Notícias

Prêmio Braztoa de Sustentabilidade recebe inscrições até 31 de agosto

Desde 2005, a Associação Brasileira de Operadoras de Turismo (Braztoa) incorpora o conceito de sustentabilidade em suas atividades, para demonstrar, com ações práticas, os benefícios de incorporar a sustentabilidade a gestão de seus associados e empresas parceiras. Até seu estatuto social foi modificado, inserindo mais um objetivo: “Auxiliar seus associados a promover boas práticas no turismo, tornando-o cada vez mais responsável e voltado aos aspectos sociais, econômicos e ambientais”.

 

Daí em diante, muitas iniciativas surgiram: viagens de benchmarking, fórum de sustentabilidade, a realização de um Encontro Comercial Braztoa Tecnológico (sem papel), compensação de CO2 gerado pela realização de eventos e criação do Programa Braztoa de Sustentabilidade, dentro do qual foram desenvolvidas inúmeras ações, incluindo requisitos de sustentabilidade para operadoras de turismo.

 

Em 2016, influenciada por transformações no mundo e no mercado, reavaliou seu papel como terceiro setor e sua visão de ser uma associação reconhecida pela competência e inovação no setor turístico, concluindo que, mais do que ter um programa específico, deveria ter a sustentabilidade no seu DNA. A sustentabilidade do negócio precisa continuar sendo a mola propulsora, observando as vertentes econômica, sociocultural e ambiental nas ações que a entidade executa. Buscar o negócio sustentável: aquele que, ao gerar benefícios para a sociedade, reduzir o impacto ambiental e produzir lucros, constrói capital social e atinge relevância suficiente para garantir sua própria sustentabilidade.





PRÊMIO BRAZTOA DE SUSTENTABILIDADE

 

A Braztoa considera que seus associados são parte uma rede ampla e diversa que agrega as inúmeras partes do negócio do turismo. Dentro dessa perspectiva abrangente, e buscando identificar e promover iniciativas e negócios sustentáveis, foi criado o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade. É direcionado a empresas e outras organizações do setor de turismo que investem no desenvolvimento de iniciativas mais sustentáveis para o setor.

 

Lançado em 2012, o Prêmio conta com mais de 200 iniciativas inscritas e 61 iniciativas premiadas, provenientes de todas as regiões do Brasil, escolhidas por um júri especializado formado pelas principais instituições relacionadas ao turismo sustentável, como OMT, ONU Meio Ambiente e Ministério do Turismo. Recentemente, todas as iniciativas foram agregadas em uma plataforma eletrônica, o www.iniciativassustentaveis.turismo.gov.br.



OBJETIVOS DO PRÊMIO:

1 - Estimular a cadeia do turismo a agir de maneira ambientalmente responsável, socialmente justa e economicamente viável;

2 - Incentivar o trade a oferecer produtos e serviços sustentáveis e possibilitar que as boas iniciativas sejam multiplicadas;

3 - Fomentar a cultura empresarial de Gestão da Sustentabilidade no setor do turismo;

4 - Reconhecer as melhores práticas e dar visibilidade às empresas e suas ações sustentáveis;

5 - Contribuir com a promoção do desenvolvimento sustentável do destino Brasil.





CATEGORIAS E INSCRIÇÕES

 

A edição 2018/2019 do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade contempla cinco categorias, com as inscrições estando abertas no período de 07/05/18 a 31/08/18. A melhor iniciativa/projeto de cada categoria será premiada com troféu e com assessoria educacional promovida pelo Senac. A iniciativa de maior pontuação dentre todas as categorias terá uma premiação adicional, o troféu Prêmio Top Sustentabilidade e uma bolsa de estudos do Centro Universitário Senac para a pós-graduação a distância Inovação e Empreendedorismo em Negócios Turísticos Sustentáveis.

 

QUEM PODE PARTICIPAR DA EDIÇÃO 2018/2019:

I – Associados Braztoa:Operadoras de turismo, representantes, colaboradores e convidados;

II – Agências de Viagem:Empresas que comercializam produtos e serviços turísticos diretamente para o cliente final;

III – Meios de Hospedagem:Hotéis, resorts, hotéis-fazenda, cama & café, pousadas, flats, entre outros (Ex.: albergues e campings);

IV – Parceiros do Turismo:Abrangem operadoras de turismo não associadas à Braztoa, companhias aéreas, locadoras de veículos, fundações, associações e organizações do terceiro setor, bem como as instituições governamentais, entre outros, não incluindo agências de viagem ou meios de hospedagem, que possuem categoria exclusiva;

V – Projetos Inovadores:Projetos submetidos por grupos de alunos representando instituições de ensino técnico e superior.





Mais informações e inscrições no site da associação: www.braztoa.com.br.





Informações: Associação Brasileira de Operadoras de Turismo



Adicionar Comentário