Terminar a faculdade e seguir carreira em uma empresa pública ou privada não é mais a realidade profissional predominante entre o jovem brasileiro. Em 2017, cresceu o número de empreendedores entre 18 e 34 anos que estão envolvidos na criação do próprio negócio. Já são 15,7 milhões de jovens que estão levantando informações para ter um negócio ou que já têm empresa com até três anos e meio de atividade, um aumento de 7 pontos percentuais, na participação relativa, na comparação com 2016.
Os dados fazem parte do relatório executivo Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizado no Brasil pelo Sebrae, em parceria com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP). A pesquisa mostra que um em cada três adultos brasileiros, entre 18 e 64 anos, é empreendedor ou está envolvido na abertura do próprio negócio. Dos 27,4 milhões de empreendedores iniciais, 15,7 milhões estavam na faixa dos 18 a 34 anos, em 2017, conforme a pesquisa GEM. Aumentou também, de 57% para 59%, o percentual de brasileiros que empreendem por oportunidade.
“O jovem brasileiro já entendeu que para ter trabalho a melhor alternativa é criar o próprio negócio. É empreender, inovar e gerar novas oportunidades de trabalho. E eles não empreendem por necessidade, estão de olho nas oportunidades do mercado, atendendo demandas sociais e movimentando a economia. Este resultado também traz alguns indícios de recuperação da nossa economia”, destacou Heloisa Menezes, diretora técnica no exercício da presidência do Sebrae.
O empreendedorismo no Brasil em 2017, de acordo com o relatório GEM, considerando as diferentes faixas etárias, mostra que os jovens de 25 a 34 anos foram os mais ativos na criação de novos negócios. Isso significa que 30,5% dos brasileiros nessa faixa etária estão tentando criar um negócio ou já são proprietários e administram um empreendimento em estágio inicial, com até três anos e meio de criação. Em seguida, nesse ranking, aparecem aqueles ainda mais jovens, de 18 a 24 anos, com 20,3% deles envolvidos na criação de novos negócios. O perfil dos novos empreendedores em 2017 manteve destaque para a mulher, que respondeu por 52% dos empreendedores iniciais.
Sobre o GEM
O programa de pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), de abrangência mundial, é uma avaliação anual do nível nacional da atividade empreendedora. Atualmente, no mundo, o GEM é o maior estudo contínuo sobre esta dinâmica. O projeto GEM é administrado pela holding Global Entrepreneurship Research Association (GERA), ligada às suas duas instituições fundadoras, London Business School e Babson College, Boston, e tem como atividade principal a pesquisa sobre a criação de novos negócios no mundo. Entre outros fatores, a pesquisa levanta dados sobre as diferenças da capacidade empreendedora entre os países; a contribuição do empreendedorismo para o crescimento econômico e tecnológico; o potencial dos governos para promover o empreendedorismo; as relações entre as oportunidades empreendedoras e a capacidade dos indivíduos em explorar novas oportunidades. A pesquisa GEM teve início em 1999, com a participação de 10 países, e hoje são mais de 80 países participantes. Os resultados permitem comparações globais, relatórios nacionais e tópicos especiais baseados no ciclo de coleta de dados anuais envolvendo mais de 300 acadêmicos e pesquisadores.
O Brasil entrou na pesquisa no ano 2000, por meio do Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP), que, ao entender produtividade de forma sustentável, que envolve a ampliação de postos de trabalho, o aumento da renda e o desenvolvimento econômico e social do país, é indicado pelo GERA como realizador exclusivo da pesquisa. O Global Entrepreneurship Monitor atualmente está presente no Brasil inteiro. O IBQP realiza anualmente mais de 10.000 pesquisas individuais no paísl. A pesquisa GEM acontece por meio da obtenção de informações por meio de pesquisas em fontes primárias (entrevistas) e secundárias (documentos e outros estudos). O ciclo anual é iniciado em janeiro do ano em análise, com a reunião dos países participantes, e finalizado em janeiro/fevereiro do ano seguinte, com o lançamento dos resultados. A metodologia usa entrevistas com a população de 18 a 64 anos; entrevistas com especialistas em empreendedorismo (93 selecionados); cálculo da TEA (taxa de empreendedorismo em estágio inicial); cálculo da TEE (taxa de empreendedorismo em estágio estabelecido); cálculo da TTE (taxa total de empreendedores); principais características dos empreendedores e empreendimentos em cada país; recomendações.
