Informes Publicitários

Alexandre André Koch: 28 anos intermediando a realização de sonhos

O arquiteto Alexandre André Koch comemorou 28 anos de profissão neste ano de 2018. Muitos projetos e sonhos foram realizados por seu intermédio no decorrer de quase três décadas. Seu escritório fica na rua João Pereira, 1121, bairro Centro, na cidade de São Sebastião do Caí/RS, e os contatos são o telefone (51) 3635-1256 e o e-mail aakoch@terra.com.

 

Acompanhe, abaixo, entrevista com o profissional.

 

Guia online Lince Empresas: Qual sua formação?

Alexandre André Koch: Sou formado em Arquitetura e Urbanismo, no ano de 1990, na data de 27 de julho, com especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, cursado no ano de 2005 a 2007. Também sou formado em Direito, no ano de 2018, com demais cursos de especialização.

 

Lince Empresas: Faça um pequeno histórico de sua experiência profissional.

Alexandre: Quando estava cursando o segundo grau, fiz o curso de Desenhista de Estruturas na Escola Sinodal, de São Leopoldo, e posteriormente vim a cursar a faculdade de Arquitetura e Urbanismo, na Unisinos, na cidade de São Leopoldo. Desde o início do curso de Arquitetura e Urbanismo, trabalhei como estagiário em escritório de arquitetura, na cidade de São Sebastião do Caí.

Após a conclusão do curso, abri o meu próprio escritório profissional. A minha experiência profissional já vem desde o início do curso da faculdade de Arquitetura, pois, no primeiro semestre matriculado na universidade, já estava trabalhando como estagiário em um escritório de arquitetura. Nesse local, tive oportunidade de conviver diariamente com a realidade do processo de criação de arquitetura. E, com o passar do tempo, após me formar, montei o meu próprio escritório.

Continuei a estudar em curso de aperfeiçoamento ligado à área de Arquitetura e Urbanismo em 2005, concluí o curso de especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho na Ulbra, que me proporcionou mais uma ferramenta de trabalho dentro da minha profissão, pois abriu uma nova visão sobre os processos produtivos envolvidos na arquitetura e construção civil propriamente dito. Agora em 2000 e 2018, concluí o curso de bacharel em Ciências Jurídicas/Direito, que veio complementar mais ainda o meu conhecimento na área de regularização fundiária e área registral.

 

Lince Empresas: O que o motivou a optar pela Arquitetura?

Alexandre: Desde minha infância, tive o convívio, na casa dos meus avós e dos meus pais, com a produção de esquadrias de madeira e artefatos de madeira. Acompanhando-os nas construções, acabei pegando o gosto pela profissão.

 

Lince Empresas: Quais características pessoais são importantes nessa profissão?

Alexandre: Uma das características que eu vejo como mais importante nessa profissão é a capacidade de conseguir interpretar a vontade e os desejos que os clientes têm ou mesmo seus sonhos na execução de sua residência. Pois é o momento mais importante do início da elaboração do projeto. É o momento no qual o cliente expõe todas as vontades, anseios e necessidades no novo sonho, e é neste momento que o profissional tem que ter sensibilidade de interpretar todas as informações passadas pelo seu cliente e, desta forma, juntamente com a criatividade e a legislação pertinente, elaborar uma proposta que atenda todas as expectativas do cliente.

 

Lince Empresas: Cite alguns projetos importantes que realizou nesses seus 28 anos de profissão.

Alexandre: É difícil relatar um projeto como mais importante, porque todos eles têm a sua importância. A casa, por mais simples que seja, é a referência física espacial de uma família no contexto urbano em qual ela está inserida, pois, no momento que uma família pode dizer que ela reside e é domiciliada em determinado endereço, isso demonstra uma cidadania acima de tudo. Pois a simples possibilidade de dizer que mora na rua A, número X, bairro Y, na cidade tal, muitas vezes, é o maior valor moral que uma família pode ter.

 

Lince Empresas: Também fale de momentos emocionantes em sua carreira de 28 anos.

Alexandre: Podemos citar a entrega de prédios industriais, que vão gerar fonte de riqueza, e residências, que vão representar a dignidade do ser humano, mas o principal e, muitas vezes, o mais importante é a entrega de um título de propriedade de um imóvel, pois muitas pessoas moram em situações irregulares e, quando você consegue proporcionar um título de propriedade definitiva em nome dos moradores que se encontram nessa situação, é muito, pois, a partir desse momento, essas pessoas terão uma referência geográfica, para poder dizer eu resido em tal lugar.

