Com o sistema em operação, o município agora conta com monitoramento 24 horas em pontos estratégicos. A Prefeitura planeja ampliar a cobertura com parcerias entre os setores público e privado, garantindo mais segurança e integração entre órgãos de fiscalização.
O sistema de videomonitoramento de Bom Princípio já está em funcionamento e marca um novo momento para a segurança pública do município. Com as câmeras ativas e monitorando pontos estratégicos, a Prefeitura avança no uso de tecnologia para prevenção de crimes, ampliação do controle urbano e garantia de mais segurança à população.
O sistema de videomonitoramento tem investimento mensal de R$ 11 mil, sem custo de implementação — já que as câmeras foram disponibilizadas em regime de comodato. Segundo o secretário de Administração, Finanças e Assuntos Jurídicos, Vinícius Ledur, aos olhos do munícipe pode parecer um custo alto, mas em comparação ao sistema anterior, que só contava com um ponto de monitoramento, com valor mensal de R$ 4,5 mil, o investimento se justifica.
Porque pelo novo sistema, o município conta com oito câmeras de alta tecnologia — sete de videomonitoramento com giro 360° e uma câmera de cercamento eletrônico, com leitura de placas de veículos. Os equipamentos estão posicionados em locais estratégicos, ampliando a vigilância nos principais acessos e vias de circulação, contribuindo diretamente para a redução de ocorrências e para o aumento da sensação de segurança.
O sistema de videomonitoramento é integrado à Brigada Militar, à Polícia Civil e à administração municipal, permitindo uma atuação mais ágil e eficiente das forças de segurança. As imagens também podem ser compartilhadas com outros municípios que utilizam a mesma plataforma, fortalecendo a cooperação regional. A gestão do sistema é realizada pela empresa DGT.
Nesta semana, ocorreu uma capacitação na Prefeitura, quando autoridades tiveram a oportunidade de conhecer e acompanhar o funcionamento do sistema de videomonitoramento.
Videomonitoramento: confira os pontos que contam com câmeras
O sistema de videomonitoramento conta com câmeras instaladas em locais estratégicos do município. Eles foram definidos a partir de critérios técnicos e em conjunto com as forças de segurança. O objetivo é ampliar a vigilância, fortalecer a prevenção de crimes e garantir mais segurança à população.
As câmeras estão posicionadas nos principais acessos e vias de circulação. Assim, permite o monitoramento em tempo real e contribui para uma atuação mais ágil da Brigada Militar e dos demais órgãos de segurança integrados ao sistema.
Confira os pontos que contam com câmeras de videomonitoramento:
Acesso sul do município, próximo ao letreiro, na Avenida da Emancipação;
Rua Irmão Weibert, nas proximidades da DeBom;
Avenida Guilherme Winter, esquina com a Rua Jacob Schommer;
Rotatória da Avenida da Emancipação com as ruas Bento Gonçalves e Pedro Bartzen Sobrinho;
Rotatória da Avenida da Emancipação com a Rua Augusto Vicente Steffen;
Bairro Bela Vista, entrada do Bairro Paraíso, na Rua Paraíso;
Santa Teresinha, Rua Pedro Neis com a Rua João Cláudio Chassot, em frente à Tita Catita;
Santa Teresinha, rotatória da Avenida Heitor Pedro Selbach com a Rua Pedro Neis.
Autoridades destacam avanço e eficiência do videomonitoramento
Com o novo sistema de videomonitoramento em operação, autoridades municipais e a Brigada Militar destacam o impacto positivo na segurança e na prevenção de crimes no município.
“As câmeras já estão funcionando. A Brigada Militar é quem fará o monitoramento, mas a Prefeitura também terá acesso às imagens, de forma controlada, com login e senha”, explica o secretário Vinícius Ledur.
Segundo ele, a Brigada contará com funcionalidades mais avançadas, especialmente para situações como furto de veículos, enquanto a Prefeitura terá acesso restrito para acompanhamento e apoio às ações de segurança.
O prefeito Vasco Brandt reforçou a importância do investimento para o município.
“Este investimento é um divisor de águas para Bom Princípio. Estamos utilizando tecnologia moderna e integração com as forças de segurança para oferecer mais proteção a nossa população e mais tranquilidade às famílias”, destacou. Segundo o prefeito, a implantação do videomonitoramento marca uma nova fase na segurança pública, fortalecendo a prevenção, promovendo maior integração entre os órgãos de segurança e demonstrando o compromisso da administração municipal com a proteção do município e da população.
Para o 1º Tenente Gustavo Cenci, comandante do Pelotão de Bom Princípio, o sistema representa um avanço significativo para a Brigada Militar. “A implantação deste sistema significa um grande avanço para a Brigada Militar. Trata-se de uma ferramenta de tecnologia da informação altamente eficiente, que aprimora nosso trabalho e fortalece a atuação da Brigada junto à comunidade, garantindo mais segurança e agilidade na prevenção e no atendimento às ocorrências”, afirmou.
Plano de expansão
A Prefeitura de Bom Princípio já estuda a ampliação do sistema de videomonitoramento, com o objetivo de cobrir todo o município. O projeto também abre a possibilidade de parcerias com empresários, indústrias, comércio e o próprio município, fortalecendo a integração entre setor público e privado para expandir a rede de câmeras.
“O objetivo é que, com o tempo, todo o município esteja monitorado. Nesta semana acompanhamos o funcionamento do sistema, e posso dizer: é espetacular. O rastreamento é rápido, preciso e garante muito mais segurança para nossa população”, destacou o prefeito Vasco Brandt.
Fonte e foto: Prefeitura