Notícias

Governo federal vai manter em 300 dólares a cota de compras em free shops

Está prevista para esta semana a publicação da portaria, pelo Ministério da Fazenda, que prorroga por mais um ano a cota de 300 dólares para compras em free shops. A regra atual tem validade até o dia 1º de julho, quando o valor antigo, de 150 dólares, seria retomado.



De acordo com a legislação, o turista pode adquirir produtos até o limite de 500 dólares  se a viagem foi feita por avião ou navio e  300 dólares quando retornam ao país é por via terrestre, fluvial ou lacustre e que sejam trazidos dentro da bagagem.





Leis dos Free Shops em cidades gaúchas



Enquanto isso, a lei dos free shops, de autoria do deputado Marco Maia e sancionada pela então presidente Dilma Rousseff em 2012, que autoriza free shops em 10 cidades fronteiriças gaúchas, segue sem prazo para ser adotado. A Receita Federal ainda trabalha na forma de controle das compras, que também terão o limite de 300 dólares para brasileiros.



Atualmente, a expectativa é sobre a liberação, por parte do governo federal, de uma emenda parlamentar de Marco Maia que destina 750 mil reais para a Receita Federal, justamente para resolver essas pendências que possibilitará a implantação dos free shops gaúchos.



Informações e foto: Agências de Notícias/Divulgação

Rubem Pires Junior – MTb 9310/RS

Adicionar Comentário