 

Lince Empresas: Como se dá a integração do belo com o funcional na Arquitetura?

Alexandre: Isso é uma questão regional e uma questão de época, na qual você está inserido. Tudo neste mundo tem uma transformação constante, pois, depois da globalização, as informações de qualquer área que aconteça no mundo, tanto na área tecnológica, tanto na área de inovação, tem a sua publicização em uma velocidade considerável. Dessa forma, a tendência e estilo tem uma dinâmica muito acelerada nos dias de hoje.

 

Lince Empresas: É fácil adaptar o estilo do cliente às normas técnicas e regras arquitetônicas?

Alexandre: Sim, temos apenas que usar a criatividade, para que possamos achar o elo entre os desejos, a realidade e a legislação pertinente.

 

Lince Empresas: Os projetos arquitetônicos passados influenciam os posteriores, ou seja, existe uma evolução, ou há rupturas e vão surgindo projetos com ideias inovadoras?

Alexandre: Como cada projeto é uma questão personalíssima, pois cada cliente tem uma ideia, um sonho, uma inspiração e uma realidade financeira que deverá ser levada em conta na hora da concepção do seu projeto e cada um tem o seu tempo. Dessa forma, é uma união de todas as informações na hora da elaboração dessa proposta, nunca se esquecendo que temos a legislação a ser cumprida, como também a cada dia surgem novas tecnologias, em várias áreas da construção civil, como ciência energética, eficiência energética, propostas para redução de consumo de água e reaproveitamento de água. Todas as informações devem ser ofertadas ou mesmo propostas na nova proposta a ser apresentada ao cliente.

 

Lince Empresas: Quais traços são importantes na Arquitetura da atualidade?

Alexandre: Transparência, com vidros, e muito verde na proposta da residências.

 

Lince Empresas: Que estilos os clientes buscam com mais frequência?

Alexandre: O de conforto e de melhor aproveitamento dos espaços internos, sempre primando pela funcionalidade do espaço.

 

Lince Empresas: Quais as tendências para o futuro da Arquitetura?

Alexandre: Depende da área em que forem atuar: comercial, residencial e industrial, condomínios fechados, loteamentos. Existem várias propostas, vários segmentos, várias ideias, várias tendências. Vai depender muito de que produto se almeja no final.

 

Lince Empresas: Como a construção civil pode colaborar para não impactar (ou impactar menos) o meio ambiente? Se possível, dê dicas de sustentabilidade.

Alexandre: Uma das maneiras seriam processos mais racionais de construção, em que ocorreria um menor desperdício de material, e também uma padronização maior dos elementos construtivos, pois o mercado oferece vários tamanhos, cores e modelos, o que acaba, muitas vezes, gerando sobra de material, pois o material escolhido fica maior ou menor em relação à proposta do projeto.

 

Lince Empresas: O que já vem sendo desenvolvido em termos de sustentabilidade na construção?

Alexandre: Energia fotovoltaica, aquecimento solar de água, reaproveitamento da água da chuva, estudo de lumino-técnica, estudos de adequação térmica e estudos de sonoridade, todos eles baseados nas normas técnicas da ABNT. Pois a cada dia que passa, existe uma necessidade crescente de se melhorar o ambiente que está sendo projetado, tanto no conforto, iluminação e isolamento térmico e acústico.

 

Lince Empresas: Em que sentido a evolução tecnológica influencia no trabalho do arquiteto e na construção civil em geral?

Alexandre: A evolução tecnológica influencia diretamente a elaboração dos projetos. Em busca de um melhor conforto térmico, conforto acústico e conforto ambiental, tem que se usar as tecnologias existentes, para melhorar os projetos estão sendo desenvolvidos, pois tecnologia para isso temos e a mesma se encontra com valores acessíveis no mercado nos dias de hoje.

 

Lince Empresas: Pode abordar outras questões que considera importantes:

Alexandre: Como legado para a presente e futura geração é a criação de espaços públicos em que a comunidade tenha condições de se fazer presente e usufruir da maneira possível e, dessa forma, transformar o contexto urbano em um ambiente agradável de convivência das famílias de forma geral no seu bairro e sua cidade. Como também na parte privativa, a família tenha condições de ter um espaço digno, de convivência social com os seus e, dessa forma, o conjunto privado e coletivo possa integrar de uma maneira harmônica organizada, que trará o melhor bem-estar social entre os seus ocupantes.





Redação: Mery Regina Griebler



Adicionar Comentário