Notícias

Governo federal regulamenta sistema de registro único de imóveis válido para todo o Brasil

O governo federal divulgou na quarta-feira, dia 12, as regras para criação do sistema de registro único de imóveis, que será administrado pela Receita Federal. Decreto assinado pela presidenta Dilma Rousseff regulamenta o Sinter (Sistema Nacional de Gestão de Informações Territoriais), cuja criação está prevista desde 2009.



De acordo com a Receita, o sistema vai reunir informações de todos os imóveis urbanos e rurais no País, com dados sobre propriedade, vendas, doações, garantias para operações de crédito e geolocalização, por exemplo. Cada imóvel terá também um código identificador, assim como já ocorre com o Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) em relação a veículos.



A Receita ainda terá de adotar medidas legais e operacionais para que o sistema entre em funcionamento. Entre elas, estão a elaboração de um manual e da assinatura de convênios para envio dos dados cadastrais, fiscais e geoespaciais dos imóveis. Após a publicação do manual, haverá prazo de um ano para o início do envio das informações.



Os dados poderão ser acessados pela Receita e pelo Banco Central, entre outros órgãos federais, pelos serviços de registros públicos e notariais e pelas administrações tributárias dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios. 

 

Rubem Pires Junior – Jornalista – MTb 9310/RS

Informações: Agências de notícias diversas

Adicionar Comentário