Notícias

Estudantes de Bom Princípio conquistam 1º lugar em feira científica e representarão o Brasil nos Estados Unidos

A criatividade e o compromisso com a sustentabilidade levaram dois jovens de Bom Princípio a uma conquista de destaque internacional. Os estudantes Gabriel Orth e João Gabriel Backes Ledur, do curso técnico em Mecânica da Fundação Liberato Salzano Vieira da Cunha, de Novo Hamburgo, alcançaram a primeira colocação na área de Engenharia e Materiais na Mostratec e o Prêmio Sindimetal com o projeto “Reutilização do pseudocaule da bananeira para produção de painéis termoacústicos na construção civil”.

Com o reconhecimento, os alunos garantiram uma vaga para representar o Brasil na International Science and Engineering Fair (ISEF). É a maior feira científica estudantil do mundo, que será realizada nos Estados Unidos.

Orientados pelo professor Ramon Fernando Hans e coorientados por Jader Bernardes, os jovens desenvolveram uma proposta inovadora que transforma o pseudocaule da bananeira — parte do tronco descartada após a colheita — em painéis termoacústicos sustentáveis para uso na construção civil.

O projeto

A pesquisa tem como objetivo transformar o pseudocaule da bananeira — parte do tronco descartada após a colheita da fruta — em painéis termoacústicos sustentáveis para uso na construção civil. Todos os anos, o Brasil descarta cerca de 66 milhões de toneladas deste material, geralmente deixado no solo sem aproveitamento.

No estudo, o pseudocaule foi triturado, misturado com cola à base de água e prensado em moldes, dando origem a painéis aplicáveis em paredes e tetos. Os produtos desenvolvidos apresentaram resultados promissores: são leves, resistentes, com boa densidade, excelente isolamento térmico e acústico e não propagam fogo.

A proposta se destaca como uma alternativa ecológica e inovadora para a construção civil, contribuindo para a redução de resíduos agrícolas, o aproveitamento de subprodutos naturais e o fortalecimento da produção sustentável.

O reconhecimento dos jovens pesquisadores é motivo de orgulho para Bom Princípio, evidenciando o potencial da nova geração em desenvolver soluções criativas e ambientalmente responsáveis para desafios reais da sociedade.

Fonte: Prefeitura

Adicionar Comentário