O desassoreamento está sendo realizado em duas frentes em Bom Princípio. No rio Caí a retirada do material ocorre em parceria com o Governo do Estado, que disponibilizou horas de máquina, escavadeira e caminhão para a realização do serviço. Só no leito do rio, serão retirados cerca de 22 mil metros cúbicos de material, composto por cascalho e areia. Conforme a Prefeitura, este material está sendo reaproveitado para a manutenção das estradas, além de beneficiar agricultores e empresas. Além disso, o material é levado para o britador, que foi reativado para moagem, e na sequência, usado em vias públicas.
Já no Arroio Forromeco, o trabalho de desassoreamento é uma iniciativa direta da Prefeitura, que atua na região das localidades de Santa Teresinha, Piedade e arredores. De acordo com a Prefeitura, o material retirado também é usado nas estradas e propriedades locais, sempre com a devida licença ambiental.
Para facilitar a logística, parte do material retirado no rio Caí está sendo depositado em um terreno na localidade de Bela Vista. Assim, em dias de chuva ou conforme a necessidade, os caminhões da Prefeitura fazem o transporte até o britador, agricultores ou empresas. “O desassoreamento é fundamental para evitar enchentes e garantir a manutenção das estradas rurais. Além disso, o aproveitamento do material reforça o uso consciente dos recursos naturais”, explica o prefeito Vasco Brandt.