Notícias

Inovação para aprender: estudantes dão os primeiros passos no mundo da robótica

Uma formação que reúne tecnologia, lógica e criatividade, preparando os estudantes para os desafios do futuro. Este é o curso de Robótica Educacional LEGO ZOOM, oferecido por meio da parceria entre a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, ACI e SENAI, que envolve alunos da Escola "12 de Maio".

A formação representa um passo essencial para preparar os jovens para um mundo cada vez mais movido pela tecnologia. Mesclando criatividade e pensamento lógico com recursos tecnológicos, a iniciativa amplia as capacidades dos jovens e prepara terreno para novas experiências de estudo e crescimento na carreira.

A turma é formada por 23 alunos do 8º e 9º ano da Escola “12 de Maio”, que participam das aulas no turno oposto ao escolar. Assim, conseguem aprofundar conhecimentos sem interferir na rotina regular, vivenciando experiências práticas que estimulam autonomia, pensamento crítico e resolução de problemas.

Coordenado pelo instrutor de Educação Profissional Marcelo Hoffman, o curso utiliza a robótica como ferramenta de desenvolvimento integral. “No curso de robótica com lego, os alunos aprendem programação de forma prática e criativa. Desenvolvendo habilidades para resolver problemas reais, além da capacidade de trabalho em grupo e comunicação. O que é muito importante para um bom futuro pessoal e profissional”, reitera o professor.

O coordenador pedagógico dos anos finais, Angelo de Freitas, ressalta que o curso de robótica é essencial porque vai muito além do uso da tecnologia. Segundo ele, a proposta fortalece o raciocínio lógico, o pensamento crítico e a capacidade de resolver problemas de forma prática. Ângelo destaca ainda que a disciplina estimula trabalho em equipe e comunicação, competências cada vez mais importantes. “Ao conectar teoria e prática, o curso oferece uma qualificação moderna que prepara os alunos para serem inovadores e competitivos em qualquer área do mercado de trabalho do futuro”, afirma.

Além disso, o coordenador Ângelo destaca que o apoio das famílias é essencial para o sucesso do projeto. Segundo ele, o incentivo em casa fortalece a disciplina e a persistência dos alunos diante dos desafios técnicos da robótica. Essa participação ativa cria um ambiente seguro e motivador, faz com que os estudantes valorizem cada oportunidade e contribui para que o aprendizado se transforme em resultados reais para suas vidas e futuras carreiras.

Ampliar a iniciativa

Com os bons resultados desta primeira turma, a Secretaria Municipal de Educação já planeja estender o projeto de robótica para outras escolas da rede, a partir de 2026. A proposta é ampliar o acesso a uma educação inovadora, inclusiva e alinhada às demandas do século XXI.

O coordenador Angelo reforça este compromisso ao destacar que o sucesso da formação motivou a secretaria a manter o curso na escola onde já funciona e a expandi-lo para novas unidades. “O objetivo é garantir que um número cada vez maior de estudantes tenha contato com este conhecimento essencial para o futuro”, reitera.

Fonte e fotos: Prefeitura

Adicionar Comentário