Notícias

Feriado com desfile e atrações no Parque Municipal de Pareci Novo

No feriado de 20 de setembro, amanhã, quinta-feira, o Parque Municipal de Pareci Novo, na margem da RS 124, junto ao CTG Charla Galponeira, estará aberto durante todo o dia.



No local, terá Feira do Artesanato e Agricultura Familiar, tenda com erva-mate, lanches, bebidas, sonorização, espaço para churrasco e toda a estrutura.



A partir das 15h, tem desfile cívico, com as escolas municipais contando a história e a cultura do município. Logo depois, haverá Mateada da Integração. 





Cavalgada



No próximo domingo, dia 23, acontece o 1º Desfile de Cavalarianos, com saída às 9 horas, do Parque Municipal Julio Colling, na Várzea do Pareci, em direção ao Parque Aloys Kerber, na localidade de Bananal, onde será servido almoço ao meio-dia, e terá torneio de laço de vaca mecânica durante todo o dia.



Participarão do desfile, peões e prendas das entidades tradicionalistas do município; Campeira do CTG Charla Galponeira, da Granja Kerber, da Cancha Kleinubing e outros tradicionalistas da cidade, além de vários CTGs e piquetes de toda a região.





As esculturas



Quem visita o Parque Municipal Júlio José Colling nota algo de diferente. Percorrendo as trilhas pavimentadas, logo após adentrar ao lado do CTG Charla Galponeira, na margem da RS 124, são vistas algumas esculturas. São as primeiras de um total de 28 que vão integrar o projeto “Caminhos da Vida”.



O escultor Carlos Rodrigo de Azevedo, 36 anos, já tem os seus trabalhos reconhecidos. Nascido no Pareci, tem seu ateliê na margem da ERS 124, em Porto Maratá, ao lado do campo do São Pedro. Herdou do avô Otto Helmuth Höerlle o talento em esculpir em pedra grés. Após produzir várias figuras decorativas, como de chafariz, estátuas, fontes e outras, agora está esculpindo a história da humanidade, desde os primeiros animais pré-históricos. As pedras utilizadas nas esculturas são extraídas da pedreira que era de seu avô, na localidade onde mora.



Carlos Rodrigo passou a pesquisar sobre assuntos relacionados na internet, mas o seu interesse por história e ciências impulsionou à criação da obra que está sendo instalada no Parque Municipal. A obra intitulada "Caminhos da Vida" será composta por aproximadamente 28 peças figurativas representando a evolução das espécies e da humanidade. No início a ideia era fazer a história do município de Pareci Novo, porém a pesquisa foi se estendendo e a vontade de contar a história do mundo se concretizou. O projeto inicia com a Pangeia, mostrando o planeta Terra com os continentes unificados antes da expansão. Em seguida, são apresentadas três espécies animais que representam eras distintas que mostram o salto evolutivo. Peixes de nadadeiras se tornando anfíbios com patas. Terá ainda os grandes répteis, os primeiros mamíferos e conseqüentemente a história da humanidade exposta em figuras esculpidas nas pedras.



As esculturas, assim que ficam prontas, estão sendo espalhadas no Parque em ordem cronológica para que os visitantes possam mergulhar na experiência artística cercada de natureza e estimulando a todos os sentidos. O tamanho e a forma bruta de cada pedra é que definem que animal, objeto ou personagem surgirá da extração feita com as ferramentas específicas. A pedra grês, de granulação extra-fina, é a preferida de Carlos Rodrigo por não ter veios que possam lascar ou quebrar. ‘Anos atrás, apresentei a ideia do projeto para o prefeito Oregino José Francisco, que me recebeu de braços abertos e se mostrou um grande admirador de arte”, agradece o escultor.  



Oregino destaca que o parque está aberto para a comunidade e visitantes de outras cidades. Além das trilhas e ampla área verde, conta com churrasqueiras. Conforme o prefeito, já tem projeto para a construção de um Centro de Convivência e a meta que futuramente o Parque Municipal seja o palco da Citrusflor, que é a principal festa do município.





Edição: Guilherme Baptista

Adicionar Comentário