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Carteiras de trabalho voltam a ser emitidas de forma manual a partir desta quarta-feira, dia 5.

A partir desta quarta-feira, dia 5, cada estado terá disponível a quantidade necessária de carteiras para atender à demanda local.



O Ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, determinou a emissão de 1,5 milhão de carteiras de trabalho para atender à demanda emergencial, tendo em vista as falhas no sistema digital. “A partir do dia 5 de outubro, nenhum trabalhador ficará sem atendimento”, afirma o ministro.



Ronaldo Nogueira determinou a suspensão do agendamento eletrônico até que o sistema seja normalizado e possa prestar um serviço de excelência a todo o trabalhador brasileiro. “Enquanto o sistema não estiver realmente funcionando, o trabalhador não passará mais por situação de constrangimento."



O ministro deu um prazo de 30 dias para que a Secretaria de Políticas Públicas de Emprego (SPPE), responsável pelo Sistema Sine, apresente uma solução definitiva para o sistema digital de emissão de carteiras de trabalho. Enquanto isso, o trabalhador será atendido presencialmente nas agências Sine, sem precisar de agendamento prévio.



A partir do dia 5 de outubro, cada Estado terá disponível a quantidade necessária de carteiras para atender à demanda local. Para o Rio Grande do Sul estarão disponíveis 30 mil carteiras.





Histórico



O sistema de emissão de carteira digital do trabalho foi lançado em maio de 2008. Em setembro de 2015, recebeu uma atualização, ao mesmo tempo em que foi implantado o agendamento eletrônico. Desde então, o sistema começou a apresentar problemas constantes.



A orientação do Ministério do Trabalho é que neste período de atendimento presencial, os trabalhadores em situação de emergência procurem as agências do Sine.



Rubem Pires Junior – Jornalista – MTb 9310/RS

Fonte: Ministério do Trabalho

Imagem: Divulgação

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