Um lugar para sentir, conhecer, imergir, sonhar, relaxar. O Recanto Bergamasco, no distrito do Cinco da Boa Vista, é uma aposta promissora que demonstra aos moradores do roteiro os valores que eles carregam em sua cultura e que podem ser compartilhados e vivenciados. Nesta quinta-feira, 26 de novembro, ele será oficialmente lançado e a expectativa é grande. Até agora, somente convidados foram guiados no roteiro pelo guia Iraci Benelli, morador do Cinco da Boa Vista.
Por meio do projeto piloto Empreendedor Rural, uma iniciativa da Associação do Comércio, Indústria e Serviços (ACI) de Carlos Barbosa, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Carlos Barbosa e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), nasceu, no final de 2014, o embrião do Recanto Bergamasco. O roteiro leva esse nome por estar situado em uma região povoada por descendentes de imigrantes da região do Bérgamo, na Itália.
De acordo com o presidente da ACI, Fabiano Paloschi Ferrari, o Recanto Bergamasco já nasce promissor. “Por meio do roteiro, será possível valorizar fortemente a cultura da região e interferir de maneira benéfica na vida de famílias que ousaram e decidiram fazer de suas vivências um atrativo que chama atenção pela simplicidade, hospitalidade e beleza incomparáveis”, enfatiza. Ao exaltar a gastronomia, arquitetura, cultura e história, o roteiro turístico no Cinco da Boa Vista mostra que a vivência das pessoas que moram naquele local só precisa ser incentivada, para que o empreendedorismo aflore de maneira benéfica, sem intervir na ordem natural do local, rico em natureza e em construções históricas.
Religiosidade
A religiosidade, elemento presente na cultura italiana, está devidamente representada no Recanto Bergamasco. Um desses locais é a Capela São João da Cruz, construção de 1896, em pedra, originalmente construída sem cimento, material inexistente na época. As pedras da capela carregam a história de fé e trabalho dos primeiros imigrantes italianos na região. A arquitetura impressiona: composta por dois muros de pedra com espaços preenchidos por pedras menores, a capela é adornada com um altar em madeira e esculturas de santos que conferem ao lugar uma atmosfera de fé e respeito.
Faz parte do roteiro a visitação à Gruta de Santa Lúcia, localizada na divisa entre os dois "cincos": Cinco Alto e Cinco Baixo. Conhecida como protetora dos olhos, foi construída como agradecimento a um milagre atribuído à santa na cura de Lucilene Guaragni, de 25 anos. Após várias visitas aos médicos e com risco de cegueira total, o pai de Lucilene recorreu à fé, construindo uma pequena gruta que ainda está no local. A gruta maior, que leva o nome da santa, é ponto de encontro de fiéis que recorrem à Santa Lúcia para a cura de problemas da visão, agradecer graças alcançadas ou simplesmente orar.
Natureza e arquitetura
Entre as surpresas que o Recanto Bergamasco reserva, está a edificação Casa de Pedra, que conta com mais de um século de existência. Construída pela família Zappaz, a casa, em ruínas, é assentada em pedra, como a maioria absoluta das construções da época. A Casa de Pedra fica no final de uma pequena trilha, na propriedade de Nereu Danieli, e ainda mantém a atmosfera histórica. Adentrar na casa, cuja divisória dos cômodos ainda sobrevive de maneira tímida, é uma experiência de mergulho no passado e um exercício de imaginação, ao pensar em uma vida sem energia elétrica em um lugar distante da civilização.
A natureza que circunda a Casa de Pedra é exuberante em todos os seus detalhes. Árvores de Ipê colorem o Recanto Bergamasco e a mata nativa leva a trilhas e lugares quase que secretos. Um deles é a Cascata das Andorinhas, lugar que parece quase místico, tamanho contato com a natureza proporcionado pelo caminho. Um espetáculo que se renova a cada ciclo, que tem ao fundo o som das águas da cascata encontrando as pedras.
Empreendimentos
O ar que se respira no Recanto Bergamasco e a paisagem bucólica de todos os atrativos do roteiro abrigam também empreendimentos já existentes e outros que ainda virão. Ao final da trilha da cascata, na propriedade da família Benelli, os turistas são recepcionados com uma mesa de produtos tropicais e doces caseiros. É o embrião de uma pousada, que funcionará em breve e que será um refúgio para aqueles que desejam descansar em meio à natureza.
O espírito empreendedor presente nos moradores da região também faz parte do roteiro. Estabelecimentos como a Agroindústria Ferrari oferecem degustação de produtos e uma oficina de capeletti também passa um pouco da cultura gastronômica da região por meio das mãos de Solange Guaragni.
A Casa de Chás da Dona Lourdes é outro atrativo do roteiro, em meio a muita natureza. Uma singela casa com os mais diversos sabores de chás e de acordo com a preferência e a necessidade de cada visitante. A propriedade também conta com uma fonte natural e um relógio do corpo humano.
Hospitalidade que alimenta o corpo
Falar em imigração italiana sem falar da hospitalidade é uma tarefa impossível. E dentro da hospitalidade do imigrante, a culinária tem seu lugar garantido. A começar pelo café da manhã, que dá inicio ao roteiro, ainda em São Sebastião de Castro, no Restaurante e Café Colonial Dona Inês. O almoço, já no Cinco da Boa Vista, no Kioski, conta com um cardápio tipicamente Bergamasco, em que servem polenta cortada no fio, fortaia, arroz, molho de galinha, pão, salame, queijo e saladas. Cantorias, risadas e muita comida fazem parte da confraternização, onde a alegria parece ser o prato principal.
Para encerrar o passeio, a grata surpresa no porão da família Ferranti. A Colassion, uma espécie de café da tarde, é servida pela família de uma maneira especial. Em um ambiente rústico, de chão batido, as figuras carismáticas de Domenica e Cisio recepcionam os visitantes com roupas típicas e a timidez característica de quem leva a vida com trabalho, fé e dedicação. O filho Jadir faz as honras, servindo os convidados com iguarias, que vão desde pão até polenta e salame na chapa, em um verdadeiro banquete.
Informações: Associação do Comércio, Indústria e Serviços de Carlos Barbosa