A íntegra do relatório executivo 2017 Brasil do GEM pode ser acessado no link que pode ser acessado na íntegra no link m.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/Relat%C3%B3rio%20Executivo%20BRASIL_web.pdf.
Informações: Sebrae e IBQP
Os dados fazem parte do relatório executivo Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizado no Brasil pelo Sebrae, em parceria com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP). A pesquisa mostra que um em cada três adultos brasileiros, entre 18 e 64 anos, é empreendedor ou está envolvido na abertura do próprio negócio. Dos 27,4 milhões de empreendedores iniciais, 15,7 milhões estavam na faixa dos 18 a 34 anos, em 2017, conforme a pesquisa GEM. Aumentou também, de 57% para 59%, o percentual de brasileiros que empreendem por oportunidade.
“O jovem brasileiro já entendeu que para ter trabalho a melhor alternativa é criar o próprio negócio. É empreender, inovar e gerar novas oportunidades de trabalho. E eles não empreendem por necessidade, estão de olho nas oportunidades do mercado, atendendo demandas sociais e movimentando a economia. Este resultado também traz alguns indícios de recuperação da nossa economia”, destacou Heloisa Menezes, diretora técnica no exercício da presidência do Sebrae.
O empreendedorismo no Brasil em 2017, de acordo com o relatório GEM, considerando as diferentes faixas etárias, mostra que os jovens de 25 a 34 anos foram os mais ativos na criação de novos negócios. Isso significa que 30,5% dos brasileiros nessa faixa etária estão tentando criar um negócio ou já são proprietários e administram um empreendimento em estágio inicial, com até três anos e meio de criação. Em seguida, nesse ranking, aparecem aqueles ainda mais jovens, de 18 a 24 anos, com 20,3% deles envolvidos na criação de novos negócios. O perfil dos novos empreendedores em 2017 manteve destaque para a mulher, que respondeu por 52% dos empreendedores iniciais.
Sobre o GEM
O programa de pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), de abrangência mundial, é uma avaliação anual do nível nacional da atividade empreendedora. Atualmente, no mundo, o GEM é o maior estudo contínuo sobre esta dinâmica. O projeto GEM é administrado pela holding Global Entrepreneurship Research Association (GERA), ligada às suas duas instituições fundadoras, London Business School e Babson College, Boston, e tem como atividade principal a pesquisa sobre a criação de novos negócios no mundo. Entre outros fatores, a pesquisa levanta dados sobre as diferenças da capacidade empreendedora entre os países; a contribuição do empreendedorismo para o crescimento econômico e tecnológico; o potencial dos governos para promover o empreendedorismo; as relações entre as oportunidades empreendedoras e a capacidade dos indivíduos em explorar novas oportunidades. A pesquisa GEM teve início em 1999, com a participação de 10 países, e hoje são mais de 80 países participantes. Os resultados permitem comparações globais, relatórios nacionais e tópicos especiais baseados no ciclo de coleta de dados anuais envolvendo mais de 300 acadêmicos e pesquisadores.
O Brasil entrou na pesquisa no ano 2000, por meio do Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP), que, ao entender produtividade de forma sustentável, que envolve a ampliação de postos de trabalho, o aumento da renda e o desenvolvimento econômico e social do país, é indicado pelo GERA como realizador exclusivo da pesquisa. O Global Entrepreneurship Monitor atualmente está presente no Brasil inteiro. O IBQP realiza anualmente mais de 10.000 pesquisas individuais no paísl. A pesquisa GEM acontece por meio da obtenção de informações por meio de pesquisas em fontes primárias (entrevistas) e secundárias (documentos e outros estudos). O ciclo anual é iniciado em janeiro do ano em análise, com a reunião dos países participantes, e finalizado em janeiro/fevereiro do ano seguinte, com o lançamento dos resultados. A metodologia usa entrevistas com a população de 18 a 64 anos; entrevistas com especialistas em empreendedorismo (93 selecionados); cálculo da TEA (taxa de empreendedorismo em estágio inicial); cálculo da TEE (taxa de empreendedorismo em estágio estabelecido); cálculo da TTE (taxa total de empreendedores); principais características dos empreendedores e empreendimentos em cada país; recomendações.
A íntegra do relatório executivo 2017 Brasil do GEM pode ser acessado no link que pode ser acessado na íntegra no link m.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/Relat%C3%B3rio%20Executivo%20BRASIL_web.pdf.
Informações: Sebrae e IBQP