Os cerca de 2 quilômetros de estrada de chão que ligam o Morro Carrard até a Linha Floriano Peixoto por meio da mata foram percorridos a pé por equipes técnicas de São Vendelino e Bom Princípio na última terça-feira. Secretários de Obras, equipe de engenharia, geólogo, Defesa Civil, moradores do entorno, e o prefeito são-vendelinense Régis Fritzen e o vice-prefeito Luizinho Liell, de Bom Princípio, acompanharam o grupo para avaliar a viabilidade de restaurar essa estrada de chão de maneira correta e segura.
A estrada em questão liga os dois municípios e está intransitável desde a enchente de maio de 2024. “Queremos restabelecer a trafegabilidade dessa antiga estrada, pois ela beneficia moradores dos dois municípios. Por isso, propusemos um estudo técnico detalhado para podermos atender a essa demanda, que é importante para todos moradores dessa região, tanto para os do Morro Carrard quanto de Floriano Peixoto”, ressalta o prefeito Régis.
Conforme detalha, o grupo concluiu que da maneira como a estrada se encontra hoje oferece mais riscos de inundações por água das chuvas e deslizamentos das encostas do que se ela for corretamente aberta e dado destino adequado à condução das águas.
“Existem alguns pontos mais críticos e que irão requerer mais atenção e cuidado, mas vários trechos necessitam apenas de manutenção. Nossas equipes técnicas vão estudar a melhor maneira de restabelecer a trafegabilidade no local”, destaca o prefeito de São Vendelino.
Conforme acordado nesta manhã, as obras na estrada deverão iniciar em breve, e serão feitas em parceria pelos dois municípios.