Notícias

As mulheres são a maioria entre os devedores, aponta um levantamento do SPC

As mulheres são maioria entre os devedores: 56% contra 44% dos homens, aponta levantamento do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).



Quanto à faixa etária, a concentração é mais elevada entre os adultos de 25 a 49 anos, que juntos representam 65% da amostra. Nove em cada dez (93%) inadimplentes entrevistados são das classes C, D e E, e 7% pertencem às classes A e B. A pesquisa mostra também que 75% dos inadimplentes têm, no máximo, o Segundo Grau completo.



O levantamento aponta ainda que entre os consumidores com contas em atraso, 48% não têm condições financeiras de pagar nem ao menos uma parte da dívida nos próximos três meses. O cenário é similar ao do segundo semestre do ano passado, quando o índice ficou em 46%.



De acordo com o estudo, o valor médio do total das dívidas do brasileiro é de quase R$ 2.980, mas 43% não sabem ao certo o quanto devem. Apenas 20% das pessoas acreditam que vão pagar a dívida integralmente nos próximos três meses e 26% pretendem pagar ao menos parte do que devem.





Desemprego



Independentemente do gênero, o desemprego em alta foi apontado como o grande vilão da inadimplência no País, que atinge 59,4 milhões de brasileiros, de acordo com levantamento feito pelo SPC Brasil e CNDL em todas as capitais do país.



Dos consumidores que têm contas em atraso, mais de um quarto (26%) culpa a perda do emprego, percentual que sobe para 27% quando considerado somente os indivíduos das classes C, D e E. E não era para menos. Dados divulgados no último dia 16 pelo IBGE apontam que o Brasil tem 26,3 milhões de trabalhadores desempregados no segundo trimestre.



Informações e foto: SPC Brasil/Agência de Notícias

Adicionar Comentário