O sucesso da 19ª Kerbfest de São Vendelino poderia até ser medido pelos números. Afinal, teve público recorde e também um consumo de 15.395 litros de Chopp. Entre pagantes e isentos, foram registradas 21.350 pessoas no sistema Fila Zero pela parceria com o Sicredi, número bastante superior a qualquer outra edição.
Mas o sucesso da festa vai muito além dos números. Kerbfest é entrega, sentimento, envolvimento, conexão e emoção. Durante os sete dias de festa no Pequeno Paraíso, não faltaram reencontros, risadas, abraços, dança, entretenimento, gastronomia e muita diversão. A festa se firmou como um evento para curtir com toda família e pode-se afirmar, ainda, que a Kerbfest segue mantendo o mesmo espírito que a idealizou, lá em 1991. A festa segue como um verdadeiro Kerb: é momento de reunir a família e de receber milhares de visitantes, sem perder o espírito de Kerb, que é viver essa experiência incrível, a alegria desse povo, as tradições germânicas e mesa farta, regada a muita música e dança.
O maior serviço dos seguranças foi conter a criançada superanimada com o primeiro show infantil em terra são-vendelinense. Para os pequenos teve, também, grande variedade de brinquedos infláveis, e uma sala de acolhimento para crianças especiais, troca de fraldas e lactário, que acabou se tornando também um ponto de descanso para toda criançada - e para os pais.
Com o envolvimento direto de oito entidades do município na comercialização de Chopp, bebidas e comidas, a festa contou com um total de 61 espaços, dentre pontos de venda como foodtrucks, cervejarias, mostra da indústria, comércio e espaço agro local.
Em todos os momentos de banda no palco, a pista esteve lotada, com destaque para Indústria Musical, K’Necus, Passarela, La Montanara, Champion, Eco do Rio Grande, Super Banda 0800, Os Atuais, Rainha Musical e a Super Banda Choppão, que tradicionalmente faz o fechamento da festa com uma multidão na pista de dança fazendo a “centopeia” e cantando “eu não vou embora”.
E teve também a presença diária da bandinha típica Novos Camaradas - prata da casa e que se originou da orquestra municipal - e ainda show especial do DJ internacional Sevenn, um grande presente-surpresa para a festa, unindo o tradicional e o moderno sem perder a essência de festa de Kerb do interior.
E além de tradições antigas - como jogos germânicos, encontros de grupos de danças alemãs e gauchescas, Grenal do Chopp e Kerbwagen - a 19ª edição contou com inovações. Um espetáculo inédito, envolvendo todos os grupos culturais, um show infantil, celebração ecumênica no espaço da festa, um Garten com espumantes e destilados, e caminhada histórica e cultural são algumas das novidades deste ano.
E claro que a festa teve também o envolvimento direto das soberanas – a rainha Adriane Stein, princesa Djeniffer Regina Menti e Julia Rocheli Bonfanti – do presidente da festa, Carlos Lagemann, dos vices Leomar Willrich e Fernando Angst, e de toda comissão organizadora, apoiadores, entidades e comunidade em geral, pessoas que fizeram tudo acontecer.
Com o sentimento de “missão cumprida”, administração municipal, comissão organizadora e Orquestra Municipal de São Vendelino (proponente do evento) enaltecem a Kerbfest. “É incrível recebermos quase dez vezes a população de São Vendelino em sete dias de festa e conseguir acolher bem e servir a todos com alegria e hospitalidade. E isso tudo é realizado por um grande grupo de pessoas que ama a festa, e a ela vem se dedicando há alguns meses. Não fosse o empenho e entusiasmo de toda a comunidade, a festa não seria possível. Em nome de todos os envolvidos, agradeço pela dedicação e empenho da comunidade para que a nossa Kerbfest fosse esse sucesso”, emociona-se o prefeito Régis Fritzen. E ele já anuncia a data da próxima Kerbfest: dias 15, 16, 17, 21, 22, 23 e 24 de outubro de 2027.
Fonte: Kerbfest