Um sonho alimentado por Leandro desde o início do ano foi realizado de quinta a sábado, em Botucatu, São Paulo. Ele participou do Festival Brasil Ride 2019, que reuniu cerca de 4 mil atletas, em várias categorias. Leandro afirma que a prova Warm Up Pro, da qual participou e que acontece em três dias, são muito desafiadoras, pelo terreno, pela altimetria (subida), exigindo muito preparo dos participantes. “Um atleta que não se prepara dificilmente vai completar a prova”, afirma. Segundo ele, o objetivo principal era completar os três dias de prova. Mas seu esforço lhe rendeu mais: 5° lugar na sua categoria, Master A1 (30 a 34 anos).
“Quando você se vê no meio de toda uma população de ciclistas, familiares, público, como é o Brasil Ride, dá uma ansiedade, um certo medo, pensar se realmente tudo vai dar certo, para completar as provas, vendo que tem atletas que não conseguem. “Me sinto muito feliz pela participação e pelo resultado”, afirma, mostrando medalha de participação e troféu pela colocação. “Meu objetivo primeiro era completar as provas. Consegui. E ainda fui pódio: 5° lugar na minha categoria, Master A1, assim recebendo troféu”, afirma. Ele destaca o apoio que recebeu da sua nutricionista, Aline Borba, que elaborou um plano alimentar para a prova, Hunoff Bikes, Odonto Camatti, Deutch Chips, Stroopwafel, Orlo e Júliocar.
Leandro explica que, na prova Warm Up Pro, é feita a somatória do tempo de cada dia, para a colocação e o anúncio do resultado final. Segundo ele, apesar do total da prova ser de quase 200km, a diferença dos tempos dos atletas da linha de frente, às vezes, não chega a ser de 1 minuto. Leandro teve os seguintes tempos aproximados: 35 minutos no primeiro dia; 2h40min, no segundo; e 5h35min, no terceiro. Ele também destaca a troca de experiências e o contato com outras pessoas que se tem num evento dessa grandiosidade. “Durante os vários dias, o evento envolveu em torno de 12 mil pessoas, entre atletas, familiares e público. É muita gente vivendo e respirando ciclismo e corrida”, afirma.
Recém de volta a Bom Princípio, de onde saiu na quarta e para onde retornou no domingo, Leandro já tem compromisso no próximo fim de semana: participar de uma competição em Iraí, Rio Grande do Sul, evento que o convidou para participar. “É legal, porque, à medida que você se destaca nas competições, surgem convites para eventos”, destaca. Para este ano, pensa em, ainda, participar de um ou dois eventos maiores. “No ano passado, participei de muitas eventos. Neste ano, estou participando de menos, mas que tenham um nível de esforço maior. E, com a participação da competição em Botucatu, surgiu um sonho ainda maior: participar do Brasil Ride, competição que acontece durante sete dias, na Bahia. Se depender do esforço e dedicação do atleta, é bem provável que o evento terá sua participação num futuro não muito distante. Outro sonho de Leandro é trazer ao Vale do Caí um evento ciclístico de grande proporções.
Sobre o treinamento, Leandro afirma que é fundamental ter foco, treinar com vontade, na intensidade das provas das quais se quer participar. Normalmente, a preparação dele são treinos três vezes durante a semana e mais um treino mais longo no sábado à tarde. “Tem que ter força de vontade, dedicação e disciplina”, afirma. Ele diz que houve muita evolução, em termos de eventos, bicicletas e atletas, e, para continuar competindo, tem que se participar dessa evolução. E Leandro conta com uma ajuda a mais: o apoio incondicional da família, que torce por ele e vibra com suas conquistas. Segundo ele, tem que ter equilíbrio nas atividades, porque trabalha, na sua empresa, a Kuhn Corretora de Seguros, pedala e garante que ainda sobra algum tempo para comer um bom churrasco e tomar umas cervejas.
O EVENTO
Nos dias 20, 21 e 22 de junho, a cidade de Botucatu, em São Paulo, recebeu o maior evento de esporte outdoor do Brasil. Mountain Bike (ciclismo) e Trail Run (corrida), para adultos e crianças; amadores e profissionais, além do ciclismo de estrada que ocorre no domingo anterior, formam o Festival Brasil Ride. O evento teve a participação de cerca de 4 mil atletas, divididos em várias categorias, e vindos de 24 estados brasileiros e de outros cinco países: Alemanha, Chile, Espanha, Portugal e Venezuela. O evento também teve a participação de pessoas com necessidades especiais.
Com estrutura comparável aos maiores eventos esportivos do país, o Festival Brasil Ride recebeu atletas, famílias dos atletas, população local e visitantes. Teve praça de alimentação, lounge de integração, expositores de marcas esportivas relacionadas ao ciclismo e a corrida de montanha, além de muita informação por meio de palestras com diversas personalidades esportivas do segmento. A previsão era que o evento provocasse um impacto acima dos 10 milhões na economia, entre hospedagem, alimentação e consumo de produtos e combustível.
AS PROVAS
WARM UP PRO (da qual Leandro participou):
DATA: 20, 21 e 22 junho 2019
1° Etapa dia 20/06: Distância 11,6km / Altimetria 455m
2° Etapa dia 21/06: Distância 66,2km / Altimetria 1711m
3° Etapa dia 22/06: Distância 110km / Altimetria 2700m
WARM UP SPORT- 1 DIA
DATA: 22 de junho 2019
PERCURSO: Distância 71km / Altimetria 1200m
WARM UP KIDS BIKE RACE
DATA: 22 de junho 2019
PERCURSO: Distância 1km
Leia também:
Ciclista bom-principiense é campeão em Minas Gerais
Galeria de Imagens

Leandro Kuh: feliz, com a conquista (Foto: Arquivo pessoal)

Medalha e troféu conquistados no Festival Brasil Ride 2019 (Foto: Arquivo pessoal)

No pódio em Botucatu/SP: 5º lugar na categoria Master A1 (Foto: Arquivo pessoal)

Parceria bicicleta e ciclista que deu certo (Foto: Arquivo pessoal)

Ciclismo e corrida reunidos no Brasil Ride (Foto: Arquivo pessoal)

Leandro comemorando sua participação e conquista (Foto: Arquivo pessoal)

Sonho realizado e participação positiva de Leandro Kuhn no Festival Brasil Ride (Foto: Arquivo pessoal)






