainda um lanche e após uma sobremesa, com espetinho de morango com chocolate e algodão doce. O restante do dia foi de muita diversão com o parque inflável liberado para a garotada. Já no sábado, 18 de novembro, os portões estavam abertos para os alunos do ensino médio e corpo docente para que pudessem curtir a 12ª Festur.





Abertura da 12ª Festur teve grande público



Com entusiasmo e alegria a 12ª Festur foi aberta pelo prefeito de Salvador do Sul Marco Aurélio Eckert no dia 14 de novembro no Parque Affonso Christóvão Wallauer. Em seu discurso, o prefeito ressaltou a importância da festa para o município e parabenizou a todos pelo incansável trabalho nos últimos meses. “Todos se esforçaram bastante para fazer a melhor festa que vocês merecem. Esperamos que curtam muito o evento de nossa cidade”, disse Eckert.

 



A abertura oficial da 12ª Festur contou com Celebração da Palavra na Igreja Três Santos Mártires das Missões, celebrada pelo pároco local Pedro Ritter, que desejou uma festa feliz para todos. Após, a apresentação do Coral Municipal para então todos os presentes seguirem com alegria e bandinha até o parque municipal para iniciar o protocolo de abertura.

 



A presença de cerca de 15 prefeitos do Vale do Caí e serra gaúcha na abertura da 12ª Festur mostrou a união entre os municípios vizinhos. “Estamos muito felizes com a grande presença de praticamente todos os prefeitos da nossa região, demonstrando que nossa integração é forte em prol de nossas cidades”, destacou o prefeito salvadorense.

 



O presidente da 12ª Festur, João Canisio Hoffmann agradeceu o trabalho de todos para que a Festur fosse realidade. “Esse parque nos últimos dias parecia um formigueiro, de tanta gente que circulava para deixar tudo pronto. Só temos a agradecer pelo empenho e sabemos que será uma grande festa”, destacou Hoffmann.

 



As soberanas por sua vez contaram sobre a trajetória de divulgação e revelaram a admiração que tem pela cidade que representam. “Foi com muita honra que divulgamos nossa festa por todo Estado. Estamos felizes pelo trabalho realizado”, disse a Rainha Caroline Klein acompanhada das princesas Lana Schultz e Sandy Lunckes.

 



A abertura oficial da 12ª Festur teve ainda o primeiro barril de chope da Goldbier aberto para o brinde da comissão e convidados, com show de fogos de artifício para abrilhantar a noite. O descerramento da fita no Ginásio Poliesportivo fechou a solenidade, com primeira passagem do público na Multifeira comercial e industrial, que este ano contou com a presença de mais de 100 expositores, sendo que quase metade deles eram de expositores locais.

 



Banda Passarela, Musical Champion e Dj Braian foram as atrações musicais no primeiro dia da Festur.

 



Foto: Erasio Ferreira

Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Salvador do Sul/RSCathierine Hoffmann – Jornalista responsável MTB RS 16320



 


Adicionar Comentário