Apesar da crise que atinge o bolso da maioria dos consumidores no país, quatro em cada dez brasileiros compram por impulso, segundo pesquisa divulgada nessa terça-feira pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e pela CNDL (Confederação Nacional dos Dirigentes Lojista). Entre os itens que mais instigam a compra por impulso, segundo a pesquisa, estão roupas, calçados e acessórios (14%), perfumes e cosméticos (8%), idas a bares (6%) e smartphones (6%).
A pesquisa foi realizada com 601 consumidores de todas as regiões do Brasil, com idade igual ou maior a 18 anos e de diversas classes sociais.
O levantamento indicou que o método de pagamento preferido por 68% dos impulsivos é o dinheiro, seguido do cartão de crédito (45%) e débito (35%). Quase metade dos consumidores relataram maior dificuldade para comprar utilizando outras linhas de crédito alternativas, como crediário, cheque pré-datado e financiamento.
A pesquisa constatou também que, ao receber uma oferta de crédito, apenas 11% dos entrevistados a aceitam de imediato, enquanto 36% avaliam a oferta de acordo com seu orçamento e 17% nem chegam a estudá-la.
Além disso, os resultados apontam que a forma de parcelamento preferida de 61% dos brasileiros é o cartão de crédito, uma queda de 10,8% em relação a 2016. Do restante, 14% dizem preferir o crediário ou carnê, enquanto 10% preferem utilizar o cartão das próprias lojas. Já entre as modalidades de compra que mais são realizadas por impulso, segundo os entrevistados, estão as virtuais (29%), seguida dos supermercados (19%) e lojas de departamento (17%).
Rubem Pires Junior – MTb 9310/RS
Fonte e foto: Agência de Notícias/Divulgação
A pesquisa foi realizada com 601 consumidores de todas as regiões do Brasil, com idade igual ou maior a 18 anos e de diversas classes sociais.
O levantamento indicou que o método de pagamento preferido por 68% dos impulsivos é o dinheiro, seguido do cartão de crédito (45%) e débito (35%). Quase metade dos consumidores relataram maior dificuldade para comprar utilizando outras linhas de crédito alternativas, como crediário, cheque pré-datado e financiamento.
A pesquisa constatou também que, ao receber uma oferta de crédito, apenas 11% dos entrevistados a aceitam de imediato, enquanto 36% avaliam a oferta de acordo com seu orçamento e 17% nem chegam a estudá-la.
Além disso, os resultados apontam que a forma de parcelamento preferida de 61% dos brasileiros é o cartão de crédito, uma queda de 10,8% em relação a 2016. Do restante, 14% dizem preferir o crediário ou carnê, enquanto 10% preferem utilizar o cartão das próprias lojas. Já entre as modalidades de compra que mais são realizadas por impulso, segundo os entrevistados, estão as virtuais (29%), seguida dos supermercados (19%) e lojas de departamento (17%).
Rubem Pires Junior – MTb 9310/RS
Fonte e foto: Agência de Notícias/Divulgação