Notícias
Biodigestor vai receber dejetos de Harmonia, Tupandi, Pareci Novo, São José do Sul e Maratá
A construção do biodigestor já é uma realidade no município de Harmonia. As obras estão em andamento, com uma grande terraplanagem. Já foi obtido o licenciamento ambiental e de instalação. É um sonho de mais de vinte anos que está saindo do papel, numa iniciativa da Prefeitura em parceria com a AE H&T SPE, a qual está custeando o investimento total de cerca de 40 milhões de reais. Além de Harmonia, o biodigestor receberá dejetos dos municípios de Tupandi, Pareci Novo, São José do Sul e Maratá, dando o destino adequado de forma ambiental e social.
O biodigestor será instalado em uma área de 4 hectares, com uma estrutura de três reatores, com 35 metros de diâmetro e 8 metros de altura cada, que receberão diariamente cerca de 600 mil litros de biomassa, com dejetos de suínos, bovinos, esterco, entre outros. Trata-se de um sistema para tratar matéria orgânica através de decomposição anaeróbia, que produz biofertilizante e gera um biogás que é uma mistura de gás metano com gás carbônico, de alto poder calorífero como subproduto. Esse biogás pode ser coletado e utilizado como gás de cozinha. Os investidores têm um pré-contrato com a Arcogás, distribuidora de gás do Estado.
"As obras estão em num ritmo muito acelerado e a previsão é que dentro de um ano esteja em funcionamento", afirma o prefeito Ernani Forneck, de Harmonia.
Foto: Prefeitura