Notícias

PIX ganha botão de contestação

A partir desta quarta-feira, 1º de outubro, as instituições financeiras passaram a disponibilizar o chamado botão de contestação. Com isso, o usuário poderá contestar transferências indevidas, como em casos de golpe.

Conforme explica o Banco Central, o objetivo é facilitar o acesso dos brasileiros ao Mecanismo Especial de Devolução (MED), uma vez que tudo passará a ser feito de forma 100% digital, sem necessidade de interação humana. Além disso, o novo botão aumenta a velocidade de ação dos bancos ao bloquear os recursos na conta do golpista de forma ágil. Passa a ser um canal para o usuário pedir a devolução de valores extraídos de forma indevida.

O novo botão de contestação não deve ser usado para casos de desacordo comercial, arrependimento ou até mesmo erros na digitação da chave Pix. Ele é específico para fraude, golpe e coerção. Cabe ressaltar ainda que os bancos podem solicitar documentos que comprovem o pagamento de maneira equivocada por conta de fraude. Assim que o botão é acionado, o saldo é bloqueado na conta recebedora e as instituições financeiras analisam o caso. Os prazos de devolução são de até 11 dias em casos de fraudes e em até 24 horas para falhas operacionais do Pix automático.

Mesmo assim as pessoas devem seguir com os cuidados para evitar golpes.

Foto: agência gov

Adicionar Comentário