Para atuar no comércio eletrônico, o empreendedor deve conhecer bem a ferramenta a fim de explorá-la e aproveitar essas vantagens. E, claro, ficar por dentro das oportunidades e desafios que vêm junto com o empreendimento.
Pensando nisso, o Sebrae reuniu uma série de informações relevantes para o empresário que pretende abrir um e-commerce ou para quem já tem um e precisa melhorar sua gestão. São conteúdos sobre o mercado, legislação, inovação, tecnologia, planejamento, logística, venda, meios de pagamento, mídias sociais, design e outras questões.
O que é importante saber
- O primeiro passo é conhecer o panorama do setor, que de 2001 a 2015 apresentou crescimento acelerado. Saber qual é o perfil das empresas e dos consumidores brasileiros é importante para ter uma noção clara de como atuar e do que esperar.
- É importante também escolher o nicho de mercado que será atendido, conhecendo as diversas oportunidades de atuação que o comércio eletrônico proporciona e analisando quais são os segmentos mais rentáveis no meio virtual.
- Após isso, planejar seu empreendimento é tarefa fundamental para alcançar o sucesso, ficar por dentro de como começar, planejar seu site, escolher a tecnologia da loja online e criar um plano de negócios, bem como conhecer dicas para ser bem sucedido no empreendimento. Ao mesmo tempo, é importante aprofundar-se nos aspectos legais e nos impostos específicos das vendas virtuais.
- Prepare-se para construir a sua loja virtual com dicas sobre layout, cores, usabilidade e outras questões. Nesse ponto, é importante conhecer também os meios de pagamento do comércio eletrônico para proporcionar vendas com segurança.
- É crucial saber o que o cliente deseja e como se comporta, bem como conhecer pontos que podem fazer o diferencial competitivo do seu negócio, gerando assim vendas e bom atendimento para o seu negócio.
- Para impulsionar a visibilidade de seu negócio e de seus produtos e gerar mais faturamento também é necessário conhecer as estratégias de marketing e os canais de divulgação online, como as redes sociais.
- Por fim, é importante disponibilizar ao cliente uma entrega adequada do produto, e lidar com as questões pós-venda. Para isso, é preciso entender sobre logística e estoque no e-commerce.
E-commerce de A a Z
Como vimos acima, para fazer um e-commerce dar certo é necessário estar atento a vários fatores. No vídeo abaixo, o especialista Paulo Chacur dá uma aula ferramental para quem quer abrir um comércio digital no Brasil, passando por desafios e oportunidades imprescindíveis para qualquer um.
Dicas para e-commerce
O programa 10 dicas tem uma temporada inteira dedicada ao comércio eletrônico. Foram separadas dicas valiosas para ajudar empreendedores a enfrentar os desafios desse ambiente de comércio e aproveitar as oportunidades.
Em 10 curtos programas semanais, é possível encontrar informações sobre temas fundamentais do e-commerce, como feedback, navegação e mobilidade, além de orientações sobre como proceder para atender as exigências descritas acima.
Neles, os empresários poderão conferir o que fazer no site de seus negócios para facilitar a navegação dos clientes, efetivar as vendas e ampliar o alcance dos negócios.
Assista aos vídeos abaixo.
Vídeos e Áudios
10 dicas para e-commerce // 1 - Fluxo de compra
10 dicas para e-commerce // 2 - Navegação
10 dicas para e-commerce // 3 - Feedback
10 dicas para e-commerce // 4- Mobilidade
10 dicas para e-commerce // 5 - Imagem
10 dicas para e-commerce // 6 - Marca
10 dicas para e-commerce // 7 - Tempo de carregamento
10 dicas para e-commerce // 8 - Logística
10 dicas para e-commerce // 9 - SEO
10 dicas para e-commerce // 10 - Legislação e normas
Rubem Pires Junior- Jornalista MTb 9310/RS
Informações e imagem: Sebrae
Pensando nisso, o Sebrae reuniu uma série de informações relevantes para o empresário que pretende abrir um e-commerce ou para quem já tem um e precisa melhorar sua gestão. São conteúdos sobre o mercado, legislação, inovação, tecnologia, planejamento, logística, venda, meios de pagamento, mídias sociais, design e outras questões.
O que é importante saber
- O primeiro passo é conhecer o panorama do setor, que de 2001 a 2015 apresentou crescimento acelerado. Saber qual é o perfil das empresas e dos consumidores brasileiros é importante para ter uma noção clara de como atuar e do que esperar.
- É importante também escolher o nicho de mercado que será atendido, conhecendo as diversas oportunidades de atuação que o comércio eletrônico proporciona e analisando quais são os segmentos mais rentáveis no meio virtual.
- Após isso, planejar seu empreendimento é tarefa fundamental para alcançar o sucesso, ficar por dentro de como começar, planejar seu site, escolher a tecnologia da loja online e criar um plano de negócios, bem como conhecer dicas para ser bem sucedido no empreendimento. Ao mesmo tempo, é importante aprofundar-se nos aspectos legais e nos impostos específicos das vendas virtuais.
- Prepare-se para construir a sua loja virtual com dicas sobre layout, cores, usabilidade e outras questões. Nesse ponto, é importante conhecer também os meios de pagamento do comércio eletrônico para proporcionar vendas com segurança.
- É crucial saber o que o cliente deseja e como se comporta, bem como conhecer pontos que podem fazer o diferencial competitivo do seu negócio, gerando assim vendas e bom atendimento para o seu negócio.
- Para impulsionar a visibilidade de seu negócio e de seus produtos e gerar mais faturamento também é necessário conhecer as estratégias de marketing e os canais de divulgação online, como as redes sociais.
- Por fim, é importante disponibilizar ao cliente uma entrega adequada do produto, e lidar com as questões pós-venda. Para isso, é preciso entender sobre logística e estoque no e-commerce.
E-commerce de A a Z
Como vimos acima, para fazer um e-commerce dar certo é necessário estar atento a vários fatores. No vídeo abaixo, o especialista Paulo Chacur dá uma aula ferramental para quem quer abrir um comércio digital no Brasil, passando por desafios e oportunidades imprescindíveis para qualquer um.
Dicas para e-commerce
O programa 10 dicas tem uma temporada inteira dedicada ao comércio eletrônico. Foram separadas dicas valiosas para ajudar empreendedores a enfrentar os desafios desse ambiente de comércio e aproveitar as oportunidades.
Em 10 curtos programas semanais, é possível encontrar informações sobre temas fundamentais do e-commerce, como feedback, navegação e mobilidade, além de orientações sobre como proceder para atender as exigências descritas acima.
Neles, os empresários poderão conferir o que fazer no site de seus negócios para facilitar a navegação dos clientes, efetivar as vendas e ampliar o alcance dos negócios.
Assista aos vídeos abaixo.
Vídeos e Áudios
10 dicas para e-commerce // 1 - Fluxo de compra
10 dicas para e-commerce // 2 - Navegação
10 dicas para e-commerce // 3 - Feedback
10 dicas para e-commerce // 4- Mobilidade
10 dicas para e-commerce // 5 - Imagem
10 dicas para e-commerce // 6 - Marca
10 dicas para e-commerce // 7 - Tempo de carregamento
10 dicas para e-commerce // 8 - Logística
10 dicas para e-commerce // 9 - SEO
10 dicas para e-commerce // 10 - Legislação e normas
Rubem Pires Junior- Jornalista MTb 9310/RS
Informações e imagem: Sebrae