Notícias

Brigada usa drone para monitorar ponto de tráfico

A Brigada Militar do Vale do Caí tem utilizado drones como ferramenta no combate à criminalidade. O drone possibilita imagens aéreas, facilitando a visualização. É uma pequena aeronave, não tripulada, controlada por controle remoto, que conta com câmeras acopladas, para registrar imagens panorâmicas.



O 5º BPM, com sede em Montenegro, já vinha utilizando um drone que tinha sido doado pela associação de pecuaristas, visando principalmente o combate ao abigeato (roubo de gado). Mas além do combate a este tipo de crime, o equipamento também já foi usado em outras ações na região. Inclusive também foi cedido para o 27º BPM, com sede em São Sebastião do Caí, para também ser usado em operações.



Segundo o comandante do 27º BPM, major Célio Vargas, mais recentemente o 27º BPM adquiriu um drone próprio, graças ao convênio com o Poder Judiciário e o Ministério Público, sendo utilizados valores de multas. “Estamos monitorando toda a cidade”, destaca o major Vargas. O equipamento também pode ser usado em outros municípios de abrangência do 27º BPM, como Tupandi, São José do Hortêncio, Alto Feliz, Bom Princípio, Feliz, Linha Nova, Vale Real, Harmonia e São Vendelino.



O major Vargas ressalta que o drone tem sido muito útil na prevenção e no combate à criminalidade. Além do combate ao tráfico de drogas, também é utilizado contra roubos, furtos, receptação, abigeato, invasões de propriedades e outros delitos. Os PMs de São Sebastião do Caí, inclusive, ainda vão passar por treinamento, para poder melhor utilizar o moderno equipamento.





Monitorando o tráfico



Em abril, a Brigada Militar já utilizou um drone para registrar a movimentação de traficantes no Loteamento Popular durante o cumprimento de mandados judiciais em São Sebastião do Caí. E depois o fato se repetiu em outros locais. O equipamento pode, inclusive, ser utilizado durante a noite, já que conta com uma câmera de visão noturna.



Na madrugada da última quinta-feira, dia 21 de junho, policiais da Brigada Militar estavam utilizando o drone para a repressão do tráfico de drogas, sendo constatado que havia uma movimentação anormal de pessoas em uma residência no bairro Navegantes, também em São Sebastião do Caí. Na tentativa de abordar um indivíduo que saía da referida residência, este tentou fugir retornando para o local, onde foi alcançado pelos PMs, sendo encontrado com ele 11 pedras de crack.



Nas buscas, foram encontradas mais 59 pedras de crack em um banheiro na residência. Foram presos por tráfico de drogas dois indivíduosl, de 35 e 21 anos, além de apreendidos dois  menores, de 15 e 17 anos de idade. Todos os indivíduos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia e posteriormente os maiores de idade foram recolhidos ao sistema prisional.





Edição: Guilherme Baptista



Adicionar Comentário