Com 146 anos de história, uma das festas religiosas mais tradicionais do Estado inicia na próxima sexta-feira, dia 9 de janeiro, na Praça da Matriz, no centro de São Sebastião do Caí. Até o feriado do dia 20, dia do santo padroeiro, a Festa de São Sebastião terá doze dias de shows, apresentações artísticas, missas, procissão, praça de alimentação, brinquedos infláveis gratuitos, sorteio do Colabore e muitas outras atividades.
Diariamente, às 19h30, acontecem as missas da novena, sempre com diferentes padres e temas, e depois as apresentações na Praça. Dia 11 de janeiro, domingo, terá o Almoço Comunitário e o sorteio do Compre no Caí da CDL. No outro domingo, dia 18, Galinhada com Baile da 3ª idade. E no feriado municipal de 20 de janeiro, terça-feira, ocorre a tradicional procissão luminosa e o sorteio do Colabore, com muitos prêmios especiais.
Toda uma estrutura já está sendo montada, inclusive com área coberta, para garantir a segurança e conforto do público. A expectativa é de uma grande participação da comunidade caiense e da região. O evento é organizado pelo pároco Eduardo André Schuster, vigários, festeiros e conselho paroquial. “É uma festa montada por muitas mãos, envolvendo dez comunidades”, frisa o padre, agradecendo o apoio de todos que estão colaborando.
Destaque para a novena e a programação artística do evento, que foi preparada por voluntários, com entrada franca, envolvendo comunidades, movimentos e grupos de igreja, se dedicando a trabalhar. Já a praça de alimentação contará com lanches e bebidas, tendo como carro chefe o famoso pastel caseiro de São Sebastião, além de batata frita, cachorro-quente, salada de fruta e outras opções.
“É uma festa que tem praticamente um século e meio de história”, ressalta o padre Eduardo Schuster. Os dois primeiros dias serão de Esquenta e depois inicia a novena. “Terá uma programação muito vasta e extensa, digna de uma festa tradicional, com grande participação, aberta para toda a comunidade”, completa.
A Festa da Praça, como também é conhecida, com espírito religioso e social, atrai público de toda a região e do Estado. “São Sebastião tem uma história forte, que meche com a vida do povo. As novenas contam com bênçãos especiais, com diferentes padres e bispos”, ressalta o pároco. Já na parte artística estarão se apresentando ótimos conjuntos e artistas, entre talentos locais e de renome regional, agradando diferentes estilos.
Foi também aberto um espaço para a divulgação da 23ª Festa da Bergamota e das Flores, que acontece neste ano. Terá inclusive no início da programação, dia 9, um Esquenta da Festa da Bergamota.