Notícias

Aprovado o projeto que cria a Rota Turística do Vale do Caí

Foi aprovado por unanimidade (47 votos) o projeto que institui a Rota Turística do Vale do Caí. A votação aconteceu quarta-feira, 27 de março, na Assembleia Legislativa. De autoria do deputado Tiago Simon (PMDB), a rota inclui os 19 municípios da região, abrangendo uma população estimada em 183 mil habitantes e uma área total de 1.854,4 Km.



Entre os objetivos do projeto está o desenvolvimento sustentável do potencial turístico regional; o fortalecimento, a ampliação e o desenvolvimento da produção local nas áreas do turismo cultural, histórico, religioso, gastronômico, ecológico, de aventura ou arquitetônico; o incentivo à organização produtiva das comunidades locais relacionas ao turismo, ao artesanato e à geração de novas fontes de emprego e renda. Prevê ainda a implantação de mecanismos de educação ambiental e o incentivo aos empreendimentos turísticos.



Por meio da criação da rota, poderão ser buscados recursos e o apoio de órgãos públicos. O projeto inclui na Rota Turística os municípios de Alto Feliz, Barão, Bom Princípio, Brochier, Capela de Santana, Feliz, Harmonia, Linha Nova, Maratá, Montenegro, Pareci Novo, Salvador do Sul, São José do Hortêncio, São José do Sul, São Pedro da Serra, São Sebastião do Caí, São Vendelino e Vale Real.



Dentre os atrativos da região, o projeto destaca as duas rotas já existentes na região – a Rota do Caminho das Velhas Colônias e a Rota dos Sabores e Saberes – e também as belezas naturais e arquitetônicas do Vale do Caí, como o Túnel da Linha Bonita, localizado em Salvador do Sul; estradas como Buarque de Macedo e Rio Branco; as cascatas de Maratá; rio Caí, morros e mais prédios históricos e culturais, além de grandes eventos, como as festas do Moranguinho, de Bom Princípio, e da Bergamota, de São Sebastião do Caí, entre outros.



Texto: Guilherme Baptista

Adicionar Comentário