Informes Publicitários

Brancão HortiFruti produz olerícolas desde 1994


Localizada na Estrada da Sobra, bairro Bela Vista, Feliz, a propriedade rural Brancão HortiFruti, de Luiz Egon Kremer, produz olerícolas desde 1994. Atualmente, ao longo do ano, são produzidas cerca de 20 culturas.

 

Conheça a missão, visão e valores da propriedade:

- Missão: Acreditar, suar a camisa, vencer, crescer e se desenvolver. Mudar para melhor. Usar a terra como nossa principal aliada. Enfrentar todos os desafios, ter parceiros verdadeiros, continuar sonhando com os pés no chão e olhar sempre além do horizonte.

- Visão: Ser referência na produção de olerícolas, com a implantação de novas tecnologias, para garantir produtividade, qualidade, rentabilidade e preservação dos recursos naturais.

- Valores: Comprometimento, segurança e integridade dos produtos, qualidade, inovação, sustentabilidade, responsabilidade social e ambiental.

 

O COMEÇO

 

A propriedade rural foi fundada em junho de 1994, por Luiz Egon Kremer, conhecido popularmente como Brancão. De berço alemão, filho de agricultores, intercalou as atividades rurais e escolares, cursando até o 5º ano.

 

Na sua adolescência, sempre buscou trabalhar no campo, porém enfrentava constantemente a resistência de seu pai, que almejava um emprego na cidade para seus filhos. Com o espírito de liderança, a experiência na produção de olerícolas aumentou quando trabalhou por 18 anos na Serra Gaúcha e foi responsável em orientar, conduzir e ensinar as equipes de trabalho.

 

Com o desejo de retornar para a sua terra natal, adquiriu uma propriedade de 16 hectares no interior do município de Feliz, onde, aos poucos, foi erguendo seu empreendimento. Após uma devastadora enchente no ano de 2000, o proprietário decidiu adquirir, também, uma área de 7,5 ha, localizada a 1,3 km de distância da matriz, porém com uma elevação superior de 40m, impossibilitando a ocorrência de cheias e suas supostas perdas. Cabe ressaltar que a propriedade matriz é nomeada vulgarmente como Granja e a filial, de Morro.









Brancão HortiFruti: Propriedade Matriz - Granja









Brancão HortiFruti: Propriedade Filial - Morro (a área demarcada com X não faz parte da propriedade)


 



 A PRODUÇÃO

 

Na Brancão HortiFruti, a produção de olerícolas caracteriza-se por uma grande diversidade, sendo produzidas em torno de 20 culturas, cada uma com suas características e sazonalidades de produção. Como atividade secundária, possui criação de bovinos, suínos e galinhas caipiras, apenas para própria consumação, proporcionando o aproveitamento de restos vegetais e verduras com baixa qualidade, para a nutrição desses animais.

 

Os sistemas de produção diferem-se entre o cultivo a campo aberto, sendo as principais culturas brássicas beterraba, figo, alface crespa e americana, totalizando uma área de 112 mil m². O cultivo em ambiente protegido em túnel alto têm crescido constantemente, possuindo atualmente uma área de 11,5 mil m² na produção de folhosas, morango, tomate cereja e pepino conserva. Apesar de ser um investimento elevado, a produção em cultivo protegido contribui para inúmeros benefícios, entre eles, a facilidade no trabalho e a garantia na uniformidade da produção. O plantio em túneis baixos também ocorre, mas em épocas do ano em que se têm variações climáticas adversas, como no inverno, com a probabilidade de ocorrência de geadas.

 

Outra tecnologia de produção, implantada na propriedade no ano de 2012, é o cultivo de folhosas no sistema NFT, conhecido como hidroponia. O cultivo hidropônico apresenta inúmeras vantagens, como: dispensa a utilização do solo, reduzindo e controlando a utilização dos recursos naturais; maior produtividade; alimentos mais saudáveis; diminuição na utilização de moléculas químicas, buscando, desse modo, uma produção sustentável. Com o mesmo intuito, o cultivo em substrato vem ganhando espaço na propriedade, principalmente em culturas que possuem ciclo curto, como a rúcula.

 

MANEJO E DISTRIBUIÇÃO DAS TAREFAS

 

Para a realização do manejo das culturas, a propriedade conta com a prestação de serviço, em média, de doze diaristas, sendo dois destinados apenas para a preparação, seleção e empacotamento dos produtos para comercialização. Os demais realizam serviços gerais, desde o plantio até a colheita.

 

As tarefas que exigem maior responsabilidade e que implicam diretamente no sucesso da produção, como preparação do solo, irrigação, nutrição, elaboração das caldas fitossanitárias, gestão, comercialização e acompanhamento de todos os afazeres, são cumpridas pelo proprietário, sua esposa, Clarete, e seu casal de filhos, Everton e Everlin (formada recentemente em Agronomia).

 

COMERCIALIZAÇÃO

 

Os produtos são comercializados em todo o Estado do Rio Grande do Sul, principalmente nas redes de mercado Imec, que possui central em Lajeado. Em períodos que há grande oferta nos itens produzidos, a comercialização estende-se a outros estados, como Santa Catarina, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

 

QUALIFICAÇÃO CONSTANTE

 

A gestão da propriedade busca constantemente aprimorar os sistemas de produção, negociações e rastreabilidade (veja nota do Sebrae abaixo), para tecnificar e melhorar as condições trabalhistas, visando, também, qualidade, produtividade, rentabilidade, sustentabilidade e confiabilidade de seus clientes. Assim, existe a participação frequente em cursos, feiras, dias de campo, palestras e treinamentos.

 





 

Nota do Sebrae sobre rastreabilidade vegetal:

"A implementação da rastreabilidade vegetal é uma exigência obrigatória instituída pela INC MAPA/Anvisa nº 02 de 07 de fevereiro de 2018 que define os procedimentos para a aplicação da rastreabilidade ao longo da cadeia produtiva de produtos vegetais frescos destinados a alimentação humana. Possui o objetivo de auxiliar o monitoramento e controle de resíduos agrotóxicos exercidos pelo MAPA e pela Anvisa. Rastreabilidade é uma série de procedimentos que permitem detectar a origem e acompanhar a movimentação de um produto ao longo de toda cadeia produtiva com informações e documentais preenchidos. Ou seja, é uma forma de conhecer a história completa e o caminho percorrido pelo produto, desde o plantio até chegar ao consumidor."









BRANCÃO HORTIFRUTI

 

ENDEREÇO E CONTATOS:

Endereço: Estrada da Sobra, Bela Vista - Feliz/RS

Telefone: (51) 99712.3487

E-mail: brancaohortifruti@gmail.com

Facebook: www.facebook.com/brancaohortifruti





Redação: Mery Regina Griebler


Adicionar Comentário