O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística está realizando uma pesquisa especial sobre as enchentes de 2024 no Rio Grande do Sul. A partir de segunda-feira, dia 29, inicia a segunda fase da pesquisa em mais 23 municípios, dos quais dez no Vale do Caí. Moradores de Bom Princípio, Capela de Santana, Harmonia, Maratá, Montenegro, Pareci Novo, São José do Hortêncio, São José do Sul, São Sebastião do Caí e São Vendelino receberão ligações através do telefone (21) 2142 0123, com questionamentos quanto aos efeitos das cheias sobre a cidade.
As informações coletadas vão ajudar no diagnóstico, no planejamento e na reconstrução de áreas atingidas no Estado e na prevenção de outras tragédias pelo Brasil. O objetivo é investigar os impactos na vida dos moradores, tanto no momento das cheias quanto um ano depois. A coleta é realizada 100% por telefone.
Mais de 30 mil domicílios em 133 municípios gaúchos afetados serão abrangidos pela pesquisa. A seleção aconteceu a partir dos telefones cadastrados no censo de 2022. A maioria dos informantes já recebeu uma carta do IBGE sobre a pesquisa. Haverá questionamentos sobre danos nas casas, impactos no entorno, saúde física e mental dos moradores, perda de documentos e avaliação da qualidade de vida.
Importante: todas as ligações serão feitas exclusivamente pelo telefone (21) 2142 0123. Para confirmar a identidade do agente pesquisador, se for necessário, ligue para 0800-721-8181. O IBGE não pede dados bancários ou documentos pessoais.