No alto do morro da família Wentz, ciclistas de todo o Estado darão a largada em busca dos melhores tempos na 10ª etapa do Campeonato Gaúcho de Downhill, marcada para os dias 12 e 13 de dezembro, sábado e domingo. A expectativa é grande nos 2.100 metros de descida, em terreno íngreme, com obstáculos e quatro rampas, duas atrás do salão da comunidade evangélica e duas sobre o asfalto, formando uma espécie de viaduto, ligando ao acesso do campo de futebol da comunidade evangélica. “Por sinal, dois pontos em que a comunidade e visitantes poderão apreciar as manobras radicais dos pilotos”, afirma o ciclista e participante da prova Júnior Wartha, que divide seu tempo entre Farroupilha e São Vendelino.
A expectativa é grande sobre o retorno de São Vendelino ao circuito do downhill no Estado. De acordo com o presidente da Federação Gaúcha de Ciclismo (FGC), Marcos Lorenz, o município foi um dos primeiros a sediar o esporte no Brasil. A primeira prova em solo são-vendelinense ocorreu em 1994, seguindo-se muitas outras. No entanto, há pouco, a cidade deixou de fazer parte do roteiro dos ciclistas adeptos do downhill. Agora volta ao cenário, gerando muito entusiasmo na turma que pedala. Pilotos de todo o país estão ansiosos para conhecer a pista construída por Júnior Wartha e seu pai, Marcos Wartha, e que carrega o nome da família: Pista do Wartha. Lorenz antecipa que devem participar da etapa pilotos de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais que querem conhecer São Vendelino.
De acordo com a prefeita Marlí Lourdes Oppermann Weissheimer, o evento tem um forte apelo turístico. Ela lembra que os atletas fazem o percurso com câmeras nos capacetes, captando imagens que depois compartilham nas redes sociais, colocando o município em evidência em todo o país. O chefe de Obras de São Vendelino, José Jair Jahn, informa que, para a largada, os atletas serão conduzidos por trator e carroção até o início da pista, que corta as terras da família Wentz e da comunidade evangélica, com acesso pela área das famílias Brückmann e Werner. Inclusive foi montado um esquema especial de socorro, pela dificuldade de acesso de ambulâncias ao local da prova.
O campeonato, organizado pela Federação Gaúcha de Ciclismo (FGC), com apoio da Prefeitura, deve reunir entre 200 e 220 participantes, divididos em categorias masculinas e femininas. As inscrições antecipadas podem ser feitas via site SPRINTA (www.sprinta.com.br/), com 10 reais de desconto em cada inscrição até 10 de dezembro (quinta-feira da próxima semana). O regulamento pode ser acessado no site da Federação Gaúcha de Ciclismo (www.fgc.com.br/). Como parceiro da FGC na 10ª etapa do Campeonato Gaúcho de Down Hill, a Prefeitura de São Vendelino ajudará com o aporte de R$ 7,9 mil, para auxiliar na organização do evento e premiação.
PROGRAMAÇÃO
SÁBADO -12 DE DEZEMBRO:
08h: Início das inscrições
8h30: Início dos treinos
8h30 - 10h: Treinos Estreante, Rígida, Infanto, Feminino, Máster C e Veterano
10h -11h30 - Treinos livres demais categorias
11h30 - 12h: Treinos somente categoria Elite
13h: Tomada de tempo classificatória
DOMINGO -13 DE DEZEMBRO:
8h - 9h30: Treinos Estreante, Rígida, Infanto, Feminino, Máster C e Veterano
9h30 - 10h30: Treinos livres demais categorias
10h30/11 horas: Treinos somente categoria Elite
12h: Tomada de tempo oficial
17h: Premiação da prova
Informações: Jane Catarina de Oliveira/Assessoria de Comunicação (Prefeitura Municipal de São Vendelino)