Notícias

Arrecadação de ICMS mostra a produção dos municípios do Vale do Caí

A arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) aponta a produção de cada cidade. Ele serve como indicador de como está a economia de cada município, já que abrange tanto a indústria, como o comércio, serviços e a agricultura.



Tudo que for controlado mediante nota fiscal. O tributo é uma das principais fontes de retorno para os governos. E com esta arrecadação os municípios podem manter a máquina pública e realizar melhorias para a população.



No Vale do Caí o maior destaque é Tupandi. Mesmo com uma população de 4.421 habitantes, o município é um dos que mais arrecada, já que tem uma produção agrícola muito grande, baseada principalmente na avicultura e suinocultura, além da indústria moveleira e outros segmentos. Na arrecadação per capita de ICMS (dividida pelo número de habitantes), Tupandi é o campeão disparado no Vale do Caí. O seu índice de ICMS, com base em 2016, que retorna neste ano, supera o de municípios bem maiores, Como São Sebastião do Caí, Feliz e Bom Princípio. E já se aproxima de Portão, que tem quase oito vezes mais população.



Montenegro, que é a maior cidade da região, tem também o maior retorno de ICMS. Depois, pela ordem, vem Portão, Tupandi, São Sebastião do Caí, Feliz e Bom Princípio. O levantamento foi divulgado pelo jornal Fato Novo desta quarta-feira, 7 de março e mostra que os municípios menores têm tido um bom retorno graças aos investimentos no setor primário (agricultura). E as cidades maiores têm mais retorno na indústria, comércio e nos serviços.



Texto: Guilherme Baptista

Fonte: Secretaria Estadual da Fazenda RS (ano de 2016 que reflete em 2018)

 

 

Adicionar Comentário