Para ajudar os artesãos a saber se estão no caminho certo para seus negócios prosperarem, o Sebrae criou uma ferramenta que aponta os fatores-chave para o sucesso de um pequeno negócio nesse setor. O objetivo é mostrar ao empreendedor os pontos que devem ser aperfeiçoados para que sua atuação seja bem-sucedida.
A partir de um estudo exploratório com revisões bibliográficas e entrevistas com dezenas de especialistas, empresários e consumidores, foram identificados os dez itens mais sensíveis para o sucesso ou fracasso de um varejo online.
Entenda abaixo quais são eles.
Os fatores do sucesso
1. Comercialização
O importante é negociar com diferentes canais de comercialização, sejam eles digitais ou presenciais. Isso garante a rotatividade dos estoques e facilita o acesso dos clientes às peças produzidas.
2. Embalagens para transporte
As embalagens devem ser resistentes o bastante e adequadas ao transporte dos produtos, para que haja pouca frequência de quebras, arranhões ou abrasões.
3. Logística
O fluxo dos produtos deve acontecer sem interrupções, desde o pedido da matéria-prima até a entrega pontual do produto ao consumidor. É isso que vai garantir a sua satisfação e fidelização com a empresa.
4. Gestão
O gestor deve ter capacidade de automotivação, proatividade para o aprendizado e para o trabalho, liderança, maturidade profissional, boa articulação, controle dos processos e das pessoas, planejamento de objetivos e definições de estratégia para médio e longo prazo.
5. Certificação dos produtos
Os produtos devem atender integralmente aos requisitos referentes à autenticidade, qualidade técnica, qualidade formal e estética, representatividade da cultura regional e adequação ambiental e social no processo de produção.
6. Processo produtivo
Produção deve ser realizada de forma racional e logicamente encadeada, desde a extração da argila até a fabricação do produto final, buscando minimizar o risco de perdas e atingir a eficiência produtiva. Também é importante revitalizar o processo por meio de ações de melhoria, prevenção e correção.
7. Acesso a mercados
Utilize sempre em conjunto canais físicos e digitais para venda e distribuição.
8. Trabalho em rede
É importante participar de comunidades e fazer trocas de informações sobre os processos de produção, formação de preços, redução de custos de transporte e eventos de mercado. Esta socialização também permite difusão e disseminação de seus produtos em regiões que não teria acesso, se trabalhasse de forma isolada.
9. Equipe de trabalho
A equipe deve ser treinada para empregar as melhores práticas no processo de produção, operar os equipamentos com eficiência e garantir a economicidade.
10. Foco direcionador dos negócios
Identifique e satisfaça as necessidades dos compradores.
Saiba mais
· Manual de boas práticas para embalagem de artesanato
· Inovação no artesanato
· Catálogo de Indicações Geográficas Brasileiras sobre o artesanato
· Planejando a exportação de artesanato
· Confira também a página de Artesanato no Portal do Sebrae.
http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/segmentos/artesanato
Informações e imagem: SEBRAE
Edição: Rubem Pires Junior – MTb 9310/RS
A partir de um estudo exploratório com revisões bibliográficas e entrevistas com dezenas de especialistas, empresários e consumidores, foram identificados os dez itens mais sensíveis para o sucesso ou fracasso de um varejo online.
Entenda abaixo quais são eles.
Os fatores do sucesso
1. Comercialização
O importante é negociar com diferentes canais de comercialização, sejam eles digitais ou presenciais. Isso garante a rotatividade dos estoques e facilita o acesso dos clientes às peças produzidas.
2. Embalagens para transporte
As embalagens devem ser resistentes o bastante e adequadas ao transporte dos produtos, para que haja pouca frequência de quebras, arranhões ou abrasões.
3. Logística
O fluxo dos produtos deve acontecer sem interrupções, desde o pedido da matéria-prima até a entrega pontual do produto ao consumidor. É isso que vai garantir a sua satisfação e fidelização com a empresa.
4. Gestão
O gestor deve ter capacidade de automotivação, proatividade para o aprendizado e para o trabalho, liderança, maturidade profissional, boa articulação, controle dos processos e das pessoas, planejamento de objetivos e definições de estratégia para médio e longo prazo.
5. Certificação dos produtos
Os produtos devem atender integralmente aos requisitos referentes à autenticidade, qualidade técnica, qualidade formal e estética, representatividade da cultura regional e adequação ambiental e social no processo de produção.
6. Processo produtivo
Produção deve ser realizada de forma racional e logicamente encadeada, desde a extração da argila até a fabricação do produto final, buscando minimizar o risco de perdas e atingir a eficiência produtiva. Também é importante revitalizar o processo por meio de ações de melhoria, prevenção e correção.
7. Acesso a mercados
Utilize sempre em conjunto canais físicos e digitais para venda e distribuição.
8. Trabalho em rede
É importante participar de comunidades e fazer trocas de informações sobre os processos de produção, formação de preços, redução de custos de transporte e eventos de mercado. Esta socialização também permite difusão e disseminação de seus produtos em regiões que não teria acesso, se trabalhasse de forma isolada.
9. Equipe de trabalho
A equipe deve ser treinada para empregar as melhores práticas no processo de produção, operar os equipamentos com eficiência e garantir a economicidade.
10. Foco direcionador dos negócios
Identifique e satisfaça as necessidades dos compradores.
Saiba mais
· Manual de boas práticas para embalagem de artesanato
· Inovação no artesanato
· Catálogo de Indicações Geográficas Brasileiras sobre o artesanato
· Planejando a exportação de artesanato
· Confira também a página de Artesanato no Portal do Sebrae.
http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/segmentos/artesanato
Informações e imagem: SEBRAE
Edição: Rubem Pires Junior – MTb 9310/RS