Artigos e Entrevistas

Cada um faz sua parte

Num pequeno vilarejo nos Alpes Italianos, era realizada uma festa anual para comemorar o sucesso da colheita de uvas, pois naquele local a comunidade se dedicava ao cultivo de uvas para produção de vinho. Segundo a tradição, cada morador do vilarejo deveria levar uma garrafa do seu melhor vinho para colocar dentro de um grande barril, localizado na praça central. Então um dos moradores teve a ideia de levar uma garrafa de água em vez do seu melhor vinho, pois segundo seu raciocínio, com tanto vinho trazido pelos outros moradores, o vinho dele não iria fazer falta. No auge da festa, todos os moradores deveriam pegar uma caneca para então degustar o vinho que estava no grande barril. Quando foi aberta a torneira do barril para que começassem a degustação, verificaram que em vez de vinho, começou a sair água. Um silêncio tomou conta da multidão, pois de onde era para sair um vinho cuja fama se estendia além das fronteiras do país, saía somente água, pois este era o único líquido que havia dentro do barril. Então todos perceberam que haviam pensado da mesma forma, tendo a ideia de que a ausência da sua parte não faria falta, levando apenas água no lugar do vinho.



Outra reflexão de um velho sábio, conta que estava acontecendo um incêndio numa floresta. Os animais corriam em direção ao rio para tentar se proteger do fogo, que consumia tudo. Então os bichos que estavam se protegendo do fogo, avistaram um beija-flor que enchia seu biquinho com água do rio e corria em direção ao foco do incêndio para soltar as gotas de água. O leão então perguntou ao pássaro se ele achava mesmo que iria conseguir apagar o incêndio com aquelas gotas e ele respondeu que estava fazendo a sua parte. 




Assim vemos que, se todos pensarem que não precisam fazer a sua parte, deixando tudo para os outros fazerem, não teremos um mundo melhor. Por outro lado, se cada um contribuir com o que pode, fazendo sua parte em todos os aspectos, teremos um lugar melhor para viver, com mais qualidade de vida.



Colaboração: Giovane dos Santos – Psicólogo


 


Adicionar Comentário