Informes Publicitários

Ângela Schlickmann: Duas décadas de dedicação aos cuidados da voz e audição

A curiosidade em aprender mais sobre o canto foi o que motivou a caiense Ângela Flores Schlickmann a seguir carreira na Fonoaudiologia. Vinda de uma família onde o culto ao canto é quase uma regra, tanto que seu pai, Arno Schlickmann, e dois tios já gravaram um CD. “Foi então, para saber mais sobre a nossa voz e nossa capacidade de ouvir, que procurei informações com profissionais da área e fui em busca de universidades que ofereciam o curso de Fonoaudiologia”, recorda Ângela.

Ela revela que durante o curso, à medida que avançava nos estudos, mais se apaixonava pela audição. “Tanto que hoje é o meu maior prazer atender e resolver as diferentes situações e poder orientar as pessoas que são encaminhadas até meu consultório”, diz. Aos 42 anos, a filha de Sirlei de Jesus Flores Schlickmann e Arno José Schlickmann, Ângela mantém seu consultório no Centro Médico de São Sebastião do Caí desde 2003, mesmo ano em que se formou pela Ulbra.

A fonoaudióloga caiense é especialista em Audiologia Clínica e Ocupacional pelo Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (Cefac) e mestre em Gerontologia Biomédica pela PUC/RS, além de ter um livro publicado em 2012, também pela PUC. “A busca por novos conhecimentos incluiu também atualizações em Gerontologia e Geriatria IV, com artigo falando sobre os benefícios dos exercícios físicos nas atividades cerebrais”, aponta Ângela ao descrever sua formação.

Realizada com a profissão que escolheu, ela revela que um dos desafios é agregar mais pacientes à rotina clínica do consultório e dos postos de saúde. “Busco agregar à rotina médica a indicação de seus pacientes nos casos de zumbido, tontura, dificuldades auditivas, rouquidão, fala atrasada, mastigação e deglutição comprometidas”, afirma. Procedimentos em pós-AVC, tratamento de idosos com quedas frequentes, auxílio na colocação de aparelhos ortodônticos, a reabilitação da mastigação, deglutição e respiração, problemas de voz e teste da orelhinha em recém-nascidos também fazem parte da rotina profissional da fonoaudióloga.

Ângela revela que a sua área profissional é atraente porque gosta de se relacionar com pessoas e faz da sua vida a busca por soluções que melhorem o dia a dia de seus pacientes. “Para mim, a reabilitação auditiva, identificar uma surdez (de qualquer grau), fazer um surdo severo e profundo ouvir, entender e falar é o meu maior prazer”, revela, dizendo que são seus pacientes que a inspiram a evoluir sempre. Ela revela ter como sonho ver a sua especialidade reconhecida pelos colegas profissionais da área de saúde como uma atividade que oferece muitos benefícios, ao lado dos medicamentos e dos procedimentos cirúrgicos.

Ela vai além, afirmando que busca inspiração em Deus “para me dar coragem de procurar novos caminhos, sabedoria para ver as situações diárias e saber resolvê-las.” Além disso, Ângela conta buscar inspiração em seus professores da universidade, colegas de profissão e guias de estudo. Após 20 anos de profissão, a caiense diz que consegue conciliar de forma melhor as atividades profissionais com seu lazer, embora tenha por hábito envolver-se a tal ponto com os pacientes que eles parecem parte dela.

Nas horas vagas, Ângela gosta de ver um bom filme com os filhos gêmeos Catarina e Vicente, dançar, ficar com amigos e familiares e, claro, praticar uma atividade física para relaxar a mente e o físico. “Tudo isso é fundamental para termos saúde física e mental e podermos sempre atender da melhor forma possível que vem até o consultório.”

Como agendar sua consulta:

A fonoaudióloga Ângela Flores Schlickmann tem seu consultório no Centro Médico Pieretto, localizado na Rua Ari Brasil Baierle 75, em São Sebastião do Caí. O telefone de contato é 51 3635-3501. Nas redes sociais o acesso se dá pelo @angelafloresschlickmann

 

 

Adicionar Comentário