Artigos e Entrevistas

A vida é movimento

A afirmação de que a vida traz constantes mudanças é uma grande verdade. A cada dia as pessoas mudam, tanto na aparência física, quanto pelas aprendizagens que elas fazem continuamente. O filósofo Heráclito de Éfeso afirmou: "tu não podes tomar banho duas vezes no mesmo rio, porque aquelas águas já terão passado e também tu já não serás mais o mesmo", ou seja, o rio não é mais o mesmo e a pessoa que se banha nele também não é mais a mesma.



Embora as mudanças nunca ocorram sem inconvenientes e estresse, é preciso aprender a fechar etapas, concluir ciclos, renovar-se e não ficar parado numa zona de conforto. Um exemplo prático de que as mudanças podem causar desconforto inicial, mas podem ser muito positivas posteriormente, é quando ocorre uma mudança de residência: Na moradia antiga a mobília e todas as outras coisas estavam acomodadas no seu devido lugar. Durante a mudança tudo precisa ser retirado, trocado de lugar e acaba se estabelecendo uma verdadeira bagunça, causando grande desconforto e instabilidade. Logo em seguida tudo é reorganizado com uma nova configuração numa nova residência, possibilitando a constatação de que agora tudo é diferente, novo e até melhor e mais confortável do que antes. Isso mostra que, mesmo que as mudanças possam causar inicialmente certo mal-estar e incerteza, elas podem ser muito positivas e proporcionam uma evolução e renovação na vida das pessoas. 



 "O progresso é impossível sem mudanças, e aqueles que não conseguem mudar as suas mentes não conseguem mudar nada", disse o dramaturgo George Bernard Shaw. Desta forma é preciso ter coragem para sair da zona de conforto e não ficar parado onde está. O mundo muda, as pessoas mudam, as coisas mudam e torna-se necessário então também mudar, para acompanhar essas mudanças. Para uma vida melhor, é preciso mudar inclusive a própria mente, evoluir e andar para frente, ser alguém melhor para si próprio e também, como afirmou Mahatma Gandhi, ser a mudança que quer ver no mundo.



Colaboração: Giovane dos Santos – Psicólogo

 

Adicionar Comentário