Notícias

Livro “Memórias da Fundarte – 50 anos” será lançado nesta segunda-feira

A obra conta a história da criação do Conservatório Municipal de Música, passando pela abertura do Centro Cultural, até a instalação da FUNDARTE – Fundação Municipal de Artes de Montenegro.

As Memórias são contadas pela primeira diretora da escola, Therezinha Petry Cardona, que com o apoio de lideranças, instituições municipais, estadual e federal, fundou o Conservatório em 1973, ano do centenário de Montenegro. Este movimento impulsionou a vida cultural da cidade que hoje se identifica como Cidade das Artes.

A história dos 50 anos é contada em 3 capítulos.
Os primórdios da música na região, o projeto de uma escola de formação de músicos, o crescimento da instituição, a comunidade, a perseverança, os talentos, as gerações que consolidaram o projeto.

Na sequência, o livro conta, através de entrevistas e depoimentos as experiências de quem viveu e vive este espaço de arte.

Depois, a obra traz tudo que faz a grandeza da FUNDARTE nestes 50 anos. Registra acontecimentos, fatos e, principalmente, sentimentos que moldam a identidade da Fundação.

Fotos e gráficos ilustram esta trajetória de pessoas, de sonhos e de arte.

Memórias da FUNDARTE – 50 Anos tem o incentivo da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura.

Serviço:
Lançamento do Livro Memórias da FUNDARTE – 50 Anos
Data: 22 de dezembro de 2025 – segunda-feira
Horário: 19horas
Local: Estação da Cultura – Sala 6
Rua Osvaldo Aranha, 2215 – Bairro Ferroviário/Montenegro

FICHA TÉCNICA
Coordenação e produção cultural: Therezinha Petry Cardona
Redação e Textos: Thiana Madeira Orth
Organização e Pesquisa: Liana Cristina Rubenich
Projeto gráfico e diagramação: Angela D’Ornelas Ponsi
Foto da Capa: Tina Griebeler
Fotos do Miolo: Beto Rodrigues, Claudio Etges, Tina Griebeler, acervo da Fundarte

Thererezinha Petry Cardona é licenciada em Educação Musical e bacharel em Música pela UFRGS e pós-graduada em Metodologia do Ensino Superior pela PUCRS. Foi professora do Ensino Fundamental e Médio. Em 1973, juntamente com o prefeito municipal Roberto Atayde Cardona e a diretora de Educação e Cultura de Montenegro, Lya Maria Petry Seelig, concretizou o desejo dos montenegrinos de oficializar a reabertura do Conservatório de Música de Montenegro, o qual dirigiu e, posteriormente, foi mentora da sua transformação em Fundação Municipal de Artes de Montenegro. Entre 1973 e 2000, além de diretora executi va do Conservatório e da FUNDARTE, organizou seminários nacionais e Internacionais de Música e Arte-Educação, assim como de vários projetos na área das artes com a FUNARTE, com o Ministério da Cultura, a Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul, o Consulado da Alemanha em Porto Alegre, os Companheiros das Américas e várias outras entidades. Foi condecorada com vários prêmios, honrarias e destaques entre os quais: “Troféu Brigada Militar”,“Honorary Hoosier State of Indiana/ USA”, “Medalha do Parlamento da Galícia”, Espanha, pela criação da Orquestra de Câmara SESI/Fundarte, Prêmio Educação de Montenegro.

Fonte e foto: Tina Griebeler

Adicionar Comentário