Em Porto Alegre, a secretária adjunta da Reconstrução Gaúcha, Angela de Oliveira, recebeu em seu gabinete os prefeitos de São Sebastião do Caí, João Marcos Guará, e de Montenegro, Gustavo Zanatta, para uma importante atualização sobre os projetos de segurança hidrológica do Rio Caí.
Durante a reunião, foram apresentadas notícias positivas sobre o andamento das medidas de proteção para os municípios do Vale do Caí, reforçando o compromisso conjunto entre o Governo do Estado e as lideranças regionais na busca por soluções concretas para a população. O prefeito Guará disse que seguirá mantendo a comunidade informada sobre cada avanço e espera, em breve, anunciar novas atualizações relacionadas às galerias já confirmadas pelo Governo do Estado. “Seguimos unidos, trabalhando diariamente pela segurança, pelo bem-estar e pelo futuro do Vale do Caí”, ressaltou.
Os prefeitos reforçaram a preocupação da região com as previsões de grande volume de chuvas para os próximos meses e questionaram o que o Governo do Estado vai efetivamente fazer para reduzir o impacto em caso de cheias. A secretária adjunta garantiu que, na comparação com a histórica enchente de 2024, o Estado está muito melhor preparado. Ela citou o estudo sobre a bacia hidrográfica do Caí, que está em fase de licitação. Disse, ainda, que estão sendo feitos treinamentos regionalizados e que, em breve, os municípios terão mais informações de uma nota técnica, relatando detalhadamente as ações de batimetria e desassoreamento dos rios, entre outras.
“Precisamos de ações concretas, que realmente atendam a toda a bacia hidrográfica e seus municípios. Contamos com o apoio e recursos do Governo do RS para estarmos preparados em caso de necessidade”, frisou Zanatta.