Notícias

Previsão de muita chuva aumenta o risco de enchente

Vários modelos analisados indicam volumes muito altos de chuva no Rio Grande do Sul nestes últimos dias de setembro, quando ocorre o início da primavera. Se as projeções se confirmarem, o cenário que preocupa é de cheias de rios e enchentes no Rio Grande do Sul no final do mês e no começo de outubro.



Ventos fortes já ocorreram nesta madrugada, inclusive causando danos em vários locais, além de falta de energia elétrica em diversos pontos e chuva neste domingo. A instabilidade desta próxima semana deve ocorrer ainda sob ar muito quente, o que sugere um período muito ativo pra temporais e granizo no Estado. Volumes variam entre 90 e 300 milímetros em alguns pontos do Rio Grande do Sul.



No início deste mês de setembro e no final de agosto, já houve um grande volume de chuva no Estado, que resultou na elevação dos níveis do rio Caí e de arroios, inclusive com enchentes em cidades do Vale do Caí, como em Montenegro e São Sebastião do Caí. Por isso, a região já está em alerta para a possibilidade de uma nova cheia, além do risco de temporal e chuva de granizo.



Para ospróximos quinze dias, existe uma previsão de muita chuva para o Estado, o que aumenta o risco de enchente. A previsão é de que a primavera tenha um volume de chuva acima da média. Isso se deve ao aquecimento do Oceano Pacífico, fenômeno chamado de El Niño.





Edição: Guilherme Baptista



Adicionar Comentário